Existem dois sistemas principais para medir distâncias e peso, o Sistema Imperial de Medição e o Sistema Métrico de Medição. A maioria dos países usa o sistema métrico, que usa as unidades de medição como metros e gramas e adiciona prefixos como kilo, mili e centi para contar ordens de grandeza.

Nos Estados Unidos, Inglaterra, e alguns poucos outros países, se usam o sistema imperial mais antigo, onde as coisas são medidas em pés, polegadas e libras. Pode ser confuso se você não está acostumado com um ou outro sistema, mas como se adaptar? Quais são as diferenças entre eles?

Sistema de medidas: Métrico Vs Imperial

O Sistema Imperial também é chamado de Imperial Britânico porque veio do Império Britânico que governou muitas partes do mundo do século XVI ao XIX. Depois que os países ganharam independência da Grã-Bretanha, alguns dos novos governos decidiram manter esse tipo de medida.

Aqui estão algumas coisas a lembrar nas transformações de unidades:

  • 1 milha é igual a 1,6 km.
  • 1 polegada é de cerca de 25 milímetros ou 2,54 centímetros
  • Uma medida de 3 pés é quase exatamente 1 metro
  • 1 quilograma é pouco mais de 2 quilos
  • 1 libra é de cerca de 454 gramas

Medições complicadas, usadas nas ciências, por exemplo, estarão no sistema métrico, portanto não precisa se preocupar se você planeja fazer um estágio em engenharia ou química nos países que usam o sistema imperial.

A propósito, as escalas de temperatura também são diferentes. Embora não seja tecnicamente parte do sistema métrico, alguns países medem a temperatura em Fahrenheit, e não em Celsius/Centígrados. Centígrados ou Celsius tem sido usado em todo o mundo a partir de meados do século 20, mas alguns países continuam com o sistema Fahrenheit.

Sistemas de medidas

O sistema métrico é muito mais usado ao redor do mundo, mas o sistema imperial ainda persiste em alguns países. (Foto: Mobile Hydraulic Tips)

Aqui estão algumas conversões mais úteis para a temperatura:

  • 0 graus Celsius é igual a 32 graus Fahrenheit. (O ponto de congelamento)
  • 24 graus Celsius é igual a 75 graus Fahrenheit. (Um dia muito agradável)

Para converter Celcius (c) em Fahrenheit, use a fórmula:

(C * 1.8) + 32

Por que os países não mudam suas unidades de medidas?

Não há motivos para esperar que os países que usam o sistema imperial mudem para o Sistema Métrico e Centígrado a qualquer momento. Então sua melhor aposta é tentar ajustar o máximo possível. Ou pelo menos fazer o download de um aplicativo de conversão.

Curiosidades sobre o sistema métrico e o imperial

O sistema métrico também é conhecido como Sistema Internacional de Unidades, ou simplesmente sistema de medidas SI. O sistema métrico surgiu por causa da ratificação do sistema por 48 nações do mundo, e o acordo-chave era o tratado de metro. O sistema de medida imperial, por outro lado, refere-se ao sistema usado no Império Britânico nos séculos XIX e XX. No entanto, após a adoção do sistema métrico, o sistema imperial foi reduzido a alguns países do mundo, principalmente EUA e Grã-Bretanha.

O sistema imperial também é chamado de sistema de medida de pé-libra, onde o pé é a unidade de comprimento e libra é a unidade de pesos e a segundo é a unidade de tempo. Por outro lado, o sistema métrico é o sistema que reconhece o metro como a unidade básica de comprimento, o quilograma como unidade básica de peso e o segundo como unidade de tempo.

O sistema de medida da SI é o resultado do esforço da comunidade internacional para estabelecer um sistema de medição simples, fácil de usar e universalmente aplicável. É considerado mais simples do que outros sistemas de medição, pois consiste em apenas 7 unidades básicas das quais se podem derivar outras unidades. O sistema de medição imperial é, na verdade, um sistema comum composto por dois sistemas relacionados, o sistema usual dos EUA e o sistema imperial britânico.

O sistema métrico é mais sistemático, tendo ‘metro’ como a unidade de comprimento com uma premissa básica de que um possui um único multiplicador de base entre diferentes unidades. Por exemplo, é preciso multiplicar por 10 para obter número de centímetros em metros e novamente por 10 para encontrar a resposta em milímetros.

O sistema imperial é complicado em comparação. Você sabe que uma jarda contém 36 polegadas, mas o cálculo é mais complicado para encontrar o número de polegadas em 15 jardas, não é? Por outro lado, saber que um metro contém 100 centímetros é suficiente para saber quantos centímetros existem em qualquer número de metros.

Deu pra entender as diferenças? Quais outras vocês conseguem identificar?