A criança pequena chutando a parte de trás do seu assento, a falta de espaço para as pernas, a guerra pelo apoio de braços. Enquanto não há nenhuma maneira à prova de falhas para garantir o melhor lugar no avião, sem ninguém sentado ao seu lado, temos algumas táticas que o ajudarão a encontrar o melhor lugar possível.

Melhor lugar no avião na classe econômica: o que torna um assento melhor do que o outro?

Portas de saída, assentos de corredor ou janela (não assentos centrais) e assentos perto da frente do avião são geralmente considerados melhores. Em uma curta viagem de negócios, você pode querer um assento no corredor perto da frente do avião, para que possa desembarcar o mais rapidamente possível na chegada. Num voo durante a noite, você pode preferir um assento de janela para que você possa descansar a cabeça em um cochilo.Passageiros mais ansiosos podem querer sentar perto das asas, onde há menos turbulência.

Assentos perto da saída costumam oferecer um pouco mais de espaço para as pernas, mas eles não são adequados se você estiver viajando como uma família, pois não é permitido sentar em filas de saída, e não são permitidas nos assentos imediatamente atrás ou na frente de uma saída também.

Muitos passageiros também gostam dos assentos diretamente a trás das barreiras físicas (como paredes, cortinas ou telas) que separam as diferentes partes do avião. Como não há nenhum assento na frente de você, você não vai ficar preso com outro passageiro reclinando a cadeira em seu colo, e muitas vezes você obterá algum espaço extra para as perna.Mas cuidado: nem todas as fileiras desse tipo são criadas iguais. Em alguns aviões, a primeira linha divisória pode ser apertada e desconfortável. Além disso, mantenha em mente que você não vai ter um lugar para guardar um item pessoal sob o assento na frente de você para fácil acesso.

Fique de olho no espaço entre assentos, especialmente se você é alto. Esta é uma medida de quanto espaço que existe entre um banco e o banco imediatamente atrás ou na frente do assento. Assim, quanto maior o espaço, melhor.

Muitos passageiros estão preocupados com a segurança, mas, infelizmente, não há uma resposta clara sobre onde você deve sentar-se, a fim de se sair melhor em um acidente de avião.

O assento do meio em qualquer avião é geralmente indesejável. Assentos perto de áreas de atendimento do voo e banheiros tendem a ser mais ruidosos e experimentam mais tráfego. Bancos muito perto de telas de cinema podem ser desconfortáveis ou muito iluminados se você está tentando dormir.

Como escolher melhor poltrona

Escolher o melhor assento é uma tarefa não muito difícil. Pesquisando um pouco, dá pra achar excelentes opções de poltronas de avião. (Foto: Skytrax)

Melhores assentos de avião: entrando em um programa de relacionamento

Entrar em um programa de milhagem é a tática mais confiável que você pode usar para escolher o melhor assento. Fornecer seu número do programa de milhas no momento da reserva vai te guiar na direção para o bom assento, especialmente se você é um membro com algum tipo de bônus por ter mais milhas. Se você ainda não tem o seu assento quando você chegar ao aeroporto, apresente seu número no momento do check-in para poder ter direito aos melhores assentos sem gastar a mãos pra isso.

Compre passagens mais cedo para obter o melhor assento

O número de assentos disponíveis para escolha diminui com a aproximação da data de viagem. Se você não pode comprar seus ingressos com pelo menos várias semanas de antecedência, certifique-se de fazer o check-in online o mais rapidamente possível antes de seu voo para selecionar um banco, ou chegar ao aeroporto mais cedo se o check-in online não for disponível.

Pague por um assento melhor

Muitas companhias aéreas já oferecem assentos da classe econômica com espaço extra por um valor adicional. O valor não é muito mais caro do que uma passagem tradicional e vai te dar conforto suficiente para viagens mais longas

Escolha o seu lugar quando você comprar a passagem para escolher o melhor assento

A maioria dos sites de companhias aéreas e os principais sites de reserva permitem que você escolha um assento quando você compra a sua passagem, ou tem a possibilidade de voltar à sua reserva depois de sua compra inicial e fazer a sua seleção de assento mais tarde. Se você não encontrar um assento que você goste, considere ligar para a companhia aérea e falar com um funcionário pois às vezes há diferença entre os assentos marcados como ocupados e os assentos realmente livres.

Confirme o seu lugar no check-in

A maioria das companhias aéreas permitem que os passageiros façam o check-in online 24 horas antes de seu voo sair. Nesse ponto, você pode confirmar o assento que você já escolheu ou até mesmo escolher um melhor. Chegue no aeroporto cedo para sua viagem e já prepare bem sua mala.

Pergunte a companhia aérea qual é o modelo de avião para seu voo

 

Muitos sites disponibilizam um comparativo de assentos entre diversos modelos de avião, mostrando quais são os melhores assentos para cada um deles, com mais espaço, mais confortáveis, etc. Você também pode perguntar à própria companhia aérea qual a poltrona que tem mais espaço para você comprar logo essa. A companhia vai ser bem compreensiva e fornecer sem problema o número do assento. Aproveite para esclarecer outras dúvidas, como preço de bagagem extra.

Você já sabe como escolher o melhor assento ou ainda tem dúvidas? Precisa de algum esclarecimento? Deixe nos comentários suas dúvidas.