Muitas pessoas estão familiarizadas ou conhecendo agora o termo “realidade virtual”, mas não tem certeza sobre os usos dessa tecnologia. Com o lançamento de vários óculos de realidade virtual, as pessoas estão se interessando ainda mais por essa tecnologia. Os jogos é uma aplicação de realidade virtual óbvia como são os mundos virtuais, mas há um universo de usos para a realidade virtual. Quais são esses usos? Vamos ver isso.

Realidade virtual militar

Utilizações militares da realidade virtual incluem:

  • Simulação de voo
  • Simulação de batalha
  • Formação médica para campo de batalha
  • Simulação de veículos
  • Treinamentos virtuais

A realidade virtual também é usada para tratar o transtorno de estresse pós-traumático. Soldados que sofrem traumas no campo de batalha e outras condições psicológicas podem aprender a lidar com os seus sintomas em um ambiente “seguro”. A ideia é que eles sejam expostos aos gatilhos do transtorno, e comecem a se adaptar e recuperar. Isto tem o efeito de diminuir os sintomas e permitem-lhes se recuperar em um ambiente completamente controlado.

Usando a realidade virtual no exército

Com a realidade virtual, as forças armadas podem ser melhor capacitadas para lidar com os mais diversos cenários, garantindo uma superioridade no campo de batalha. (Foto: www.roadtovr.com)

Realidade virtual na educação

A educação é outra área que tem adotado realidade virtual para situações de ensino e aprendizagem. A vantagem disto é que ela permite que grandes grupos de estudantes interagirem uns com os outros dentro de um ambiente tridimensional. É capaz de apresentar dados complexos de uma forma acessível para os alunos, de forma divertida e fácil de aprender. Além disso, esses alunos podem interagir com os objetos nesse ambiente, afim de descobrir mais sobre eles.

Realidade virtual em saúde

A saúde é uma das maiores adeptas da realidade virtual que engloba a simulação de cirurgia, tratamento de fobias, e habilidades de treinamento robótico. Uma das vantagens desta tecnologia é que ela permite que os profissionais de saúde aprendam novas habilidades, bem como atualizar habilidades existentes em um ambiente seguro. Além disso, ela permite isto sem oferecer qualquer perigo para os pacientes. Ferramentas de diagnóstico virtual, e de cirurgia remota através de robôs também são áreas que ganham destaque nos últimos anos.

Realidade virtual em entretenimento

A indústria do entretenimento é uma das defensoras mais entusiastas da realidade virtual, mais notadamente em jogos e mundos virtuais. Mas outras áreas igualmente populares incluem museus virtuais, exposições interativas, galerias, teatro, parques temáticos virtuais, e outras ferramentas de envolvimento do público.

Uso da realidade virtual na saúde

A realidade virtual na saúde, por exemplo, pode ajudar estudantes a conhecerem melhor o corpo humano em uma tour virtual, ou médicos a fazerem uma cirurgia com imagens em 3D de tomografias e ressonâncias magnéticas como referência. (Foto: motherboard.vice.com)

 

Realidade virtual na moda

A moda não é algo que vem imediatamente à mente quando se pensa em realidade virtual. No entanto, ela é usada pela indústria da moda em uma variedade de maneiras. Entre elas, temos softwares para construir lojas virtuais, avatares em 3D para testar roupas, desfiles de moda virtual, modelagem de roupas em ambientes virtuais, e mais.

Realidade virtual e ambientes reais

Isso se refere ao uso da realidade virtual em cidades, áreas naturais, e patrimônios históricos. Esse tipo de realidade virtual possibilita a visita remota ao ambiente ou, em outros casos, uma visita com realidade aumentada, trazendo mais informações sobre o lugar sendo visitado. É uma nova forma de criar um ambiente mais interativo, contando histórias com isso.

Realidade virtual nos negócios

A realidade virtual está sendo usada em uma série de maneiras pela comunidade empresarial. Esses usos incluem tours virtuais de um ambiente de negócios, formação de novos empregados, visão de 360 ​​de um produto, entre outros. Muitas empresas adotaram a realidade virtual como uma forma rentável de desenvolvimento de um produto ou serviço. Por exemplo, a realidade virtual lhes permite testar um protótipo sem ter de desenvolver várias versões deste, algo que pode ser demorado e caro. Além disso, é uma boa maneira detectar problemas de projeto em um estágio inicial, que pode então ser tratados o mais cedo possível.

Uso da realidade virtual na educação

Na educação, a realidade virtual pode ser facilitadora do conhecimento, expondo tópicos complexos aos alunos, e facilitando o aprendizado. (Foto: www.roadtovr.com)

 

 

Realidade virtual na engenharia

Inclui o uso de ferramentas de modelagem 3D e técnicas de visualização como parte do processo de design. Esta tecnologia permite que os engenheiros vejam e caminhem dentro de seu projeto em 3D para obter uma maior compreensão de como ele funciona. Além disso, eles podem detectar eventuais falhas ou riscos potenciais antes da implementação.

Isso também permite que a equipe de design observe o seu projeto dentro de um ambiente seguro e faça as alterações, se necessário. Isso economiza tempo e dinheiro.

O que é importante é a capacidade da realidade virtual para descrever detalhes finos de um produto de engenharia para manter a ilusão. Isto significa gráficos detalhados, vídeos com uma taxa de atualização rápida, com som e movimento realista.

Com isso, a realidade virtual ajuda na visualização de detalhes antes que sejam caros demais para serem reparados.

Realidade virtual nos esportes

A realidade virtual é usado como um auxílio à formação em muitos esportes, tais como golfe, atletismo, esqui, ciclismo, etc Ela é usada como uma ajuda para medir o desempenho atlético, bem como a análise técnica. É também utilizada em design de vestuário/equipamento e como parte do esforço para melhorar a experiência e desempenho na prática de um esporte.

Realidade virtual na mídia

A realidade virtual é usada nos meios de comunicação com frequência. Isso inclui rádio, televisão, música e cinema, bem como livros e as artes. São viagens interativas, leituras imersivas, universos expandidos dentro do mundo virtual. No cinema e na TV, a realidade virtual já vem produzindo séries, filmes, revistas, e jornais com interação virtual completa.

Realidade virtual e visualização científica

A realidade virtual está sendo cada vez mais utilizada no campo da visualização científica. Este campo se baseia na utilização de computação gráfica para expressar idéias complexas e conceitos científicos como, por exemplo, modelos moleculares ou resultados estatísticos. Ou mesmo, visualizar um gráfico complexo para mostrar aos seus pares as informações obtidas em uma pesquisa.

Realidade virtual em telecomunicações

Telecomunicações é outro campo que tem utilizado a tecnologia de realidade virtual, principalmente em comunicações móveis particulares que permite o acesso fácil a uma variedade de projetos baseados na realidade virtual. O principal desafio é de lidar com um meio que se baseia principalmente no tom de voz, entonação, gestos e linguagem corporal, em comparação com palavras faladas. Na verdade, as palavras faladas representam apenas uma percentagem muito pequena da comunicação global.

Porém, as formas tradicionais de comunicação, como o telefone, estão sendo substituídas pelas videoconferências, Skype e chats ao vivo. Estes meios de comunicação podem ser usados na internet e outros sistemas semelhantes, sendo vistos como mais baratos e mais flexíveis.

O que esperar da realidade virtual?

Há muitos outros usos da realidade virtual que não listamos, e alguns que ainda irão surgir. Independentemente da sua utilização, a realidade virtual produz um conjunto de dados que é então utilizado para desenvolver novos modelos, métodos de treinamento, comunicação e interação. De muitas maneiras, as possibilidades são infinitas.

 

É uma tecnologia com altos custos, agora que está engatinhando para versões comerciais de óculos de realidade virtual. Mas que veremos crescer e ficar cada vez mais barata nos próximos anos. Em breve, veremos mais e mais aplicações reais do vídeo conceito um dia feito de vidro, da Corning. Ou até os mundos que vimos em filmes de ficção científica, não é?

O que vocês acham da realidade virtual? Pretendem comprar um óculos de realidade virtual em breve? Qual deles?