As oportunidades de voluntariado internacional oferecidas através dos mais diversos programas permitem que você não apenas forneça ajuda e serviços benéficos à uma comunidade, mas também obtenha novos conhecimentos sobre a cultura e o país de destino. Você conhecerá novas pessoas, aprenderá sobre uma nova cultura, viverá em um novo ambiente e fornecerá suporte significativo para aqueles que mais precisam dele. Esse tipo de voluntariado é também conhecido como intercâmbio social. Mas o que exatamente ele significa?

Intercâmbio social: o que significa?

Projetos no exterior tem oportunidades de voluntariado internacional para estudantes do ensino médio e universitário, recém formados, mudanças de carreira, oportunidades profissionais, aposentados e todos no meio. A comunidade de voluntários é incrivelmente diversificada. Você trabalhará junto com voluntários de vários países e origens que compartilham o mesmo objetivo: ajudar a tornar a vida melhor para as pessoas em todos os lugares. A AIESEC (Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales) é, especificamente, a instituição mais conhecida a promover o intercâmbio social., intermediando o intercambista para processos de seleção e vagas no exterior.

Intercâmbio social

O intercâmbio social é uma oportunidade de entrar em contato com culturas ao redor do mundo através do trabalho voluntário. (Foto: GoAbroad.com)

Como fazer o intercâmbio social?

O intercâmbio social deve ser realizado com a intermediação de uma instituição renomada, como por exemplo a AIESEC. Nesse tipo de voluntariado internacional, serão oferecidas centenas de oportunidades internacionais diferentes em diversos países. Os projetos de intercâmbio são projetados para permitir que você faça uma diferença real na vida de alguém, o que pode significar se voluntariar para cuidar de crianças na Jamaica, ajudar a administrar um centro comunitário na África do Sul ou ajudar a preservar a floresta tropical no Peru. Em todos esses intercâmbios, seu tempo e esforços terão um impacto significativo.

Intercâmbio barato pelo intercâmbio social pode sair um pouco caro

Nem todo intercâmbio social é igual. Em alguns intercâmbios sociais, você pode ter apenas a estadia paga. Outros, sequer a estadia será paga, incluindo apenas a alimentação. É importante que você veja os detalhes sobre o intercâmbio social para não entrar em um programa de intercâmbio que não se adeque à sua realidade financeira também. Afinal, mesmo se você quiser fazer o intercâmbio, ainda terá de arcar com os custos do processo, e também os custos de ficar em um país completamente diferente.

Intercâmbio social não é pra todo mundo

Não é todo mundo que vai aproveitar bem um intercâmbio social, mesmo que esteja disposto e queira aprender novas culturas e línguas apenas. Há pessoas que preferem um intercâmbio profissional para fazer contatos profissionais, criando mais oportunidades para sua carreira. Outros preferem um intercâmbio acadêmico para focar apenas nos estudos. Seja qual for sua opção, é bom pesquisar bem para não se arrepender depois de já estar no intercâmbio.

Você já fez o intercâmbio social? Como foi sua experiência? Recomendaria para mais pessoas? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!