Você já se perguntou como seria controlar sua mente e influenciar seus sonhos? Afinal, nós dormimos aproximadamente 8 horas por noite, o que dá aproximadamente um terço da nossa vida dormindo. Não seria ótimo se você estiver ciente de como seu cérebro está usando tempo e saber como controlar o processo dos sonhos? Isso é completamente possível, seguindo alguns simples passos.

Como controlar seu sonho: mantenha um diário de sonhos

Mantenha um caderno e uma caneta ao lado de sua cama para que você possa registrar imediatamente seus sonhos. Todas as manhãs, passe alguns minutos anotando seus sonhos e escrevendo todos os detalhes que você lembrar antes de acordar. Isso vai te ajudar a identificar padrões em seus sonhos e a perceber quando você está sonhando. Procure por coisas que aparecem em uma base regular em seus sonhos. Quando você aprender a perceber esses sinais em seus sonho vai ser mais fácil para você reconhecer quando está sonhando e passar a começar o controle.

Depois de ter mantido seu diário de um tempo você vai perceber que vai se lembrar de seus sonhos mais facilmente a intensidade deles vai aumentar. Você vai experimentar uma lucidez dos sonhos mais espontânea, um maior realismo dos sonhos.

Controle seus sonhos com a prática

Controlar os sonhos é como exercitar os músculos. Demanda algum tempo e a repetição de alguns exercícios, que vão te tornar cada vez mais hábil em controlar seu sonhar. (Foto: www.pinterest.com)

Para controlar sonhos lúcidos, exercícios físicos e alimentação para estimular o sono REM

Seus sonhos lúcidos vão acontecer no sono REM. Para que você tire o maior proveito desse sono, a prática de exercícios físicos diariamente, bem como uma alimentação balanceada, ajudam seu organismo a tirarem o maior proveito possível dessa fase do sono. 7-9 horas de sono são o padrão básico para um sono saudável.

Assim, ficará mais fácil ter sonhos lúcidos e passar a controlar cada passo que você dá no mundo de Morfeu

Controlar sonhos é possível: pode ser preciso aumentar um pouco seus níveis de melotonina

Um pequeno órgão no cérebro chamado glândula pineal produz a melatonina. Ela regula o nosso ciclo de sono-vigília, tornando mais fácil para cairmos no sono durante a noite e estimulando a consciência durante o dia. Altos níveis de melatonina positivamente afetam a qualidade de nossos sonhos e influenciam o sonho lúcido. Não vá tomando a melatonina de qualquer jeito, no entanto. Consulte um médico ou, simplesmente, tome mais sol e alimentos que estimulem a produção natural de melatonina pelo seu organismo. Algumas outras dicas para te ajudar a produzir mais melatonina são

  • Dormir em completa escuridão
  • Dormir e acordar na mesma hora todos os dias
  • Comer mais alimentos que estimulam a produção de melatonina, tais como: folhas de mostarda, amêndoas, sementes de girassol, sementes de linhaça, cerejas, arroz integral, aveia, rabanete, bananas, tomates.

Para ajudar no controle dos sonhos, medite antes de ir dormir

Há uma ligação importante entre meditação e sonhos lúcidos. Em ambos os casos você tem como objetivo chegar a um agradável nível de auto-consciência.

Você pode meditar a qualquer hora e em qualquer posição que você se sinta confortável. Para alcançar o sonho lúcido, é recomendável meditar alguns minutos em sua cama, pouco antes de ir dormir.

Feche os olhos e se certifique que seu corpo está relaxado. Deite-se quase parado, e permita à sua mente flutuar. Sinta sua respiração entrar e sair do corpo. Não interaja com sua respiração ou pense em qualquer outra coisa. Sinta as vibrações, uma vez que entram em sua boca, e observe o seu estômago subindo e descendo com a respiração. Pode ser bem difícil nas primeiras vezes. Persista!

Diga a você mesmo para lembrar seus sonhos antes de ir dormir

Diga a você mesmo, em alto e bom tom, que você quer sonhar, que você quer estar ciente do que você está sonhando e você quer se lembrar do que sonhou. Repita como um mantra antes de ir dormir, “eu quero lembrar do meu sonho esta noite”. Isso é um treino, um condicionamento para o seu cérebro antes do sonho lúcido.

Isso é um sonho ou é realidade?

testes de realidade estão relacionados com atividades que você só pode realizar na vida real. A verificação da realidade mais comum está em tentar se beliscar durante o sonho. Quando você se beliscar enquanto sonha você não sente dor. Você também pode passar o dedo através da palma da sua mão oposta. Se você conseguir, isso significa que você está sonhando. Torne essa checagem um hábito, e crie uma checagem padrão.

Sempre fique atento aos detalhes!

Quando você está sonhando, preste atenção aos espelhos, títulos de livros, rostos e faces. Eles estão geralmente embaçados em sonhos e, por isso, olhar para eles durante vai ajudá-lo a reconhecer quando você está sonhando. Para evoluir o hábito de prestar atenção a esses objetos especiais que sempre aparecem em seus sonhos, observe-os atentamente quando estiver acordado.

Comece mudando pequenos detalhes

Tente controlar pequenos detalhes. Talvez a cor de uma roupa, dos cabelos, de uma parede. Depois controle seus movimentos. Por fim, tente controlar as coisas externas a você em seu sonho. Esse controle virá com o tempo, a partir do maior conhecimento de você mesmo dentro dos sonhos. E a partir daí, literalmente, você não terá limites.

Esses são os passos básicos para você conseguir começar a controlar seus sonhos. Conte-nos como estão sendo seus passos no controle dos sonhos nos comentários abaixo! Queremos saber seus desafios e conselhos!