Escrevendo música pela primeira vez pode parecer uma tarefa muito difícil. Mas com um bom trabalho quanto à melodia, harmonia e ritmo, será que não é possível tornar essa composição mais fácil? Uma característica maravilhosa da composição musical, no entanto, é que é mais fácil do que você imagina fazer uma composição, e você pode começar sem ter que precisar de muitas ferramentas ou técnica para isso.

Como compor uma melodia: as ferramentas

Algo para registrar suas ideias, como um gravador, ou microfone do seu computador, smartphone, ou tablet.

Algo para anotar sua composição, como um programa de notação ou papel e lápis

Um instrumento musical (opcional – dá pra compor usando programas)

Como compor uma letra de música: preparação

Ouça algumas das suas músicas favoritas e veja se é possível identificar alguns padrões musicais importantes. Existem partes da música que contrastam entre si? Quantas? Quanto tempo duram estas partes? Será que as notas musicais se repetem? Será que o ritmo da melodia repete? Que tipo de emoção que essas canções passam? Por que elas passam essas emoções?

Anote seus pensamentos, pois vão te dar ideias do que fazer com sua composição mais tarde.

Como escrever uma música de rap? Como compor uma música sertaneja? Defina seu estilo!

Decida qual será o estilo da sua música, tais como clássica, rock, funk, sertanejo, rap, etc. Pense em uma emoção correspondente, ritmo, e instrumentação. Para algumas ideias, ouça algumas músicas no gênero musical escolhido. A combinação de elementos musicais coloca sua composição em qual categoria?

Por exemplo, a sua música rock favorita tem uma batida constante em 4/4, uma melodia lenta com notas repetidas, e letras emocionais? Quais são as suas partes favoritas e por quê? Anote a sua direção inicial para sua composição.

Se sua música também terá uma letra, você também que escolher muito bem um conteúdo que combine com o que você tem em mente para escolher as notas musicais.

Como fazer composição de músicas

Ao compor suas músicas, a cada dia de uma nova composição, você estará se tornando cada vez um melhor compositor, e ficará muito mais fácil criar músicas cada vez mais bonitas. (Foto: laurenceourac.com)

Compor uma música: escolhendo a Forma da música

Decida uma forma para sua composição. A maioria das composições musicais são compostos de partes iguais ou diferentes umas das outras (contrastantes). Quanto tempo sua composição terá? Quantas seções ela terá? Lembre-se que cada estilo de música tem seu próprio conjunto de formas comuns. Você pode gostar de ficar com uma dessas formas já bem estabelecidas ou fazer a sua própria forma. Meu conselho seria manter na forma mais simples possível. Por exemplo, se você quebrar a sua composição em duas seções contrastantes de oito compassos cada, você tem material suficiente para uma melodia completa com 32 seções.

Crie suas ideias musicais

Use o seu gravador/computador/smartphone/tablet para gravar algumas ideias. Use o seu instrumento para fazer alguns riffs. Use sua voz! Cante pequenas melodias. Faça isso por pelo menos 10 minutos. Seja livre para tocar ou cantar o que quiser: não tem que ser perfeito ou ficar com tudo pronto para a composição neste momento. Ninguém tem que ouvi-lo, exceto você mesmo. Vá em frente!

A base musical da sua composição

Ouça de volta para a sua gravação. Existe alguma coisa que se destaca para você? Existe uma ideia que você acha que pode evoluir para uma melodia mais completa? Você criou sua primeira progressão de acordes de sua música? Você pode decidir sobre uma linha de letra para o seu funk ou outro estilo de música.

Se você ainda não encontrou algo que você gosta, até agora, você pode sempre escolher notas e ritmos da sua seleção de favoritos. Lembre-se que a sua melodia ou progressão de acordes não é longa ou complexa neste momento. A ideia melódica, formada por 3 ou 4 acordes, é o que cria a “base” da sua composição. Se você consegue bater palmas e ficar com a melodia na cabeça, é um bom sinal de que a sua base está boa o suficiente.

Incremente sua base musical

Agora que você tem a sua base para a música, o que você vai fazer com ela? Você tem algumas opções: você pode estendê-la, reduzi-la, atrasá-la, repeti-la, acelera-la, ou muda-la completamente. Você pode adicionar notas antes ou depois, intervalos, pausas. Depende inteiramente da sua criatividade. Veja o que vai encaixar melhor com a letra ou estilo musical que você está pensando. Então, faça seus incrementos e mudanças.

Crie uma seção de contraste com sua base musical, mesmo se você quer aprender como compor uma musica de funk

Você pode amar funk, mas não aguentará ouvir mais de uma hora direto de uma música de funk sozinho em casa. Isso porque o funk geralmente não tem seções de contraste, que são criadas para acrescentar mais interesse à música, mudando o “material” que chega até seu ouvido. Os funks mais lembrados, como o Rap da Felicidade, tem seções de contraste, além de uma letra que chama muito a atenção do ouvinte.

A mudança na base é uma das funções da “ponte” musical em músicas pop ou de rock. Para escrever uma seção contrastante, repita os passos usados para escrever uma base musical, tentando não usar a sua base original. Você pode pensar em um ritmo diferente? Será que essa parte nova tem uma emoção diferente? A seção de contraste se encaixa bem depois da seção de base?

Juntando tudo em uma música só

Neste ponto no processo de composição, você criou um par de contraste seções-se agora como você irá organizar essas seções em sua música? Pense na sua forma original. Será que o que você escreveu se encaixa com o seu conceito inicial? Sinta-se livre para fazer alterações.

Será que os pedaços se encaixam ou você precisa escrever outra seção? Como é que a sua música termina? O que você gostaria de adicionar à sua música para que você possa cantar, tocar e gravar? Você precisa adicionar uma linha de baixo, ou talvez queira adicionar um outro instrumento musical? Você precisa escrever uma parte de harmonia para um instrumento ou cantor diferente?

Você não precisa saber muito sobre teoria musical para começar a escrever acordes na sua música. Apenas tente ideias diferentes até do que você gosta. Você pode até mesmo ser capaz de obter algumas ideias de harmonias de músicas que nunca tinha ouvido antes.

Pode parecer difícil, à primeira vista, fazer sua primeira composição. Mas comece fazendo 3, 4 acordes, e garantimos que você vai sair com algum resultado, no fim das contas.

Como ficou sua primeira composição? Quais mudanças você teve que fazer na sua música para torná-la melhor? Como você fez para escrever a letra?