Quando é necessário fazer uma pesquisa acadêmica, inevitavelmente você terá de encontrar artigos científicos para servirem de suporte bibliográfico para suas anotações. O problema é que muitos desses artigos, tanto os disponíveis em língua portuguesa quanto os disponíveis em outras línguas geralmente são pagos ou difíceis de encontrar fora de revistas e outras publicações científicas. Mas sempre tem um jeito de encontrar os artigos que você precisa sem ter que pagar por eles, e nós temos as melhores maneiras legais para fazer isso.

Consiga artigos científicos pagos começando pela biblioteca da sua faculdade

A biblioteca da sua faculdade deve ser sua primeira fonte de informações para artigos científicos. Muitos artigos que você nem sequer sabia que existiam podem estar disponíveis na biblioteca. Se for uma universidade, ainda é possível pesquisar se o artigo está disponível em outras unidades para que você possa tentar obtê-lo.

Se o artigo está em uma revista ou publicação científica, você pode obter acesso online ao texto completo de artigos de todas as revistas que a biblioteca tem assinatura. Descubra no site da biblioteca como configurar sua conexão online. Então, basta procurar o título do periódico (não o título do artigo, mas sim o título do periódico onde ele foi publicado) no catálogo online da biblioteca, abrir a revista online no catálogo e procurar o artigo desejado individual.

Em universidades públicas, também é possível pedir o artigo para universidades públicas de outras regiões. Pode demorar um pouco até que o artigo chegue até você, mas pelo menos é uma forma legal de obter o artigo.

Pesquisando artigos científicos

Encontrar artigos científicos para leitura não é difícil, só vai demandar um pouco mais de pesquisa para obter cada um desses papeis que você precisar. (Foto: Science)

Obtendo o artigo através dos professores

Seu professor pode ter o artigo disponível de fácil acesso ou até conhecer a pessoa que publicou o artigo e pedir uma cópia para você. Em outros casos, você pode tentar entrar em contato com quem publicou o artigo para obter uma cópia para consulta. Essa forma de obtenção de artigos é muito comum, mas pouco usada por quem não a conhece. Vale a pena tentar se o artigo é importante para você e seu trabalho.

Baixar artigos científicos pagos

Muitos sites legais oferecem o acesso a inúmeros artigos que os autores disponibilizaram gratuitamente em uma iniciativa para democratizar o acesso ao conhecimento. Porém, isso vai exigir um pouco de pesquisa, já que muitos dos sites que disponibilizam artigos científicos pagos são piratas. A maioria dos sites que tem esse tipo de disponibilidade está em inglês porque em português, como a maioria da produção acadêmica brasileira é feita em universidades públicas, o acesso é mais democrático. Até de universidades particulares o acesso é facilitado, mas pode ser necessário ter que ir fisicamente até a biblioteca da faculdade.

Ficou alguma dúvida de como obter o artigo científico que você precisa para sua pesquisa? Deixe nos comentários suas perguntas e nós iremos responder o quanto antes!

Marcadores: