Se você já viajou em um táxi, você pagou o motorista no final da sua viagem. O dinheiro recolhido por cada viagem é a única fonte de receitas para uma empresa de táxi tradicional. Com o Uber não é diferente. O que faz o Uber ter tanto sucesso é o fato de que o modelo de receita de Uber é tão único quanto seu modelo de negócio. Afinal, o que o Uber tem de tão diferente a um táxi normal? Vamos ver o que o Uber oferece de diferencial, e porque vale a pena aceitar nosso convite para o Uber.

Para receber 20 REAIS DE DESCONTO na sua primeira corrida, use o código: uber20reaisclique

Uber compensa com carros diferenciados

O Uber oferece dois tipos de serviços no Brasil: o Uber Black e o UberX. Dentro desses serviços, a empresa Uber estabelece critérios para os carros que podem fazer parte desses serviços, bem como requisitos de conforto para os veículos. O Uber Black é o serviço mais luxuoso, seguido de perto pelo UberX.

Minha experiência com o UBER

Até hoje sempre utilizei o UberX por ser mais barato que táxi e também porque a primeira corrida foi de graça utilizando um código promocional. A corrida saiu de graça porque custou menos de 20 reais no trajeto em que a utilizei. Logo após a corrida eu recebi um email com o trajeto exato que havia feito e quanto eu teria pago, já considerando o desconto de 20 reais na primeira corrida. Após isto eu parei completamente de utilizar táxis. Como me desloco principalmente em grandes cidades onde existe o serviço Uber (Belo Horizonte, São Paulo, etc..), os táxis não tem um custo benefício que justifique a utilização. Só de não precisar lidar com dinheiro e ainda ter o resumo da viagem no email já seria um bom motivo para usar o Uber. Alguns serviços de táxi também fazem isto, mas o Uber sempre foi mais barato em todos os trajetos que fiz!

Uber: vale a pena ser motorista, se o motorista se preocupa com seus clientes

O atendimento ao cliente é também um grande diferencial do Uber. Um motorista do Uber depende das avaliações de seus passageiros para continuar como motorista do serviço. Se ele for mal avaliado, terá sua “licença” para dirigir o Uber revogada. Por isso, motoristas Uber estão anos luz à frente de motoristas de táxi, oferecendo internet para os clientes em seus carros, oferecendo água gelada, balas, doces, e um atendimento de altíssimo nível.

Para o motorista Uber, vale muito a pena o serviço, mas ele tem que estar muito atento às demandas de seus passageiros e às avaliações de seus clientes.

 

Uber no Brasil

A Uber chegou ao Brasil batendo de frente com a concorrência dos taxistas. Sua qualidade também impressiona e conquista cada vez mais clientes. (Foto: iamtoosh.com)

 

Motorista Uber: quanto ganha?

O motorista Uber tem de pagar 20% de cada corrida para o UberBlack e 25% para o UberX. Nesse contexto, cabe lembrar que o motorista do Uber paga impostos, manutenção do veículo, e outros custos relacionados ao transporte e que, geralmente, são mais altos do que os custos de um taxista. Podemos dizer que os custos do Uber são:

  • Tarifa do Uber
  • Manutenção do veículo
  • Impostos de profissional autônomo
  • Poupança para troca do veículo
  • Amenidades (água, balas, doces, etc)

Os lucros do Uber vem através das tarifas de viagem. Um aspecto interessante é que o serviço tem uma tarifa variável, que muda de acordo com o aumento da demanda em uma dada região. Digamos que existem 4 pessoas pedindo um carro Uber na sua região, mas há apenas 2 motoristas Uber disponíveis. O preço da tarifa aumenta por conta dessa maior demanda e menor oferta. Para o motorista Uber, situações como essa podem ser ótimas oportunidades de aumentar os ganhos.

Considerando esses fatores, o “salário” de um motorista Uber para uma rotina entre 7 e 9 horas de trabalho pode chegar a mais de 5 salários mínimos, já descontando as taxas de serviço. Saiba escolher bem as regiões de trabalho, e você pode aumentar esses ganhos em 1 a 2 salários mínimos, facilmente.

Características marcantes do Uber

Um usuário pode usar o seu smartphone e chamar um Uber para sua localização, e o motorista pode aceitar ou rejeitar o passeio. Aceitando, os dados do motorista são enviados ao cliente, bem como o tempo estimado para a chegada. Toda a transação é feita pelo aplicativo, e o passageiro pode classificar o motorista após a viagem.

Para os clientes, a principal vantagem está nos preços mais baratos, além de descontos e até viagens gratuitas, em algumas ocasiões. Isso sem contar o atendimento super educado dos motoristas Uber. Em alguns casos, há até preços fixos, como viagens para aeroportos, rodoviárias, etc, o que facilita no planejamento financeiro.

Para os motoristas, o Uber pode ser uma fonte adicional de renda, com horários bem flexíveis. O pagamento e recebimento do dinheiro é fácil, não há a burocracia para licitações de táxi, e o Uber paga até por você estar online, mesmo sem ter clientes pedindo corridas.

Uber: vale a pena trabalhar?

Sim, desde que seu carro atenda às especificações do UberX ou UberBlack. Mesmo como um trabalho de meio expediente, é uma ótima forma de fazer dinheiro. Pode até ser um segundo emprego, desde que você consiga lidar com dois empregos do jeito certo.

O que o motorista Uber deve entender é que os usuários do aplicativo tem demandas muito específicas. Geralmente, são pessoas que não possuem carros ou preferem não dirigir em certas situações, mas gostam de um bom atendimento quando precisam de transporte. São pessoas que também buscam um serviço de transporte com melhor custo/benefício.

Como funciona o pagamento do Uber?

Ao baixar o Uber, você fará o cadastro no aplicativo. O aplicativo pedirá um cartão de crédito, que você deve indicar, e do qual serão cobradas as tarifas do Uber. Para verificar o cartão, o aplicativo faz um “débito virtual” de R$4,00, que é estornado depois para o cliente. Todas as transações são feitas através do cartão de crédito. Encerrada cada corrida, ela será cobrada automaticamente.

Para o motorista, o saque é também simples, bastando inserir dados da conta e, ao realizar os saques da conta Uber, eles estão disponíveis na sua conta bancária em até 5 dias úteis.

Interessou no Uber? Não deixe de acessar o site oficial, e procurar as informações das especificações dos veículos que podem ser “convertidos” em Uber. O aplicativo pedirá alguns documentos para fazer seu cadastro com o motorista. Siga todas as instruções, e se tiver alguma dúvida, nossos comentários estão abertos para te ajudar!