Um pós-graduação é uma oportunidade para estudar um tema escolhido em mais profundidade e melhorar a sua carreira. Existem alguns fatores importantes a considerar ao escolher um curso e decidir quando e como continuar sua formação no ensino superior.

Como escolher a pós graduação certa: por que você quer estudar?

Antes de decidir fazer um estudo de pós graduação, considere seus motivos e decida o que você deseja alcançar. As pessoas querem continuar nos estudos por uma série de razões, incluindo por interesse no assunto, para ter vantagens profissionais, ou porque é necessário para a entrada ou o avanço em uma determinada profissão. Sabendo seus motivos, você terá um bom começo na escolha da pós graduação.

Cursos de pós graduação mais valorizados só valem a pena se você gostar do que está fazendo

Pesquise todas as suas opções para encontrar o caminho certo para você. Olhe para o programa do curso, visite a instituição e fale com os tutores para ver se o assunto, estilos de ensino e métodos de pesquisa irão atender às suas necessidades. Se você está considerando uma pós graduação na área de pesquisa, como um mestrado ou doutorado, converse com os estudantes atuais do curso sobre suas experiências e certifique-se de garantir que essa é a vida que você quer para sua carreira, ou que dá pra encaixar as pesquisas no seu dia a dia profissional..

Qual pós graduação escolher

Não basta apenas entrar em qualquer pós graduação. A escolha certa vai te ajudar a crescer na carreira e atingir mais facilmente seus sonhos. (Foto: The Independent)

Você pode pagar pela pós graduação?

Um estudo mais aprofundado pode ser muito dispendioso, mesmo quando a pós graduação é realizada em uma instituição de ensino pública. O alto custo envolve tempo investido nos estudos, viagens para a faculdade ou para as provas, entre outros custos ocultos.

Porém, o financiamento pode estar disponível sob a forma de empréstimos, bolsas de estudo, subsídios do empregador, ou até na forma de descontos para ex alunos de uma mesma faculdade. Para ter mais flexibilidade na escolha do curso, é excelente ter a opção de poder financiar seus estudos, para não ficar preso apenas às opções públicas de ensino.

Se você está planejando estudar para um curso de pós-graduação imediatamente após a conclusão da sua graduação, você deve estar preparado para ter um pouco de aperto financeiro, pois é bem difícil estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Principalmente se você já tem um financiamento estudantil da graduação, é bom começar a se planejar para fazer os pagamentos o quanto antes. Avalie bem se você será capaz de pagar o empréstimo do financiamento estudantil e estudar ao mesmo tempo, para não se encontrar em uma situação complicada após sua graduação.

A pós graduação ou mestrado vão melhorar suas perspectivas de carreira?

Um estudo mais aprofundado pode aperfeiçoar competências técnicas melhoradas e um compromisso com a sua área de conhecimento, o que, para algumas carreiras, pode até ser um requisito. No entanto, não assuma que uma qualificação superior automaticamente irá ajudá-lo a entrar na sua carreira escolhida; Alguns empregadores olham mais favoravelmente para a experiência profissional do que qualificações adicionais. As qualificações de pós-graduação podem aumentar os ganhos de longo prazo, mas geralmente não significam salários iniciais mais elevados.

Você precisa da pós graduação ou mestrado para sua carreira?

O caminho habitual em muitas carreiras, como ensino, direito, e muitas das engenharias envolvem obrigatoriamente uma qualificação profissional de pós-graduação. No entanto, nos últimos anos, as rotas de carreira tem se diversificado para que você possa ser capaz de entrar nessas carreiras com uma qualificações alternativas. Portanto, se você está pensando em estudar mais para se juntar a uma profissão específica, pesquise todas as rotas em seu papel escolhido antes de escolher o melhor caminho para você.

Vai te dar mais tempo para tomar decisões de carreira?

Se você quer mais tempo para decidir o que fazer ou você acha que o mercado de trabalho pode ficar melhor depois de terminar um curso de pós-graduação, não basta usar os estudos de pós-graduação como uma desculpa para procrastinar. Você precisa pensar sobre quais são os benefícios de fazer um determinado programa e quais são suas prioridades, se é obter experiência de trabalho ou obter contatos de network durante sua pós graduação, aumentando seu círculo profissional.

A pós graduação te dará oportunidades para network?

Networking é um elemento crucial do desenvolvimento de carreira. Certifique-se de escolher um curso de pós-graduação que dá acesso amplo aos profissionais em seu campo escolhido. Isso significa acesso a eventos, pessoas, e profissionais que vão te ajudar a fazer mais contatos para melhores oportunidades na sua carreira.

A pós graduação ajudará em mudanças na sua carreira?

Mais estudos podem ser aconselháveis se você quiser entrar em uma carreira que não está ligada a sua graduação atual, ou se você começou a trabalhar e quer se mudar para um novo campo profissional. Você pode fazer uma ampla gama de cursos, como um mestrado, um curso de especialização ou um doutorado. No entanto, esteja ciente de que a maioria dos empregadores de pós-graduados não exigem uma graduação específica ou qualificações adicionais. Antes de dar um passo tão importante, certifique-se de que sua nova qualificação irá melhorar suas oportunidades. Cursos de especialização podem ser muito úteis para os graduados que desejam ter uma direção vocacional, como profissionais de psicologia se especializando em seu tipo de terapia específico ou profissionais do direito se especializando em suas devidas áreas do conhecimento.

Fazer a pós graduação direto depois da graduação?

Se um curso requer conhecimento atualizado e habilidades específicas, há uma clara vantagem de se inscrever imediatamente em uma pós graduação após se graduar. Isso irá garantir que você não perderá o hábito de estudar. Estudos de pós-graduação podem ajudá-lo em sua carreira, dando-lhe um único ponto de venda em suas aplicações de trabalho, reorientando suas habilidades ou fornecendo-lhe uma qualificação profissional. Provavelmente haverá menos turbulência nesta fase, se você apenas continuar com seus estudos, em vez de procurar crescer na carreira e engrenar no mundo profissional antes da pós graduação.

Fazer a pós graduação depois de um descanso da graduação

A principal razão para fazer uma pausa antes dos estudos de pós-graduação é que você vai ganhar habilidades importantes e experiências que irão ajudar a maximizar o impacto de sua nova qualificação. Se você tirar um tempo de seus estudos para trabalhar ou viajar, isso vai lhe dar uma chance para melhorar seu currículo e tornar seu perfil profissional mais atraente para os empregadores. Algumas qualificações de pós-graduação, como alguns MBAs, exigem um período mínimo de experiência de emprego antes que você possa até mesmo iniciar o curso. Você também estará atualizado e poderá economizar algum dinheiro para financiar seus estudos.

Pós graduação enquanto você está trabalhando

Muitos graduados continuam em algum tipo de educação ou formação mesmo quando já encontraram um trabalho. Você pode estudar durante a noite e fins de semana ou seu empregador pode permitir que você tire uma licença de estudos por algum tempo. Estudar e trabalhar simultaneamente permitirá que você coloque a teoria em prática e irá ajudá-lo a desenvolver sua carreira. No entanto, pode ser muito cansativo, especialmente se você tiver outros compromissos, então você precisa estar motivado e entusiasmado se você está buscando pelo sucesso na sua pós graduação..

Pós graduação interrompendo a carreira atual

Esta é uma opção se você quiser ter uma qualificação adicional para progredir em sua carreira ou entrar em um novo campo. Certifique-se de que a qualificação que você está considerando será benéfica antes de pedir demissão do seu emprego atual. A vantagem desta opção é que você pode trabalhar por um tempo e economizar o dinheiro que você precisa, além de ter tido tempo para praticar habilidades para trazer para o curso e sua carreira futura. Por outro lado, você tem que se perguntar se você pode dar ao luxo de viver sem o seu salário e se você terá a energia e a oportunidade de revigorar sua carreira uma vez que você terminar os seus estudos.

Mestrado, pós graduação, MBA…Qual escolher?

Após decidir pela pós graduação, é preciso escolher o programa ideal para seus objetivos profissionais. O mestrado é mais voltado para aqueles que pretendem publicar artigos, trabalhar com pesquisas, e dar aulas no ensino superior e técnico. A pós graduação é mais voltada para quem quer se especializar em um certo campo do conhecimento na própria área de atuação ou em uma área de sua preferência, geralmente envolvendo mais teoria do que prática. O MBA é uma pós graduação mais voltada ao mercado de trabalho, envolvendo muito mais a prática do que a teoria na formação profissional.

Como você decidiu pelo seu programa de pós graduação? Qual é o programa ideal para seus objetivos de carreira?