Memorizar livros didáticos é uma forma ultrapassada de estudo. Você poderia passar dias tentando aprender tudo, mas os resultados não serão muito promissores. Felizmente, existem técnicas de estudo muito mais divertidas e gratificantes que podem melhorar os resultados de seus testes e exames, além de garantir que mais informações serão fixadas.

Aprendizagem e memória melhoradas sublinhando e marcando textos

Sublinhar é uma das dicas de estudo mais simples e mais conhecidas. É fácil destacar as partes mais significativas do que você está lendo. Idealmente, você deve fazer uma leitura abrangente de um texto antes mesmo de considerar sublinhar qualquer coisa. Somente na segunda leitura deve proceder para sublinhar os aspectos mais notáveis.

O ato de sublinhar algo significa que você está se envolvendo com certos aspectos chave do texto. Não há necessidade de destacar blocos inteiros de texto. Você deve destacar uma frase chave por parágrafo e algumas frases importantes aqui e ali. Você só pode manter uma certa quantidade de informações, por isso é melhor manter só as mais importantes.

Métodos de aprendizagem rápida: faça suas próprias anotações de estudo

Tomar notas é uma das habilidades de estudo mais difundidas. Essencialmente, o objetivo da tomada de notas é resumir palestras ou artigos em suas próprias palavras para que você possa facilmente lembrar as ideias. Na maioria dos casos, a chave é ser capaz de resumir o conteúdo o mais rápido possível, sem deixar de lado qualquer informação chave. Ao criar as anotações, você pode fazer da maneira tradicional com a boa combinação de caneta e papel, ou você pode utilizar ferramentas online para criar anotações que você pode acessar de qualquer lugar.

Como otimizar os estudos

Para melhorar o aprendizado, nada como uma boa dose de técnicas corretas e bem aplicadas para otimizar os estudos. (Foto: Designed:2:Learn)

Como fazer para estudar bem: mapeamento mental

Um bom mapa mental pode poupar-lhe muitas horas de estudo e consolidar ainda mais seu conhecimento. Mapas mentais são ferramentas extremamente versáteis. Eles podem ser usados ​​para brainstorm, delinear tópicos de estudo e para a preparação para provas. Existem aplicativos que oferecem a capacidade de criar Mapas Mentais rapidamente e facilmente, o que os torna uma ferramenta ideal quando se trata de estudar.

Como melhorar o desempenho nos estudos: use flashcards

Usar flashcards é um método particularmente eficaz de aprender e tentar assimilar fatos diferentes, datas, fórmulas ou vocabulário. Assuntos como História, Física, Matemática, Química, Geografia ou qualquer outra língua são muito mais fáceis se você incorporar Flashcards em seus estudos.

Flashcards para memorização pode se tornar um processo divertido, ao contrário de um monte de outras ferramentas de estudo. Além disso, aplicativos e sites de flashcards permitem que você economize muito tempo e trabalho na criação de seus diferentes cartões. O que é melhor é que eles estão sempre prontamente disponíveis online para que você tenha acesso a eles 24/7.

Técnicas de aprendizagem: estudos de caso

Às vezes pode ser difícil compreender as implicações de algumas teorias. Este é o lugar onde estudar estudos de caso pode ser de grande ajuda. Estudos de caso podem ajudá-lo a visualizar uma teoria e colocá-la em um contexto mais familiar e realista. Isso é especialmente útil em estudos comerciais ou jurídicos. É sempre de grande benefício examinar estudos de casos práticos para acompanhar o seu estudo da teoria pura. Desta forma, você pode entender melhor a aplicação da teoria e o que a tese realmente afirma.

Melhore o aprendizado com testes e exames

Questionários e exames são uma excelente maneira de rever as notas de estudos nas semanas e dias antes do exame. Eles podem mostrar onde seus pontos fortes e fracos estão, e por isso permitem que você concentre ainda mais seus esforços. Além disso, se você compartilhar os seus questionários de estudos com seus colegas de classe e testar uns aos outros tanto quanto possível, você pode descobrir ainda mais detalhes e áreas que você pode ter esquecido. Portanto, antes de qualquer exame ou teste, certifique-se de criar e compartilhar um monte de testes diferentes com seus amigos.

Faça um brainstorm para otimizar seus estudos

Esta é outra técnica de estudo que é ideal para estudar com amigos e/ou colegas de classe. Brainstorming é uma ótima maneira de expandir cada possível ideia sobre qualquer tópico. Basta ter um monte de amigos juntos e começar a compartilhar ideias. Não há respostas erradas quando você está fazendo um brainstorm. Apenas converse e capture as ideias, pois você poderá revê-las depois.

Algumas ideias serão descartadas logo depois que forem apresentadas, enquanto outras que soaram loucas antes serão vistas como sendo de grande promessa. Usando mapas mentais é uma maneira ideal de capturar toda esta informação enquanto espelha a natureza explosiva dos processos do pensamento de você e sua equipe.

Aprenda fazendo associações

Associações são especialmente úteis ao memorizar listas e conjuntos. As regras mnemônicas funcionam basicamente associando certos conceitos são associados a outros conceitos que nos são mais familiares. Há muitas maneiras diferentes de fazer associações e estes podem ser individuais para cada pessoa. Por exemplo, você pode criar nomes para as famílias dos elementos, ou frases. Por exemplo, para a família do Boro, você pode usar a frase “B oa AL imentação GA rante IN teligência T ota L”.

Organize seus estudos

Uma das habilidades de estudo mais eficazes é também uma das mais frequentemente negligenciadas. Criar um cronograma de estudo te oferece metas e um tempo para alcançá-las. Ter um horário do estudos é extremamente motivacional. Existem diversas ferramentas online para te ajudar nessa organização.

Desenhe seu conhecimento

Muitas pessoas acham mais fácil relembrar imagens do que textos, sendo mais capazes de memorizar conceitos se os associarem a imagens ou desenhos. É por isso que as ferramentas online de estudos permitem adicionar imagens. Elas são voltadas pra ajudar diferentes tipos de alunos que não conseguem aprender bem em sala, com aulas mais auditivas do que visuais.

Muitas dessas dicas e técnicas de estudo não são novas, mas são bem conhecidas dos alunos. No entanto, o que é novo é a maneira em que você pode agora utilizá-las.

Como você estuda? Quais técnicas funcionam melhor para você e quais não funcionam?