Se você está comprando uma impressora, seja para trabalho ou para casa, uma das opções que você provavelmente enfrentará é se deseja obter uma impressora a jato de tinta ou uma impressora a laser. As impressoras a jato de tinta usam tinta líquida pulverizada através de bicos microscópicos nos cartuchos e as impressoras laser usam um cartucho de toner cheio de pó fino, e um fusor aquecido que aplica esse pó ao papel. Cada tecnologia tem seus próprios pontos fortes e fracos. Os dois tipos usam abordagens diferentes e cada um é apropriado para atender às diferentes necessidades de impressão.

Impressora laser ou tinta: qual a melhor nos custos iniciais?

Você pode comprar uma impressora a laser ou a jato de tinta básica por quase o mesmo preço. Se você está procurando por uma impressora multifuncional econômica que incluirá a capacidade de fotocopiar e digitalizar imagens, bem como imprimir, não há muita diferença de preço entre as impressoras. A diferença entre esses dois modelos, no entanto, é que apenas o modelo de jato de tinta pode imprimir páginas em cores, e as impressoras a laser econômicas só são capazes de produzir documentos em preto e branco. Vale lembrar que impressoras a jato de tinta com tanques de tinta (bulk-ink) saem mais caras do que modelos mais econômicos, mas mesmo os modelos mais caros são ainda mais baratos do que impressoras a laser coloridas.

Diferenças entre laser e inkjet

Comparando uma impressora a laser com uma impressora jato de tinta, você poderá encontrar a que tem as melhores qualidades e aspectos para suas necessidades. (Foto: Lifehacker)

Impressora econômica e barata: os custos contínuos para impressoras laser e jato de tinta

À medida que você continuar usando sua nova impressora durante um período de tempo, você precisará mantê-la com papel, tinta ou toner. Os custos de funcionamento contínuos das impressoras são geralmente citados em centavos por página A4. Você pode calcular isso dividindo o número de páginas que um cartucho, tanque de tinta ou toner pode imprimir pelo preço do cartucho. Isso não inclui o custo do papel, no entanto, mas como ele é uma constante para qualquer tipo de impressora, não precisamos destacá-lo.

Em geral, as impressoras a jato de tinta tem um preço por página de cerca de 40 centavos, embora isso inclua cartuchos pretos e a cores; Se você pretende imprimir apenas preto, os custos de impressão contínuos geralmente são de 14 a 16 centavos por página. Impressoras a laser preto e branco baratas tem um preço de cerca de 6 centavos por página, em média. Se você gastar mais em uma impressora a laser, o custo por página geralmente cai rapidamente.

As impressoras a laser maiores tem custos contínuos adicionais quando comparados aos jatos de tinta pois muitas vezes requerem um cartucho adicional ou a substituição de peças por um kit de manutenção.

Vale lembrar que impressoras a jato de tinta com bulk ink ou tanque de tinta tem custos mais reduzidos de impressão, principalmente se você usar tintas mais baratas (cuidado com a qualidade das tintas). Falando por experiência própria, tenho uma impressora com tanque de tinta e comprei uma tinta que custava 1/4 do preço da original, e sinceramente, é muito melhor, entupindo menos os jatos de impressão. Mas não é toda tinta barata que é boa e portanto, é preciso ter cuidado.

Velocidade de impressão e qualidade de impressão de texto na impressora laser e na jato de tinta

Quando se trata de imprimir páginas de texto em preto e branco, a impressão a laser é imbatível. Mesmo em modelos de laser monocromáticos mais básicos, você pode esperar velocidades de impressão de até 20 páginas por minuto. As jatos de tinta são significativamente mais lentas, com impressoras básicas raramente imprimindo mais de 6 páginas por minuto de texto preto.

Para tamanhos de impressão normais, a qualidade de impressão de texto é similar entre impressoras a laser e a jato de tinta. No entanto, se as suas necessidades de impressão incluírem a impressão de fontes pequenas, os modelos a laser são normalmente superiores aos modelos de jato de tinta pois a tecnologia de fusão é melhor para traçar curvas e pontos de textos pequenos.

Se você quiser imprimir a cor, seja uma fotografia em cores de página inteira ou simplesmente um gráfico, você provavelmente estará melhor com uma impressora a jato de tinta. As impressoras a laser em cores são muitas vezes volumosas e bastante caras e, geralmente, não são adequadas para uso em casa ou no escritório pequeno.

Mesmo quando comparamos uma impressora a laser colorida a uma jato de tinta a cores, a jato de tinta provavelmente produz melhores imagens em cores. As impressoras a jato de tinta são capazes de reproduzir uma gradação de cores sutil em imagens onde as impressoras a laser exibirão problemas de impressão.

Tamanho das impressoras multifuncionais a laser ou a jato de tinta

Não importa qual impressora você for pegar hoje, é importante que ela seja multifuncional para poupar espaço e trabalho. E para que isso seja de forma eficiente, o tamanho é uma consideração importante. Se você está procurando algo para encaixar em um espaço pequeno dentro ou embaixo da sua mesa, é difícil passar por uma impressora a jato de tinta, principalmente os modelos com tanques de tinta. Uma impressora a laser pode ser pequena o suficiente para atender às suas necessidades.

Qual é a melhor impressora: laser ou jato de tinta?

Se você está comprando com base no preço, a escolha entre uma impressora a laser e um jato de tinta é simples. Se você puder pagar um pouco mais inicialmente e se você apenas estiver imprimindo documentos de texto em preto, uma impressora a laser é uma solução conveniente. As impressoras a jato de tinta são muito mais versáteis, o que é importante para o uso doméstico, mas você pagará mais nos custos de funcionamento contínuos e terá tempos de impressão mais lentos. Porém, modelos de tanque de tinta oferecem um ótimo custo/benefício, e estão se tornando as melhores opções do mercado, com custos que facilmente se equivalem aos modelos a laser.

Qual impressora você prefere? Por que?