Então você está prestes a morar com alguns colegas de quarto novos. Vocês são melhores amigos e vocês andam juntos o tempo todo. No entanto, vocês nunca viveram juntos e estão prestes a se mudar. Prepare-se, porque mesmo os melhores amigos podem se transformar quando vocês compartilham o mesmo teto. Aqui estão algumas diretrizes gerais que você deve seguir para montar um lar com seus amigos com o mínimo de drama e conflitos possíveis.

Regras de convivência para dividir apartamento ou casa: tempo no chuveiro

Todos amam um chuveiro longo e demorado. Mas o tempo é tudo. Você não deve ficar meia hora debaixo do chuveiro todo dia pela manhã. Há outras pessoas na casa que vão compartilhar da mesma conta de luz, ou que precisam também realizarem seus afazeres. Troque o tempo de chuveiro durante a semana por uma boa chuveirada em um sábado ou domingo, e você estará bem servido.

Regras para república: reponha quando usar algum item que acaba

Se você usar o último de um rolo de papel higiênico, reponha o item. A próxima vez que seu amigo de república for usar o banheiro, o papel higiênico vai estar lá. O mesmo vale para pasta de dente, sabonete, detergente, e outros itens que vão acabando com o uso. É importante colocar na lista de compras os itens que forem acabando para refazer o estoque nas próximas compras.

Regras de limpeza para república: limpeza das vasilhas

Se você fizer algo que usa mais de 2 panelas, você deve fazer a louça. Todo mundo está com pressa nos dias de hoje, mas se você teve tempo para cozinhar, você tem tempo para lavar seus pratos.

Acrescente a essa regra a seguinte: sempre manter os pratos e vasilhas limpos, deixando a pia sempre vazia. Vão existir conflitos por conta disso, porque ninguém quer lavar vasilhas logo após usar. Mas é importante impor essa regra para impedir a pilha de vasilhas sujas na pia. Deixe essa regra bem escrita em papel, com uma punição para quem não respeitá-la. A punição tem que ser estabelecida em acordo com todos os moradores.

Regras para morar em república

Conviver em uma república pode ser difícil, mas com as regras bem estabelecidas, o convívio pode ser muito mais tranquilo e equilibrado. (Foto: Simple)

Regra de convivência em república: alimentos

Se você precisar de alguns dos seguintes itens: leite, manteiga, queijo, ovos, pão, açúcar, café, polvilho, farinha, óleo ou fubá, sinta-se livre para pegar emprestado na geladeira. Basta saber que você deve substituí-lo com uma quantidade igual e deve deixar que outros possam usar dos seus bens na mesma quantidade. É importante porém comunicar ao outro que você está usando um ou outro item, porque pode ter sido comprado para uma finalidade específica, como fazer uma receita, ou pode ter uma quantidade pequena na geladeira.

Regras de república: comprem um filtro que gele a água

Se você tem irmãos em casa e nunca teve um filtro de água gelada, sabe a guerra que era para encontrar uma garrafa de água gelada cheia na geladeira, bem como um culpava o outro de ter deixado a garrafa vazia. Em repúblicas, a guerra não é diferente. Façam uma vaquinha e comprem um filtro de água gelada. Isso vai poupar muitos conflitos desnecessários para os moradores da casa.

Escala de limpeza em república

Essa é a questão que mais provoca conflitos em uma república. Tenha uma conversa realmente aberta sobre a limpeza na primeira semana que vocês estiverem juntos. Faça uma lista das tarefas que todos pensam que precisam ser realizadas e faça uma lista de tarefas semanais. Manter os pratos e pias limpos é importante de ser ressaltado, mesmo já existindo na nossa lista. Coloque também a remoção do lixo na lista, com um responsável pela tarefa a cada dia. Mas só isso não basta.

Todo mundo tem que deixar claro o que espera de uma limpeza. E nem todo mundo faz uma limpeza tão bem feita quanto outras pessoas. Por isso, um deve ajuda ao outro para conseguir uma limpeza ideal. Não sabe ariar uma panela? Pergunte ao seu colega de quarto. Não sabe ainda usar uma máquina de lavar louça? Pesquise na internet. O importante aqui é estabelecer regras claras para que ninguém fique insatisfeito com a organização e limpeza da casa.

Idealmente, em repúblicas com mais de 3 pessoas, contratar uma diarista para uma limpeza geral a cada 15 dias ou semanalmente é ideal. Porém, a tabela de limpeza deve continuar nos dias em que a diarista não for visitar a casa ou apartamento.

Se você quer criar uma tabela de limpeza da república, nossa sugestão de atividades é a seguinte:

  • Tirar o lixo: geralmente, 3 vezes por semana. Confira o calendário de coleta de lixo na sua rua.
  • Lavar banheiro: pelo menos 1 vez por semana, 2 vezes se mais de 4 pessoas usam o mesmo banheiro com frequência.
  • Lavar cozinha: 1 vez por semana.
  • Varrer a casa: todos os dias.
  • Pano molhado na casa inteira: todos os dias
  • Limpar poeira dos móveis: dia sim, dia não
  • Quarto: cada um limpa o seu próprio. Se o quarto é dividido, a melhor opção é cada um limpa e organiza em um dia diferente.
  • Louças: sujou, lavou. Sem exceções.
  • Regar plantas: todos os dias
  • Animais de estimação: limpeza todos os dias, se a república tiver um; pelo menos duas vezes por dia limpar caixas de areia ou lugares onde os cães fazem suas necessidades
  • Lavar roupa: cada um lava a própria roupa
  • Banheiro de suíte: o dono do quarto suíte fica responsável por lavar o próprio banheiro.

Coloque essas atividades em uma agenda virtual, que possa ser compartilhada com todos, e em um quadro na entrada da casa, para que ninguém use uma desculpa de não saber o que tem que fazer. Seja bem flexível com a troca de atividades, se houver acordo entre os moradores da república. Isso ajuda bastante, principalmente quando alguém está muito atolado no trabalho ou escola.

Distribua as atividades alternando as pessoas que devem fazer cada uma delas. Por exemplo, se na segunda feira o João tirou o lixo para fora, na quarta feira a Maria que vai tirar o lixo, e na sexta o José. Se tiverem mais pessoas, vá repetindo a tarefa até acabar a lista, voltando ao ciclo.

Para atividades diárias, faça o mesmo ciclo, mas tenha o bom senso de distribuir as atividades entre os diferentes moradores. Por exemplo, se José está responsável por varrer a casa, Maria pode ficar com a limpeza da poeira dos móveis e João responsável por lavar a cozinha.

É bom também combinar horários de limpeza entre os moradores para otimizar os processos. Usando o mesmo exemplo acima, Maria pode limpar a poeira dos móveis antes de José, e João deve lavar a cozinha apenas após José varrer a casa.

Com o tempo, a rotina de limpeza vai ficando mais simplificada, mas no começo vai ser bem difícil.

Regras de republica mista: privacidade

Quando a porta do quarto de alguém está fechada, isso significa privacidade. Se for muito importante, bata ou mande uma mensagem por redes sociais. Isso é importante também para outras questões. Por exemplo, se você está chateado com algo que seu colega de quarto fez, mas ele ou ela está acompanhado no momento, chame para um canto para conversar, ou converse outro dia. Respeito é bom e todo mundo gosta.

Regras de república para convidados, namorados, namoradas, ficantes, etc

Se você quiser trazer alguém para ficar na casa ou apartamento, você tem que avisar seus amigos de república antes. Se for mais do que uma pessoa, você tem que dar algum aviso com alguns dias de antecedência. Preferencialmente, qualquer convidado vai ficar no seu quarto.

Seja compreensivo em circunstâncias de namoro ou ficantes. Um de seus companheiros de quarto está ficando com alguém? Coloque os fones de ouvido e ignore os barulhos, mesmo se for dia de prova no dia seguinte. Você também vai passar pela mesma situação, e será esperado o mesmo do seu colega de quarto..

Essa regra é muito importante. Se você tem um namorado ou namorada e ele ou ela dormem com frequência na sua república, eles precisa sair do lugar em uma base regular. Quem mora na república é você, não seu namorado ou namorada. Finais de semana é ok passar juntos, agora semanas inteiras não.

E se você trouxe convidados e eles fizeram bagunça, você é responsável por limpar a bagunça que eles fizeram ou pelo menos será o responsável por mandar eles limparem toda a bagunça.

Embora esta lista apenas liste apenas alguns pequenos detalhes no relacionamento com outras pessoas de uma república, são regras importantes para ter em mente.

Tem mais alguma regra que você colocaria em sua lista? Qual?