Muitos brasileiros sonham em estudar ou trabalhar no exterior hoje, mas nem todos tem uma oportunidade financeira para fazer isso. É claro que não é muito barato ir para o exterior pois existem gastos com estadia, alimentação, e até gastos com os estudos. De qualquer forma, existem algumas maneiras de fazer um intercâmbio gratuitamente, e todas elas podem te ajudar a realizar esse sonho.

Intercâmbio barato através de subsídios

Este é um termo geral que se refere a qualquer ajuda financeira para propósitos específicos e que não requer o pagamento de volta pelo subsídio. Eles podem ser concedidos sob a forma de ajuda de custo aos candidatos que não são capazes de cobrir todos os custos de estudar ou trabalhar no exterior. Neste caso, um candidato deve fornecer provas documentais de sua situação financeira.

Existe também outra forma de subsídios, que são oferecidos para cobrir todos os custos de alguns projetos científicos, por exemplo. Neste caso, ele serve como uma forma de atrair ou incentivar o melhor candidato, e é por isso que é administrado independentemente da situação financeira.

Subsídios podem ser oferecidos tanto pelo país de destino quanto pelo país de origem. Na maior parte das vezes, eles não arcam com todos os custos do intercâmbio, apenas com parte deles, apenas barateando os custos do processo.

Intercâmbio de graça

O estudo ou trabalho no exterior com tudo pago não é impossível de se obter, mas pode limitar suas opções de países para ir e o que você poderá fazer nesses lugares. (Foto: Consumer Reports)

Intercâmbio gratuito com bolsas de estudo

Esta é outra forma de ajuda financeira que lhe permite estudar e/ou trabalhar no exterior gratuitamente. A concessão de bolsas de estudo é menos dependente da situação financeira de um candidato, mas requer alguns outros critérios que refletem os objetivos ou valores da fonte de financiamento. Devemos lembrar que bolsas podem ser parciais ou totais, ou podem arcar com apenas alguns tipos de custos do estudante ou trabalhador. Os critérios para as bolsas de estudo geralmente são os seguintes:

Talentos e conquistas

Essas bolsas são concedidas para as conquistas de um candidato no campo acadêmico, artístico, atlético, voluntário, ou profissional. Por exemplo, se as conquistas acadêmicas de um candidato são muito importantes, o critério para avaliá-lo será sua pontuação média na certificação ou diploma.

Critérios demográficos

Esta categoria inclui todas as bolsas que são concedidas entre um grupo específico de candidatos que possuem algumas características comuns, como uma nacionalidade, grupo étnico, religião, idade ou condição de saúde. Por exemplo, existem algumas bolsas de estudo para mulheres, ou para os cidadãos de um determinado país. Mas isso não significa que todas as mulheres ou todos os cidadãos de um determinado país recebam uma bolsa de uma só vez.

Campos prioritários

Esta categoria inclui bolsas de estudos condicionais que são dadas para encorajar estudantes que escolham uma profissão prioritária. Na maioria das vezes, esta é uma especialidade onde a falta de profissionais é sentida, ou se o campo escolhido é uma prioridade para a pesquisa na universidade estrangeira escolhida.

Institucional

Estas são bolsas de estudo que são concedidas apenas por uma determinada instituição, que usam desse tipo de financiamento para atrair os melhores candidatos. O número de bolsas de estudo anual depende do orçamento e do número de candidatos. Às vezes, essas bolsas são concedidas sob certas condições, como um candidato deve participar em algumas atividades no campus, por exemplo, ou participar de algum projeto voluntário de estudantes.

Trabalho voluntário

Intercâmbios para trabalho voluntário geralmente arcam com todos os custos de estadia e alimentação no país de destino. Várias são as instituições que oferecem esse tipo de intercâmbio. Vale lembrar que outros custos devem ser arcados pelo próprio indivíduo, tais como custos de viagens e de turismo no país de destino.

Incentivos financeiros para o intercâmbio

Esta forma de ajuda financeira permite que você obtenha uma educação gratuita em Mestrado ou Doutorado no exterior. Dependendo do programa de estudo, os fundos para despesas do dia a dia também podem ser fornecidos. Nesse caso, a fonte de financiamento pode ser o seu país, ou alguns fundos privados e públicos. Os critérios podem ser diferentes, tais como suas conquistas acadêmicas, potencial de pesquisa, colocação no mercado profissional ou seu status financeiro. Muitas instituições ligadas à empresas estão fornecendo esse tipo de incentivo de intercâmbio para funcionários que querem melhorar seus conhecimentos no exterior, seja pela prática profissional lá fora ou pela prática acadêmica.

Descontos no intercâmbio

Além de bolsas e incentivos financeiros, descontos podem estar disponíveis para os possuidores de títulos de mestrado, doutorado, MBA, ou especialistas de notório conhecimento. Nesse tipo de financiamento do intercâmbio, o especialista pode obter um desconto nos estudos ou um salário trabalhando para a instituição que o chamou para atuar no exterior.

Como conseguir o intercâmbio gratuito?

Pesquise bastante para encontrar o máximo de ofertas de bolsas, subsídios, e outros tipos de programas de intercâmbio. Se candidate a mais de um desses processos de seleção, ficando atento aos critérios de escolha. Foque bem em ter um bom desempenho profissional e/ou acadêmico, pois praticamente todos os programas tem isso como um dos critérios de seleção. Vá praticando bem seu inglês, espanhol, ou a língua do país de destino, pois certos programas podem exigir certificados de proficiência na língua.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e te ajudaremos a encontrar um intercâmbio gratuito ou pelo menos, mais barato.