Os programas de ensino à distância podem ser uma excelente maneira de ganhar um diploma enquanto você se mantém focado no trabalho ou na família. Embora o ensino à distância possa oferecer mais flexibilidade do que o aprendizado tradicional no campus, também há alguns desafios a esse tipo de educação.

Antes de iniciar um programa de ensino à distância, é importante que os alunos se preparem para o curso específico que vão fazer, bem como considerar seu estilo de aprendizagem particular e hábitos de estudos. Um cronograma pode ajudar bastante nesses estudos, assim como algumas dicas de aprendizado.

Criar plano de estudo de acordo com o programa

Antes da data de início do curso, os alunos devem se certificar de que estão confortáveis ​​com o conteúdo do curso, as expectativas e os métodos de entrega. Os alunos devem se preparar para seus cursos online, revisando o programa e os objetivos do curso, tomando nota de todas as apresentações programadas, palestras, aulas, datas de entrega e datas de provas. Os alunos de ensino a distância também devem se familiarizar com o método de entrega do curso, o processo de submissão das tarefas e os meios para entrar em contato com os instrutores e colegas de classe.

Cronograma de estudos pronto deve envolver suas expectativas de participação

Os programas de aprendizagem online incluem a participação assim como os programas tradicionais no campus. No ensino à distância, os requisitos de participação podem incluir o seguinte:

  • Participar de conferências online
  • Participar de discussões online
  • Usar o email para manter a comunicação
  • Manter os prazos de leitura e atribuição necessários

Estudar sozinho, sem colegas de classe ou com um instrutor, pode levar alguns estudantes a se sentirem isolados ou frustrados. Os alunos podem ajudar a aliviar esses sentimentos fazendo o curso diariamente, participando de discussões em grupo, buscando parceiros quando frustrados ou confusos e enviando e-mails para compartilhar idéias e fazer perguntas.

Como estudar EAD

Ao programar seus estudos à distância, fica muito mais fácil desenvolver uma boa qualidade de aprendizado e melhora ainda mais seu aprendizado. (Foto: University of Nicosia)

Suas planilha de estudos EAD deve envolver uma revisão de requisitos de software e tecnologias

Além disso, as escolas recomendam que os alunos devem se sentir confortáveis ​​com a tecnologia que será usada antes do curso começar. Os alunos devem garantir que eles tenham todo o software necessário para a classe, que pode incluir processadores de texto, leitores de PDF e plugins do navegador, como Flash ou Java.

Seu plano de estudos deve considerar a abordagem para a aprendizagem

Antes de iniciar um curso online, os alunos precisam garantir que sua abordagem acadêmica seja favorável ao ensino à distância, o que requer muito mais auto-motivação e autodisciplina do que os tradicionais cursos no campus. Aqui estão algumas das habilidades e qualidades necessárias para o sucesso em programas de ensino à distância:

Gerenciamento de tempo

Como muitos cursos de ensino a distância são auto-estimulados sem programação definida, o gerenciamento do tempo é uma parte importante do ensino à distância. Os alunos podem querer manter um calendário com prazos, conferências programadas e datas de exames marcadas. Eles podem então gerenciar a carga de trabalho agendando o trabalho que precisa ser realizado a cada semana. Os alunos também são recomendados para agendar o tempo de aula, tempo de estudo e tempo de discussão.

Organização

Também é necessária a organização do curso, prazos e hábitos de estudo para o ensino à distância. Os alunos são encorajados a estabelecerem metas e prazos provisórios e organizá-los em um cronograma de estudos. Além disso, pode ser útil ter um espaço de estudo regular e silencioso.

Resiliência

A chave para a preparação, participação, gerenciamento de tempo e organização bem-sucedida é a persistência e a determinação. Mesmo com as melhores intenções, é fácil recuar ou perder uma aula online. Mas ao manter a dedicação e o compromisso com os objetivos educacionais, os alunos que aprendem à distância podem aproveitar uma oportunidade de aprendizagem única e possivelmente construir uma nova carreira.

Ainda tem problemas com os estudos EAD? Deixem nos comentários suas dúvidas. Estamos aqui para ajudá-los!