Quer se livrar de algum eletrodoméstico ou equipamento eletrônico antigo? O lixo não é o lugar para você enviar esses produtos. Muitos deles contém metais e outras substâncias nocivas ao meio ambiente, e devem ter o descarte apropriado. Além disso, grande parte dos eletrônicos e eletrodomésticos é fabricado com muitos materiais recicláveis, e que, nas mãos certas, podem ser reutilizados, contribuindo para uma menor exploração dos recursos naturais.

Só que um eletrônico ou eletrodoméstico não precisa ter o lixo como destino obrigatório. Vamos ver o que é possível fazer com seus eletrônicos e eletrodomésticos velhos.

Onde descartar lixo eletrônico? Nunca jogando no lixo!

Não coloque seus produtos ou baterias eletrônicas velhas no lixo, mesmo não sendo um crime. Os tóxicos dentro desses produtos não pertencem a um aterro sanitário. Arrume um lugar para armazenar seus eletrodomésticos ou eletrônicos até o momento em que for vendê-los, evitando que os tóxicos desses produtos industrializados cheguem à natureza e possam prejudicar o meio ambiente.

Descarte de eletrônicos: tente doar ou vender o eletrodoméstico ou eletrônico antes

Se o seu eletrônico pode ser reutilizado, doe ele para uma ONG ou instituição de caridade. Por exemplo, um computador antigo pode não ter utilidade pra você, mas ser o primeiro contato com o mundo digital para uma criança carente.

Outra opção é usar sites de classificados online para vender seu eletrônico. Nesses sites, é possível tanto vender o eletrônico quanto doar. Você também pode divulgar por suas redes sociais, e encontrar possíveis destinatários para os itens que tem em casa.

Reciclagem de produtos eletrônicos

A reciclagem de produtos eletrônicos é o caminho ecologicamente correto a todos nós, e contribui para construir um mundo melhor e mais limpo. (Foto: www.goldcircuitecycling.com)

Descarte os eletrônicos e eletrodomésticos em empresas de reciclagem na sua cidade

 

Pilhas e lâmpadas não são recolhidas por empresas de reciclagem de eletrônicos. Estes materiais tem destino próprio para descarte. Bancos e redes de supermercado, geralmente, tem um local de descarte para pilhas e baterias. Assistências técnicas autorizadas e lojas oficiais de marcas de eletrônicos também disponibilizam pontos de descarte para pilhas e baterias. Lâmpadas, infelizmente, são mais difíceis de localizar um ponto de descarte, e você terá de pesquisar em lojas de materiais elétricos de sua cidade.

Para encontrar uma empresa de descarte de eletrônicos e eletrodomésticos em sua cidade, você tem de procurar pelo Google por “descarte de eletrônicos/eletrodomésticos NOME DA CIDADE”. Exemplo de pesquisa para a cidade de Niterói: “descarte de eletrônicos Niterói”. Os resultados vão mostrar empresas onde é possível levar os produtos para descarte. No caso de eletrodomésticos grandes, pode ser necessário pagar o transporte para a empresa vir buscar. Em raros casos, a empresa paga para receber o produto que você quer descartar, de acordo com o peso (geralmente). Ferros velhos de eletrônicos também procuram bastante por descartes, e pagam pelos produtos que você entregar a eles.

Se não encontrar uma empresa especializada em descarte de eletrônicos, sua melhor opção é entrar em contato com a Secretaria ou Departamento de Limpeza Urbana/Pública de sua cidade. Para encontrar o telefone de contato, vá ao site da prefeitura de sua cidade, e pesquise pelo telefone de contato. Pergunte informações sobre onde fazer o descarte de eletrônicos e eletrodomésticos.

Programa de descarte eletrônico consciente da fabricante de eletrônicos ou eletrodomésticos

 

Muitas fabricantes de eletrônicos já patrocinam algum tipo de programa de descarte consciente de eletrônicos e eletrodomésticos. Vá ao site da fabricante do produto que você quer descartar, e procure informações sobre o programa da fabricante.

 

 

Mas parece tão complicado fazer o descarte consciente de eletrônicos ou doar os eletrônicos…

O descarte responsável de eletrônicos e eletrodomésticos, além de contribuir para conservar o meio ambiente, pode ainda render um dinheirinho para quem descarta corretamente. Pesquise do jeito certo, pois não vai tomar muito tempo da sua vida. E você ainda contribuirá para um mundo melhor.

Onde você descarta seus eletrônicos na sua cidade? Quais empresas você recomenda para o descarte? Conhece alguma ONG ou Instituição de Caridade que aceita doações?