Maktub é um termo que significa “Está escrito” em árabe. Essa palavra se popularizou através do livro O Alquimista, de Paulo Coelho, mas o que isso realmente significa? O que é que está escrito? Vamos entender o termo melhor e seu significado.

O que é maktub?

Em uma compreensão mais profunda do significado de maktub, precisamos entender que nós estamos escritos. Quem nós somos. O que nós seremos. Quem nos tornaremos. Está escrito porque enquanto vivemos estamos escrevendo. Passo a passo, minuto a minuto, momento a momento. Nós determinamos nosso destino o tempo todo.

Estamos no controle total de quem somos e o que queremos, o que pode ser assustador e até esmagador. Temos o poder, a capacidade de fazer e ser o que quisermos a qualquer momento, o tempo todo.

Esta é uma enorme responsabilidade. Somos responsáveis ​​por escrever a história de nossas vidas. E isso exige muita força de vontade e determinação pessoal. É preciso muita intenção. É preciso muita consciência, é preciso poder, é preciso disciplina e, entre tudo, é preciso muita consistência. Criar e viver a vida que você quer não é um trabalho fácil. Se fosse, teríamos pessoas muito mais felizes e inspiradas no mundo. Todos ficariam absolutamente satisfeitos com quem são e o que realizaram. Eles ficariam satisfeitos com sua condição atual. Eles estariam acima de tudo lutando. Mas agora essa não é a realidade do mundo. Tantos de nós lutamos com as nossas condições atuais, muitos de nós estão descontentes com o estado de nossas vidas que nos tornamos cegos para o fato de que somos realmente os responsáveis. Somos nós que podemos fazer a maior diferença que buscamos.

Sua vida é sua, você está no controle dela. Você é literalmente o autor de sua história no processo de vivê-la. É tão simples assim. Você tem a caneta na mão e também é o editor.

Então, agora, como escrevemos uma grande história é a questão. Acho que essa é a parte mais difícil porque todos podemos identificar facilmente as coisas de que não gostamos ou que não queremos, mas podemos identificar as que fazemos? Esse é o primeiro passo para escrever literalmente a história de sua vida. E algumas dicas podem ajudar a fazer com que maktub tenha ainda mais valor e significado para você.

Significado de Maktub

Maktub significa “está escrito”, e é um termo que foi popularizado pela história O Alquimista, de Paulo Coelho. (Foto: Pinterest)

O significado de maktub é identificar o que você deseja

Você precisa se conhecer querida. Você precisa se sentar sozinho e pensar em quem você é. O que você gosta? Por que você gosta? O que você quer? Por que você quer isso? O que significa para você ter uma coisa ou outra? O que significa para você não ter? Depois de ter identificado as coisas que você quer e por quê, você está pronto para a próxima etapa.

A motivação e maktub

Este passo deve acontecer naturalmente se você identificou corretamente o primeiro. Quando você souber o que quer e por que realmente quer, ficará intrinsecamente motivado. O ‘porquê’ aqui é a chave. Você tem que descer profundamente, até o mais profundo por quê de por que você quer algo. Não pode ser baseado em representações extrínsecas. Por exemplo, você não pode perder peso para ter uma boa aparência. Ou você não pode querer ter sucesso em viajar. Você tem que ir mais fundo. Por que você quer ficar bem? O que uma boa aparência significa para você? O que isso parece? Por que você quer viajar? Onde você quer ir? O que você quer ver? O que isso significa para você?

Maktub e o trabalho

Este é o passo mais difícil porque você literalmente se move para fazer algo. Você precisa ir lá e fazer para conseguir o que é necessário. É tão simples assim. Pare de pensar sobre o que os outros pensam, apenas faça. Seja egoísta. Diga aos outros “Ei desculpe, eu tenho planos”, mesmo se você não fizer. Pessoalmente, faça compromissos consigo mesmo para fazer as coisas. É assim que você deve trabalhar. Fazer compromissos, planos, estabelecer metas é a chave aqui. Você precisa fazer um plano, qualquer plano. Mesmo se você tiver que planejar o plano. Apenas faça isso. Fazer uma coisa todos os dias nas direções do que você identificou é a chave para criar a vida que você quer. Você pode até mesmo planejar um dia de preguiça e relaxamento, mas o ponto é planejar tudo.

Mantenha seu plano

Este é o passo mais importante de todos. Consistência é fundamental. Podemos querer e fazer muitas coisas na vida, mas se não formos consistentes, nunca conseguiremos nada. Nós estaremos escrevendo uma história confusa. Você precisa ser consistente. Faça o trabalho, de novo e de novo. E se você se perder volte para a identificação. Sem consistência você não é nada. Consistência define literalmente quem você é, como você é conhecido, como você é lembrado e o que você finalmente alcança.

O que maktub significa para vocês? Como essa palavra influencia suas vidas?