Ficamos muito entusiasmados com o equinócio da primavera nos tirando do inverno e começando oficialmente a estação da primavera. Mas o que exatamente é o equinócio da primavera? E um equinócio acontece no início de cada temporada?

O que é o equinócio da primavera e outono?

Primeiro, vamos entrar no equinócio, que ocorre apenas duas vezes por ano. A palavra equinócio vem do latim e significa “igualdade de noite e dia”. Assim, o equinócio ocorre em dois momentos específicos no tempo quando o sol está exatamente acima do equador (ao contrário da crença popular, o equinócio não dura 24 horas).

No hemisfério norte, a primavera ou equinócio vernal acontece por volta de 21 de março, quando o sol se move para o norte através do equador celeste. O equinócio de outono ocorre por volta do dia 22 de setembro, quando o sol cruza o equador celeste indo para o sul. Mas se você quiser ser verdadeiramente igualitário, opte por dizer equinócio de março e equinócio de setembro pois no hemisfério sul, março representa o começo do outono e a primavera chega em setembro.

O equinócio inspirou uma série de falsas crenças interessantes, incluindo que o evento provoca uma perturbação massiva dos satélites de comunicação, ou que no equinócio um ovo pode ser equilibrado sem esforço (equilíbrio de ovos é uma habilidade que você pode praticar em qualquer dia do ano).

Equinócio

O equinócio só acontece duas vezes ao ano, uma delas na primavera. (Foto: Science | HowStuffWorks)

E o solstício, o que é?

Então, e o começo do verão e do inverno? Bem, o equinócio é freqüentemente confundido com o solstício, que é uma das duas vezes por ano quando o sol está em sua maior distância do equador celeste. O solstício deriva do latim solstitium, que significa literalmente “a parada do sol”. O solstício ocorre por volta de 21 de junho e 22 de dezembro.

Em latitudes fora dos trópicos, o solstício de verão marca o dia em que o sol parece alcançar seu ponto mais alto no céu. Nos trópicos, o sol aparece diretamente acima no céu ao meio dia até 3 meses antes e depois do solstício. Isso significa que o ponto subsolar ocorre duas vezes por ano em qualquer latitude tropical.

O que o solstício e o equinócio tem a ver com as estações do ano?

O equinócio e o solstício estão diretamente conectados com o começo das diferentes estações do ano. O equinócio marca o começo da primavera e do outono nos dois hemisférios. Enquanto no hemisfério sul temos a primavera, no hemisfério norte temos o outono, e vice versa. No caso do solstício, são marcados o início do verão e do inverno, da mesma forma que o equinócio.

Por que é importante conhecer essas datas?

Não importa se você está comemorando a primavera ou o outono, o equinócio de março representa um momento interessante em nossa última jornada ao redor do sol. É também um bom momento para definir viagens, principalmente se sua intenção é curtir algo perto dos trópicos. Para quem está ligado em assuntos religiosos e espirituais, muitos eventos coincidem com o equinócio e o solstício, e pode ser um momento para se reencontrar, realizar mudanças, e fazer recomeços.

O que vocês acham do solstício e do equinócio? São datas importantes para vocês? Deixem nos comentários sua participação sobre este assunto!