Existem dois tipos de alunos, ativos e passivos. Cada tipo de estudante prossegue sua educação de forma diferente. Quanto mais empenhado o aluno estiver em alcançar um objetivo relacionado à educação, mais ativo ele será. O tipo passivo geralmente não consegue encontrar uma grande satisfação ou realização como um estudante. Esta diferença pode afetar o futuro dos alunos, pois terá um impacto nas notas deles. Um aluno ativo e um aluno passivo também são diferentes em termos de personalidade, envolvimento na busca da educação e da energia que possuem em suas rotinas diárias.

Processo de aprendizado: personalidade de alunos passivos e alunos ativos

A personalidade de um aluno ativo é marcadamente diferente da de um aluno passivo. Um aluno ativo pode ser uma personalidade altamente competitiva, impaciente, conscientes do tempo quem tem, controladores, ambiciosos, agressivos, e são muitas vezes workaholics que gostam de multitarefas, sempre cumprindo prazos e ficando frustrados com atrasos.

Por outro lado, um estudante passivo é o mais próximo do oposto, e eles geralmente tem uma personalidade onde fazem movimentos apenas para alcançar a graduação que estão buscando e nada mais além disso. Este aluno é mais relaxado, descontraído, paciente e geralmente não tem um sentido dominante de pressão.

Alunos em sala de aula

O que é um aluno ativo ou passivo no processo de aprendizagem?

O que é um aluno passivo e um aluno ativo o envolvimento com o aprendizado?

Os estudantes ativos estão mais envolvidos em sua busca pela excelência acadêmica, em comparação com os alunos passivos. Estudantes ativos, como seu nome sugere, ativamente buscam a excelência acadêmica. Isso é feito participando de aulas, lendo livros na biblioteca por várias horas, ficando envolvido em atividades extra-curriculares, realizando estudos em grupo para descobrir quais informações podem aprender com outros alunos, sendo tipicamente uma força de trabalho pesado. Este é o estudante que provavelmente fará o que for necessário para começar uma uma bolsa de estudos altamente valiosa ou tentarão participar das atividades mais difíceis. Este tipo de estudante se encontrará terminando seu aprendizado com boas notas e grandes realizações.

Do lado positivo, o aluno passivo irá trabalhar consistentemente, completar o trabalho no tempo certo e ter tempo para descansar e relaxar. Este estudante é igualmente provável ser um atleta, trabalhar voluntariamente e ser focado em obter boas notas. Negativamente, este é também o tipo de aluno que vai perder aulas, tomar uma série de atalhos para passar pela escola sem se aplicar o suficiente, e possivelmente, abandonar a escola.

Aprendizagem ativa e aprendizagem passiva: energia para aprender

A quantidade de energia exercida por ambos os tipos de alunos é diferente, uma vez que são opostas entre si. O estudante ativo tem grandes quantidades de energia. Em contraste, um estudante passivo exerce a menor quantidade de energia em seus estudos. Um aluno ativo com uma personalidade forte tem a sensação de urgência de fazer tudo no tempo, de modo que eles exerçam a máxima quantidade de energia quando fazem o seu trabalho escolar.

Um estudante passivo, por outro lado, leva tudo levemente e exerce uma mínima energia possível em seu trabalho escolar. Estudantes passivos preferem se acalmar e relaxar. Pode ser que o estudante passivo se estressa mais facilmente do que o estudante ativo e precisa de tempo para recarregar.

De qualquer forma, um aluno deve entender que sua própria previsão de sucesso futuro parece muito mais brilhante com qualquer tipo de graduação em seu currículo.

Aprendizagem passiva ou aprendizagem ativa?

Existem dois tipos de alunos, um estudante ativo e um estudante passivo. O tipo de estudante que você é afetará suas notas, afetando conseqüentemente seu futuro.

Os estudantes ativos tem personalidades fortes e eles gostam de apressar as coisas, odeiam atrasos e gostam de ser perfeccionistas. Os alunos passivos tem personalidades de menos destaque e relaxam sem senso de urgência.

Estudantes ativos estão muito envolvidos em seus estudos e fará tudo para obter boas notas. Por outro lado, os alunos passivos vão tentar passar, mas não são focados tanto na média de notas.

O aluno ativo precisa ser consciente de seus próprios limites e descansar o suficiente para evitar a exaustão. O estudante passivo deve fazer um esforço para assistir a todas as aulas, tomar notas, passar todos os exames e resistir a qualquer desejo de faltar ou no pior cenário do caso, adiar a conclusão de sua educação até mais tarde.

Qual tipo de aprendiz é você? O que você faz para aprender mais e mostrar um diferencial?