Paraguai. O paraíso das compras para muitos. Sinônimo de produtos de má qualidade por muitos anos, algo que tem mudado muito nos últimos anos. Com o advento das vendas pela internet, possibilitando aos brasileiros comprarem de qualquer lugar do mundo diretamente de suas casas, as compras no Paraguai perderam grande parte de seu poder e atração. Mas ainda vale a pena comprar no Paraguai ou realmente, é melhor comprar pela internet?

Vale a pena comprar no Paraguai com o dólar alto?

Talvez essa deva ser a primeira pergunta que você deve responder. Em tempos de dólar caro, muitos ficam receosos de comprar no Paraguai para revender os produtos aqui ou para consumo próprio. A dica que muitos dão é de levar dólares para o Paraguai, comprando aqui diretamente de uma casa de câmbio. Agora, se você quer fazer compras no Paraguai mais baratas, você tem que ouvir a voz dos especialistas no assunto: não compre dólares no Brasil para gastar no Paraguai. Por que?

Desde que o dólar teve algumas altas consideráveis nos últimos anos, muitas lojas no Paraguai passaram a vender seus produtos em reais, fazendo uma conversão para dólares bem abaixo da cotação do dólar turismo. Não são todas as lojas que fazem isso, mas quem quer fazer uma compra que valha a pena, precisa usar essa ferramenta.

Comprar Brasil ou Paraguai

Comprar no Brasil pela internet ou comprar no Paraguai fisicamente podem ter sempre bons negócios, desde que você pesquise e compare os preços antes da compra. (Foto: Em Alta)

Comprar no Paraguai: dicas para não levar prejuízo

Não encoste nos produtos dos ambulantes a não ser que você vá comprar. Lá a cultura é de que se você pegou, tem que pagar. Você vai ser abordado por eles constantemente, e a dica dos guias mais profissionais é de ignorá-los, sem qualquer problema ou vergonha de parecer mal educado.

Descontos no Paraguai

Outra vantagem de comprar no Paraguai é a possibilidade de descontos. A negociação no Paraguai é muito fácil, para qualquer produto. Então, além de ter um dólar mais barato, você ainda pode obter descontos reais sobre o preço dos produtos. E não é qualquer “descontinho” igual no Brasil. É coisa de mais de 10% que você pode conseguir no Paraguai, apenas sabendo negociar um pouco.

O que compensa comprar no Paraguai?

Pneus, malas, brinquedos para crianças, acessórios para casa, produtos para cachorros e gatos. Esses são produtos que ainda valem a pena comprar no Paraguai. E o resto? Bem, há algumas questões a considerar.

Por exemplo, o shopping Monalisa é muito conhecido de quem faz compras no Paraguai, principalmente por vender mais produtos originais e não falsificados. Só que é um shopping caro, e pode compensar mais comprar pela internet, no Brasil.

Agora, com a grande margem de negociação que você pode conseguir nos produtos vendidos no Paraguai, somado com a conversão de real para dólar mais barato do que no câmbio tradicional, é possível obter produtos que ficam muito mais baratos. Porém, é preciso cautela nessas compras.

O que compensa comprar no Paraguai para revender ou uso próprio? Ou é melhor comprar pela internet?

Para descobrir produtos que valem mesmo a pena comprar do Paraguai, é necessário uma boa dose de pesquisa. Por pesquisa, digo que o comprador tem que pesquisar em sites brasileiros que vendam os mesmos produtos que você quer comprar, bem como fornecedores destes produtos no Brasil.

Depois dessa pequena pesquisa, é importante pesquisar também de sites de vendas de produtos chineses, que são grandes fornecedores de produtos para as lojas do Paraguai. Compare os preços e veja onde é mais barato comprar.

Finalmente, pesquise quanto ficaria, com impostos, importar produtos mais caros diretamente dos EUA, somando pelo menos 70% do valor do produto ao custo final. Veja se fica mais barato que comprar do Paraguai. Tente acessar sites de lojas paraguaias para saber preços de produtos antes de comprar, e ligue para as lojas para saber a cotação da loja física e a margem de negociação.

Some ao preço de todos os produtos os custos de viagem. Se por exemplo, você vai comprar 10 produtos, divida os custos da viagem por 10 e veja se vale a pena mesmo o preço, ou se é melhor comprar do conforto da sua casa.

Quais produtos você acredita ainda compensar comprar do Paraguai? Quais você acha que não valem a pena? Como você faz sua pesquisa?