Nunca é tarde demais para desenvolver bons hábitos de estudo. Se você está começando um novo ano escolar, ou você só quer melhorar suas notas e rendimento escolar, você tem algumas formas de fazer isso de forma eficiente.

Como melhorar o desempenho nos estudos: escreva todas as tarefas

O lugar mais lógico para anotar suas tarefas é em uma agenda, mas você pode preferir manter uma lista de afazeres em um caderno simples, em um bloco de notas ou em um telefone celular. Realmente não importa qual ferramenta você usa, porém é essencial para o seu sucesso anotar cada tarefa, data de entrega dos trabalhos, data das avaliações e demais prazos da escola.

Como melhorar na matemática e qualquer outra matéria: não esqueça suas tarefas em casa

Parece bastante simples, mas muitas notas ruins vem de estudantes que esquecem de levar as tarefas e trabalhos prontos para a escola. Para evitar o esquecimento de sua lição de casa e de trabalhos, você deve estabelecer uma rotina firme, com uma estação de trabalho especial onde você trabalha e estuda todos os dias. Em seguida, você deve ter o hábito de colocar sua lição de casa e seus trabalhos em um lugar específico logo após que você terminá-la. Pode ser uma pasta especial em sua mesa ou em sua mochila. Prepare todas as noites sua lição antes de dormir.

Como melhorar o rendimento escolar

Para melhorar seu rendimento escolar, é necessário criar hábitos que te ajudem a atingir bons objetivos e conquistar melhores notas e desempenhos. (Foto: Kicksite)

Comunicação com o professor é essencial para um melhor rendimento

Todo relacionamento bem sucedido é construído com uma comunicação clara. A relação aluno e professor não é diferente. Problemas de comunicação é um dos fatores que podem causar notas ruins, apesar de bons esforços de sua parte. No final do dia, certifique-se de compreender cada atribuição que é esperada de você. Imagine receber uma nota ruim em um trabalho porque você entendeu um conceito errado?.

Certifique-se de fazer perguntas e descobrir qual formato você deve usar quando você escreve um artigo ou que tipo de perguntas podem aparecer em seus testes. Quanto mais perguntas você fizer, mais preparado estará para testes, trabalhos, e exercícios.

Organize seus trabalhos com cores

Desenvolva seu próprio sistema de codificação de cores para manter suas atribuições e seus pensamentos organizados. Você pode selecionar uma única cor para cada matéria e usar essa cor para sua pasta, seus marcadores, suas anotações e suas canetas. Você ficará surpreso ao descobrir como habilidades fortes de organização podem mudar sua vida!

A codificação de cores também é uma ferramenta a ser utilizada na condução de pesquisas. Por exemplo, você deve sempre manter várias cores de adesivos em mãos quando você está lendo um livro para a escola. Atribua uma cor específica para cada tópico de interesse. Coloque um adesivo em uma página contendo informações que você precisará estudar ou citar. Funciona muito bem para seu trabalho.

Estabeleça uma zona de estudos em casa

Aproveite o tempo para avaliar o seu estilo individual e suas necessidades reais e planejar o local de estudo perfeito. Afinal, se você não consegue se concentrar, você certamente não pode esperar para aprender muito bem. Os alunos são diferentes. Alguns precisam de uma sala completamente silenciosa livre de interrupções quando estudam, mas outros realmente estudam melhor ouvindo música tranquila no fundo ou fazendo várias pausas.

Encontre um lugar para estudar que se adapta à sua personalidade específica e estilo de aprendizagem. Em seguida, estoque seu espaço de estudos com o material escolar que irá ajudá-lo a evitar emergências de última hora.

Prepare-se para os dias de prova

Você sabe que é importante estudar antes dos dias de testes e provas. Mas existem outras coisas que você deve considerar, além do material real que o teste irá cobrir. E se você aparecer no dia do teste e a sala estiver fria? Para muitos estudantes, isso causaria bastante distração e ajudaria a interromper a concentração. Isso leva a problemas de desempenho. Planeje com antecedência para o calor ou frio usando roupas em camadas.

E o que acontece quando você gasta tanto tempo em uma pergunta que você não tem tempo suficiente para terminar a prova? Outra maneira de se preparar para o dia de prova é ter um relógio e estar atento à gestão do tempo.

Conheça o seu estilo de aprendizagem dominante

Muitos alunos vão ter em um assunto sem entender o porquê. Às vezes, isto acontece porque os estudantes não compreendem como estudar de uma maneira que combine seu estilo de aprendizagem com os estudos em si..

Os alunos auditivos são aqueles que aprendem melhor com áudios e sons, no geral. Aprendizes visuais retém mais informações quando usam ajudas visuais, e aprendizes táteis se beneficiam fazendo projetos manuais. Cada aluno deve examinar e avaliar seus hábitos e suas tendências naturais, decidindo como eles podem ser capazes de melhorar os seus hábitos de estudos com suas técnicas mais fortes.

Faça boas anotações para otimizar seu aprendizado

Existem alguns truques para fazer boas anotações que realmente ajudam quando se trata de estudar. Se você é pessoa visual, você deve fazer muitos desenhos em seu papel para ajudar na visualização da matéria. Assim que você perceber que o tópico se relaciona com outro, vem antes de outro tópico, é o oposto de outro, ou tem qualquer tipo de conexão com outras matérias, desenhe uma imagem que faça sentido para você. Às vezes, a informação não vai fazer sentido até que você a enxergue em uma imagem.

Há também certas palavras chaves que você deve procurar em aulas, palestras, que pode indicar que seu professor está lhe dando a relevância ou o contexto de um tópico ou evento. Aprenda a reconhecer palavras-chave e frases que seu professor considera importantes e você terá anotações mais ricas de informações.

Evite a procrastinação para um melhor aprendizado

Quando você deixa tudo para terminar depois, você acaba postergando as tarefas até que seja tarde demais. É simples assim. Quando você procrastina, você está realmente dando a chance de que nada vai dar errado no último minuto. Porém, no mundo real, as coisas vão dar errado, da pior maneira possível. Imagine que é a noite antes de uma prova final e o pneu do carro furou no meio da estrada, você teve um ataque de alergia, teve um livro perdido ou uma emergência familiar que o impediu de estudar. Em algum ponto, você pagará um preço grande por ter postergado as tarefas.

Então, como você pode combater o desejo de procrastinar? Comece com a tentativa de reconhecer que sempre será mais divertido jogar um jogo, comer, ou assistir TV do que cumprir com nossas obrigações. A partir desse reconhecimento, você pode partir para assumir mais suas responsabilidades e partir para tomar uma atitude que seja mais responsável.

Cuide de sua saúde para um melhor rendimento escolar

Alguns de seus hábitos pessoais podem estar afetando suas notas. Você está se sentindo cansado ou entediado quando está em casa? Você pode mudar suas notas praticando alguns hábitos saudáveis em casa. Mude a maneira como você se sente cuidando melhor de sua mente e de seu corpo.

Por exemplo, entre mensagens de texto, jogos de videogame, a navegação na Internet e diversão no computador, você estará usando os músculos das mãos de diversas maneiras, aumentando cada vez mais as chances de lesões por estresse repetitivo. Alongamentos, musculação, e certos exercícios podem ajudar a prevenir esse tipo de problema. Uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos complementam bons hábitos para um melhor rendimento escolar.

Como você faz para ter um bom rendimento escolar? Quais são as suas estratégias para o melhor rendimento?