Bons hábitos para a produção de texto não têm nada a ver com o ato de escrever em si. Eles são os blocos de construção que, qualquer tipo de escritor deve usar para melhorar suas habilidades de escrita e a qualidade da produção de texto. Os hábitos que aqui descrevemos são todos sobre o cultivo de uma mente saudável, onde há espaço para seus pensamentos tomarem forma e, de uma maneira natural, fazer com as palavras comecem a fluir. Para que as palavras fluam, você precisa do espaço principal, o espaço para que as idéias cresçam e se desenvolvam. Os hábitos de sua vida podem facilitar ou dificultar isso. A premissa desses hábitos é que se você limpar todo o ruído na vida de sua cabeça, há espaço para a mágica acontecer e a escrita aflorar.

Você não tem que fazer todos eles. Talvez você possa escolher um e fazê-lo todos os dias durante uma semana, ou praticá-lo apenas antes de você se sentar para escrever. Talvez eles não funcionem para você. Tudo que eu sei é que eles ajudam muitos escritores, sejam eles escritores de concursos, autores de contos e histórias, entre outros.

Produção textual: a importância do hábito da leitura

A maioria dos escritores também são leitores ávidos. Se você não gosta de ler, você provavelmente não gostam de escrever também. A leitura alimenta o escritor, nutrindo e levando-o a uma jornada diária de descobertas. Através da leitura você pode descobrir o poder das palavras, obter uma educação e encontrar outro mundo para o qual pode escapar.

Leia todos os dias e sua escrita vai se beneficiar. Leia um capítulo de um livro inspirador, um romance clássico ou um artigo sobre algo que você queira conhecer mais profundamente. Seja curioso.

Todas as manhãs você deve ler um capítulo de um livro de sua área de interesse e um capítulo de um romance. Você também deve ler antes de ir dormir, para que você possa se desligar e não ficar acordada pensando em trabalho ou novas ideias. Portanto, não leia nada relacionado ao trabalho antes de dormir. Pegue um romance, um quadrinho ou qualquer outra leitura tranquila que não vá prejudicar seu sono.

Como melhor produção de texto

Certos hábitos, como a leitura, podem ajudar indiretamente na sua habilidade de produzir textos, o que vai melhorar tanto a clareza de seus textos quanto a quantidade que você será capaz de produzir. (Foto: TechRevolve)

Hábitos para a produção de texto: meditação

Coaches, psicólogos, psiquiatras, e muitos outros profissionais parecem ter o mesmo mantra para indivíduos que precisam conquistar mais na vida: o hábito de meditação é essencial para o sucesso em qualquer área. A meditação ajuda a gerir o estresse, melhora o foco e reduz a ansiedade.

Pesquisas descobriram que a meditação promove o pensamento divergente que permite que novas idéias sejam geradas e ajuda a filtrar outros processos mentais ao executar tarefas criativas, tais como escrever.

Você pode meditar por 10 minutos que seja, ao acordar ou ao ir dormir, ou mesmo no meio do dia. Tente meditar enquanto a casa está em silêncio, seja através dos métodos mais tradicionais de meditação ou através de um hobby que faça você esquecer a vida enquanto você o estiver praticando.

10 minutos de conexão com seu estado mental e físico atual te centra e te direciona ao seu dia de uma forma mais calma e produtiva . Ter uma melhor conexão consigo mesmo significa que fluir durante o dia não será tão difícil. E vem a calhar sempre que você está se sentindo estressado ou sobrecarregado. Pare de fechar os olhos, concentre-se em sua respiração e deixe o seu eu interior falar sobre você.

Exercícios físicos ajudam na produção de texto

Todos nós sabemos os benefícios do exercício, mas eu aposto que você nunca percebeu que poderia também ajudar a sua escrita. O exercício não tem que ser cheio de levantamento de peso feito em uma academia cheia de pessoas suadas. Apenas dê um passeio mais longo.

Talvez a melhora no seu hábito de produção de texto esteja ao se conectar com a natureza, ou pode ser pelo sangue bombeando mais rápido pelo seu corpo. Às vezes você pode ouvir um podcast ou música enquanto anda, ouvir um audiobook ou até mesmo, ficar no silêncio durante o exercício.

Durante os exercícios, seu cérebro ficará mais oxigenado, seu humor ficará melhor e as ideias começarão a fluir para sua cabeça naturalmente.

Produção de texto melhorada: crie o hábito de anular as distrações

As distrações constantes são o maior inimigo da escrita. Escrever precisa de concentração, foco e espaço para pensar. Você está no controle das notificações dos seus dispositivos, as interrupções que você pode ter no seu trabalho. Não só isso, como você pode se afastar de qualquer outra tecnologia que não seja essencial para seu trabalho e produção de texto. Fechando-se para a produção de seus textos, você terá melhores resultados na qualidade e quantidade produzida, todos os dias.

Durma bem para cultivar bons hábitos de leitura

Apesar do fato de que todos sabemos que realizamos melhor em todos os sentidos quando estamos bem descansados, a maioria de nós não dorme o suficiente. Durma cerca de oito horas por noite e você será melhor no que você faz, escrevendo ou não. Além disso, dormir sobre uma ideia vai melhorar suas habilidades de escrita. Dormir é um meio eficiente e comprovado para ajudá-lo a encontrar uma solução melhor para seus hábitos de leitura.

O sono alimenta tanto o corpo quanto a mente. E na produção de texto, pode ajudar ainda mais na qualidade do que você vai produzir, pensando duas vezes antes de escrever algo.

Organização é um hábito essencial para a boa produção de texto

Faça uma lista de afazeres diários, que inclua desde as coisas mais simples as mais complexas. Porém, tudo deve estar voltado a tornar sua vida mais organizada. Essa lista deve incluir tarefas diárias, semanais, e mensais que sejam importantes para o seu cotidiano. Por exemplo, uma tarefa diária pode ser arrumar sua mesa após cada dia de trabalho e arrumar sua cama, e uma tarefa semanal pode ser varrer seu quarto. Estabelecendo metas e tarefas que devem ser cumpridas, você torna possível melhorar a produção de texto por não ter que se preocupar com outras tarefas.

Isso significa também criar uma rotina para a escrita, religiosamente escrevendo todos os dias por um tempo predeterminado. Quando você fizer isso, você verá que a qualidade dos seus textos vai melhorar e você será capaz de produzir muito mais e melhor, em muito menos tempo.

Quais hábitos você acha importante para a produção de texto? Quais hábitos sugere para quem tem de melhorar a produção dos textos?