Ao fazer pesquisas para uma prova de mestrado ou doutorado, você verá que há uma grande preocupação sobre o nível de capacidades linguísticas dos estudantes que serão admitidos nesses programas. A falta de ensino de línguas de qualidade para estudantes inibe sua capacidade de dominar uma língua e apreciar outras culturas através do idioma aprendido.

Mas se você se dedicou e aprendeu uma segunda língua como o inglês, como comprovar que você tem um certo nível de fluência nessa língua? Bem, através da proficiência..

Proficiência em inglês: o que significa?

O termo proficiência é muito usado no mundo global moderno. Nós usamos isso para descrever a competência em uma língua estrangeira, tanto na sala de aula quanto em um país estrangeiro, pois eles são capazes de ler e interpretar sinais, textos e menus em uma língua estrangeira. Em outras palavras, a proficiência é a capacidade de usar o idioma em situações do mundo real em uma interação espontânea e contexto não ensaiado e de uma maneira aceitável e apropriada para falantes nativos do idioma.

Proficiência demonstra o que um usuário do idioma pode fazer independentemente de onde, quando e como o idioma foi adquirido. A demonstração é independente de como o idioma foi aprendido; o contexto pode ou não ser familiar; e a avaliação de competência não se limita ao conteúdo de um currículo específico que tenha sido ensinado ou aprendido.

Proficiência em inglês

A proficiência na língua inglesa significa que você possui habilidades de compreensão e uso da língua em um certo nível. (Foto: WUR)

O que é exame de proficiência em língua estrangeira?

Uma avaliação de proficiência determina se o usuário do idioma fornece provas suficientes de todos os critérios de avaliação de um determinado nível. O indivíduo deve fazer tudo o que é esperado em um nível de forma sustentada, isto é, o tempo todo, para ser avaliado nesse nível. São as provas de proficiência em língua estrangeira. Cada idioma tem um tipo de teste reconhecido ao redor do mundo. No caso do inglês, as provas mais usadas para testar a proficiência em inglês em diversos níveis são o TOEFL, o IELTS, Michigan, e Cambridge. Todos os resultados dessas provas tem equivalência entre um e outro.

Ao usar os certificados de proficiência, alguns são preferíveis em relação a outros dependendo de onde você está usando. Por exemplo, muitas instituições internacionais e de ensino superior preferem utilizar o TOEFL ou o IELTS para a comprovação de proficiência.

Para quê serve o teste de proficiência?

Os exames de proficiência tem níveis diferentes e pontuações diferentes para comprovar seu nível exato de conhecimento sobre uma língua estrangeira. É a melhor maneira de comprovar como está seu conhecimento em inglês sem ter que fazer um exame ou teste extra. Vale lembrar que praticamente todas as instituições de ensino superior e empregadores reconhecem os exames de proficiência como prova da proficiência em uma língua estrangeira, mas é necessário ver quais são os testes aceitos pela instituição antes de tentar fazer o ingresso para não gastar dinheiro em um exame que não é aceito.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários abaixo. Estamos aqui para ajudar!