O serviço de inteligência está sempre à procura de indivíduos talentosos e qualificados para se juntar a ABIN. A diversidade não é apenas parte da cultura do serviço, é uma estratégia de negócios principal. A ABIN busca construir uma força de trabalho representativa da sociedade brasileira e is programas e políticas são projetados para promover a diversidade e a inclusão. Mas como se tornar um membro da ABIN?

Oficial de inteligência da ABIN: entendendo o trabalho

É importante começar não discutindo sua inscrição no concurso da ABIN com outras pessoas (inclusive nas mídias sociais), além do seu parceiro ou membros próximos da família, os quais também devem ser lembrados sobre a necessidade de serem discretos.

Os Oficiais de Inteligência estão na vanguarda de manter o Brasil seguro. eles conduzem investigações, realizam pesquisas, analisam informações e preparam relatórios claros e concisos sobre assuntos relacionados à segurança nacional.

Uma carreira na inteligência é cheia de variedade e busca do conhecimento. Os oficiais trabalham com parceiros do governo para identificar os requisitos de inteligência e para relatarem as informações de volta aos ministros de governo.

O oficial ideal é maduro e autoconfiante, buscando o melhor tanto na análise quanto o trabalho investigativo; e tem a capacidade de avaliar rapidamente as situações para tomar os cursos adequados de ação. Em outras palavras, eles devem ser de natureza dupla: igualmente capazes de pesquisar/analisar, bem como trabalhar em equipe para construir contatos e redes em várias comunidades. A capacidade e o desejo de trabalhar em situações imprevisíveis e em ambientes de diferentes níveis de ameaça são essenciais.

A flexibilidade é um requisito importante, já que os oficiais são regularmente encarregadas de se envolver em treinamentos extensivos e viagens domésticas, às vezes em curto prazo, e pode ser necessário trabalhar horas extras com frequência.

Carreira na ABIN

A entrada na ABIN é garantida através de concurso público, e é uma carreira muito desejada. (Foto: Blog Gran Cursos Online)

Agente ou oficial de inteligência ABIN: requisitos

Os candidatos devem ser um cidadão brasileiro elegível para uma habilitação de segurança. É necessário também um diploma de bacharel completo de uma instituição de aprendizagem credenciada e reconhecida no Brasil. É recomendável e desejável a fluência em, pelo menos, duas línguas.

Os candidatos devem aderir à política de tolerância zero para uso de drogas ilegais a partir do momento em que enviam sua candidatura. O uso de drogas ilegais é uma ofensa criminal.

O deslocamento para a sede da ABIN é obrigatório para o treinamento de entrada do oficial e do agente de inteligência por um período mínimo estabelecido. Os oficiais de inteligência devem estar dispostos e capazes de se mudarem a qualquer momento ao longo de sua carreira. Os oficiais de inteligência devem estar dispostos a viajar conforme exigido pelos requisitos organizacionais e operacionais.

Os candidatos devem passar com sucesso no Treinamento inicial de entrada de oficiais e agentes de inteligência, e devem esperar continuar a desenvolver suas habilidades através de treinamentos necessários e oportunidades de desenvolvimento profissional para poder avançar na carreira.

Concurso para a ABIN e as competências do candidato

Para entrar na ABIN os candidatos interessados devem prestar concurso público e passar nas demais etapas do concurso para começarem na carreira. É um concurso exigente, e que vai avaliar também os candidatos através de entrevistas e verificações de antecedentes. É um dos concursos mais difíceis e complexos no Brasil, junto com o do Itamaraty.

Competências

  • Fortes habilidades de comunicação oral e escrita
  • Fortes habilidades interpessoais e de trabalho em equipe
  • Forças analíticas fortes
  • Flexibilidade / adaptabilidade
  • Bom juízo, valores e ética
  • Auto confiança
  • Bom preparo físico

Qual o salário do oficial ou agente da ABIN?

Um agente da ABIN começa com um salário de 7 salários mínimos, em média. Já um oficial de inteligência ou técnico pode começar com um salário inicial de 16 salários mínimos e ter esse valor aumentado com a carreira.

E aí, preparado para começar a tentar passar no concurso da ABIN? O que ainda falta para vocês conseguirem?