Desenhos técnicos e imagens gráficas podem ser criados usando uma variedade de instrumentos, que vão desde ferramentas tradicionais, como lápis, compassos, réguas, até uma variedade de esquadros e outros utensílios mais complexos. Lógico, é possível usar o computador para fazer os mesmos desenhos, só que nem sempre você tem um PC em mãos, e nem todos os detalhes de um desenho podem ser feitos facilmente em um computador.

Quando você for desenhar, ou se tem uma lista de compras para sua matéria de desenho técnico ou desenho escolar, nós temos a descrição da função e uso de cada um dos itens da lista. Vamos ver?

Kit desenho técnico: transferidor

Presente em qualquer lista de desenho, um transferidor é usado para medir ângulos. Normalmente é uma peça semi-circular de plástico com 180 graus impressos em torno da sua curva. Esta peça é usada não somente em gráficos para a construção de desenhos precisos, mas também é usada em disciplinas como a Matemática e trigonometria. Também existem transferidores circulares para medir com precisão ângulos superiores a 180 graus.

Ferramentas de desenho técnico

Lapiseira, lápis, borracha, apontador, régua, e régua com formas, são apenas algumas das ferramentas básicas para o desenho técnico. (Foto: thedrawingstore.com.au)

Lapiseira 0,3/0,5/0,7

As lapiseiras são usadas em desenhos ortogonais ou desenhos isométricos, fornecendo uma espessura de linha muito constante e bem diferente de lápis tradicionais. As lapiseiras tem várias espessuras diferentes, sendo as mais comuns 0,3/0,5/0,7. A graduação do grafite, (6B mais escuro até HB, menos escuro; F intermediário; H claro até 6H mais claro) define a clareza das linhas.

Material para desenho técnico de engenharia: compasso

Um compasso é um instrumento de desenho técnico que pode ser usado para desenhar círculos ou arcos. Eles também podem ser utilizados como ferramentas para medir distâncias, em particular em mapas. São usados no desenho técnico, trigonometria, geometria analítica, navegação e outros fins.

São normalmente feitos de metal e consistem de duas partes ligadas por uma dobradiça. Uma parte tem uma ponta de metal na sua extremidade que o impede de deslizar sobre o papel ao desenhar um círculo ou arco, e a outra parte uma ponta de grafite. A distância entre as pernas podem ser ajustadas para permitir a alteração do raio do círculo desenhado.

Os melhores compassos vem em kits com extensões, braços, e travas que aumentam as funcionalidades e precisão do compasso.

Material de desenho profissional: kit de esquadros

Esquadros são usados para desenhar ângulos precisos. Os esquadros mais comuns são os de 45 graus e os de 60/30 graus. Ao usar esquadros eles devem sempre ser utilizado juntamente com uma régua T ou em conjunto, apoiados nas bordas para o desenho de ângulos com precisão.

Réguas para desenho técnico

Uma régua é uma das peças mais importantes do equipamento de desenho. Uma régua do tipo opaco deve apenas ser usada para medir distâncias entre linhas ou figuras que estão sendo desenhadas. Riscos devem ser feitos usando réguas T ou esquadros, já que borda de uma régua não está garantido para ter uma borda perfeitamente reta como bons esquadros e réguas T. Réguas usadas em desenho técnico são geralmente feitas de poliestireno. A régua T possui um tipo de “alça” que ajuda a estabilizar a régua sobre uma superfície.

Borracha para desenho

Usado para apagar as linhas de lápis indesejadas em seus desenhos. Existem vários modelos, até borrachas elétricas. As borrachas brancas são preferíveis, pois não mancham o papel.

Curvas francesas para desenho técnico e profissional

A curva francesa é um utensílio que é geralmente feito de plástico e é composto por muitas curvas diferentes, normalmente adquiridos em um conjunto de três ou quatro. Elas são usadas em desenho para desenhar curvas suaves de diferentes raios. As formas são segmentos da espiral Euler. A curva é colocada sobre o desenho, e um lápis é traçado em torno das suas curvas para produzir o resultado desejado.

Régua flexível para desenho

É uma régua para desenho flexível que pode ser moldada para quase qualquer curva ou contorno. Geralmente é feita de chumbo e envolta em fitas de aço e coberta de plástico flexível ou borracha. Elas são usados para desenhar curvas.

Elipse para desenho

Uma elipse é usada para desenhar elipses ou formas ovais com precisão. É particularmente útil para desenhar elipses em desenhos isométricos.existem diferentes tamanhos para a elipse.

Ferramentas para o desenho técnico

Régua, compasso, esquadros, e transferidores, compõe também o kit básico para desenho técnico. (Foto: www.123rf.com)

Círculo para desenho

Usado para desenhar círculos de diâmetros definidos. Eles são particularmente úteis se o círculo é pequeno demais para um compasso. Eles são de plástico e possuem uma série de círculos precisos recortados. Basta escolher o diâmetro e usar as marcações nas bordas do modelo (também chamado gabarito) para fazer o círculo no lugar certo.

Prancheta de desenho

A prancheta é uma placa plana e lisa sobre a qual o papel é colocado para fazer desenhos ou modelos. São feitas de madeira, metal, ou plástico. Pode ser comprada em tamanho A4, embora sejam mais comumente encontradas com um formato de tamanho A3.

Clipes para a prancheta

São usados para segurar o papel de desenho na posição quando a prancheta não está disponível. Eles são projetados para prender o papel à borda de uma mesa segurar o papel.

Escalímetro para desenho técnico

É uma régua triangular com diferentes medidas em cada uma de suas faces. É usada para fazer desenhos em escalas. O escalímetro tem vários tamanhos, e pode ser feito em plástico ou metal.

Na hora de comprar esse material, vá com calma: os preços variam muito entre os produtos de qualidade mais baixa e os produtos de qualidade mais alta. Para quem está começando no desenho técnico, é bom comprar alguns itens de boa qualidade (como compasso e lapiseira) e economizar em outros (como réguas e esquadros), trocando depois por modelos melhores. Não precisa encarecer demais os custos da sua faculdade, não é?

Esquecemos de algum material para desenho técnico? Deixe nos comentários o material que nós esquecemos e nos ajude a melhorar nosso artigo!