Se você já teve que lidar com a ansiedade do rastreamento internacional de uma encomenda, você sabe muito bem que não é nada fácil lidar com a espera pelos produtos importados no Brasil. Mas será que é possível saber quanto tempo demora para um produto internacional chegar ao país? Vamos entender os fatores que influenciam essa demora e como prever o tempo para que uma encomenda chegue em suas mãos.

Correios e rastreamento de objetos internacionais: entenda a viagem do objeto

Todos os produtos importados chegam através de um lugar apenas no Brasil: Curitiba. Antigamente, os produtos internacionais chegavam no Brasil e eram distribuídos para diversos recintos alfandegados no país, o que agilizava um pouco mais o processo de liberação de encomendas. Hoje em dia, todos os produtos só são analisados pelo recinto alfandegado de Curitiba. Mas vamos falar mais sobre isso abaixo. O que você precisa saber de Curitiba é que independente do país de origem da encomenda, geralmente demora até 5 dias úteis para qualquer encomenda chegar aqui no Brasil. Às vezes é um pouco mais, outras um pouco menos, mas é uma média normal de chegada de produtos, independente da época do ano.

Alfândega de Curitiba demora

Ao chegar no Brasil, os produtos passam direto pela alfândega. Antigamente, os fiscais da receita fiscalizavam apenas uma amostragem de encomendas. Por exemplo, a cada 100 encomendas, eles pegavam 10 encomendas para fazer uma análise e verificar se o produto descrito na caixa era mesmo o produto que estava ali. Por exemplo, se está descrito “brinquedos” for um smartphone, o produto tem seu preço avaliado corretamente, de acordo com pesquisa dos fiscais, e a partir desse preço real, ele é novamente avaliado e taxado para seu valor real.

Funcionamento dos correios em Curitiba

Para quem não conhece os procedimentos pelos quais uma encomenda passa, fica parecendo que é assim que funciona a entrega de encomendas internacionais. (Foto: XD)

Hoje em dia, todas as mercadorias que entram no Brasil são verificadas pelos fiscais da Receita. Mas não é só eles que verificam as encomendas. Se for um medicamento importado, por exemplo, fiscais da ANVISA tem de verificar a encomenda antes de liberá-la. Se forem sementes ou plantas, fiscais do Ministério da Agricultura devem verificar a encomenda. Há mais fiscais envolvidos e todos eles devem verificar um dado produto antes de sua liberação.

Como são muitas encomendas internacionais que chegam por dia e o número de fiscais é muito pequeno, eles podem demorar um pouco para verificar e liberar uma encomenda assim que ela é encaminhada para a alfândega. Esse processo pode demorar entre 15 dias a um mês, dependendo. Às vezes pode ser menos tempo ou mais, mas essa é a média de tempo de demora.

Demora dos Correios em Curitiba

Assim que o produto é liberado pela Receita, sendo tributado ou não, ele vai para as mãos dos Correios, que irão fazer a distribuição das encomendas pelo Brasil. É aqui que está a maior parte da demora e, infelizmente, não se sabe o motivo exato disso, mas pode ser devido a vários fatores:

  • Lentidão da Receita Federal: mesmo quando um produto consta como liberado pela Receita na alfândega, pode ser que ele ainda precise passar por algum processo de verificação que não sabemos.
  • Logística dos Correios: os Correios podem esperar que uma certa quantidade de encomendas para um dado destino se acumulem antes de realizar o envio, reduzindo custos operacionais.
  • Falta de funcionários ou desorganização: nos Correios de Curitiba, podem não haver funcionários suficientes para realizar o trabalho de separação e despacho das encomendas, ou o processo pode ser muito desorganizado, resultando na demora.
  • Burocracia: há documentos que devem ser preenchidos e que podem atrasar ainda mais a entrega de produtos internacionais.
  • Ineficiência dos Correios: como não há concorrentes para os Correios, só podemos depender deles para o trabalho, e eles não tem incentivos para otimizar processos.
  • Extravio: dentro dos Correios, pode haver o extravio ou até o roubo de encomendas. Pode ocorrer a entrega para um destinatário diferente ou erros de logística que resultam na encomenda nunca chegando ao seu destinatário, ou demorando mais do que o normal para a chegada.

O que realmente acontece, é quase impossível saber. Mas esses motivos podem descrever boa parte do atraso das encomendas internacionais que chegam ao país. Esse processo pode durar um mês ou mais, e é a etapa mais imprevisível.

Aviso de chegada internacional dos Correios

Se seu produto não foi taxado, ele vai direto para sua casa. Agora se ele foi taxado, você receberá um aviso de chegada internacional dos Correios, te encaminhando para buscar a encomenda em uma agência específica. Lá, você pode simplesmente pagar o imposto e pegar sua encomenda ou contestar a taxa. Para contestar, além de seus documentos de identificação, é preciso que você anexe a nota fiscal do produto com o valor de envio, para comprovar o valor efetivamente pago e assim, poder contestar o imposto. Você tem geralmente até um mês para contestar o valor do imposto ou pagar o imposto cheio. Se o produto for enviado para reavaliação pelos fiscais da Receita, o processo geralmente demora 1 mês.

Quanto tempo demora uma encomenda internacional?

Uma encomenda internacional pode chegar em pouco tempo, em raríssimos casos. A média de tempo para a chegada de encomendas internacionais está entre 1 e 3 meses, podendo ser até mais. Se você ainda por cima for taxado e pedir a reavaliação do imposto, pode totalizar 4 meses ou mais até você poder desfrutar de seu produto.

Como acelerar a chegada de uma encomenda internacional?

Há duas maneiras de uma encomenda internacional chegar mais rápido ao Brasil. A primeira delas é através do uso de couriers. Estas são empresas independentes de envio de encomendas, geralmente mais caras do que os meios tradicionais. Porém, elas já cobram de você o imposto de importação a ser pago pelo produto antes da chegada do produto ou assim que ele chegar em suas mãos. Assim, o produto é liberado mais rapidamente pela alfândega e chega mais rápido em sua casa. Geralmente essas entregas não demoram mais do que um mês.

A segunda delas é fazer o envio do seu produto por Express Mail. Essa modalidade de envio existe em correios do mundo inteiro, e é mais rápida devido a acordos entre os países para isso. Além do mais, ela tem o bônus de não entrar no cálculo do valor do produto para imposto. Por exemplo, se você encomenda um produto que tem um envio custando US$100, esse valor normalmente entra no cálculo para imposto. Se for por Express Mail, não há essa cobrança. Geralmente demora cerca de 2 meses para a chegada de um Express Mail, podendo ser mais ou menos. Essa opção tem demorado cada vez mais, e não tem compensado mais como antigamente. Se você quer algo com urgência, os couriers são a melhor opção.

Você conhece algum motivo para o atraso das encomendas internacionais nos Correios? Qual? Compartilhe conosco seu conhecimento!