Ouvimos e vemos muito o termo gangster principalmente no contexto de máfias, gangues, e no hip hop. Mas o que significa o termo gangster? Vamos explicar em detalhes para você entender melhor e dar alguns exemplos de gangsteres famosos.

O que é um gangster?

Um gangster é um criminoso que é membro de uma gangue. Algumas gangues são consideradas parte do crime organizado. Gangsteres também são chamados de mafiosos, um termo derivado da máfia. As gangues fornecem um nível de organização e recursos que suportam transações criminosas muito maiores e mais complexas do que um criminoso individual poderia alcançar. Gangsteres tem estado ativos por muitos anos em países ao redor do mundo.

Alguns gangsteres, como Al Capone tornaram-se infames. Gangsteres são o tema de muitos romances e filmes, especialmente no período entre 1920 e 1990. Alguns criminosos contemporâneos referem-se a si mesmos como “gangsta”.

Significado de gangster e as gangues

No uso de hoje, o termo “gangue” é geralmente usado para uma organização criminosa, e o termo “gangster” invariavelmente descreve um criminoso. Muito tem sido escrito sobre o tema das gangues, embora não haja um consenso claro sobre o que constitui uma gangue ou quais situações levam à formação e evolução de gangues. Há concordância de que os membros de uma gangue tem um senso comum de identidade e pertencimento, e isso é tipicamente reforçado por meio de atividades compartilhadas e por meio de identificações visuais, como roupas especiais, tatuagens ou anéis. Alguns preconceitos podem ser falsos. Por exemplo, a visão comum de que a distribuição ilegal de drogas é amplamente controlada por gangues tem sido questionada

Uma gangue pode ser um grupo relativamente pequeno de pessoas que cooperam em atos criminosos, como com a gangue de Jesse James. Mas uma gangue pode ser um grupo maior com uma organização formal que sobrevive à morte de seus membros. O Chicago Outfit criado por Al Capone sobreviveu à prisão e à morte de seu fundador e sobreviveu até o século XXI. Gangues grandes e bem estruturadas, como a Máfia, cartéis de drogas, tríades, quadrilhas ou mesmo gangues de motociclistas ilegais podem realizar transações complexas que estariam muito além da capacidade de um indivíduo, e podem fornecer serviços como arbitragem de disputas e execução de contratos paralelos aos de um governo legítimo.

O termo “crime organizado” está associado a gangues e gangsteres, mas não é sinônimo. Uma pequena gangue de rua que se dedica a crimes esporádicos de baixo nível não seria vista como “organizada”. Uma organização que coordena gangues em diferentes países envolvidos no comércio internacional de drogas ou prostitutas não pode ser considerada uma “gangue”.

Embora gangues e gangsteres tenham existido em muitos países e em muitas vezes no passado, eles desempenharam papéis mais proeminentes durante períodos de enfraquecimento da ordem social ou quando os governos tentaram suprimir o acesso a bens ou serviços para os quais há alta demanda.

Definição de gangster

Gangsters são criminosos que fazem parte de uma gangue, ou seja, uma quadrilha. (Foto: AMC)

Gangsteres famosos

Abaixo, uma lista dos gangsteres mais famosos da história:

Al Capone

Al Capone foi um dos bandidos mais influentes durante o período. Nascido em Williamsburg, Brooklyn, em 1899, filho de pais imigrantes, Capone foi recrutado por membros da Five Points Gang no início dos anos 20. O amigo de infância de Capone, Lucky Luciano, também era originalmente membro da Five Points Gang. Capone cresceu para controlar uma parte importante da atividade ilícita, como o jogo, a prostituição e o contrabando em Chicago durante o início do século XX.

Frank Costello

Frank Costello foi outro gangster influente. Ele nasceu no sul da Itália, mas mudou-se para a América do Norte quando tinha quatro anos de idade. Mais tarde, ele mudou seu nome de Francesco Castiglia para Frank Costello quando ele se juntou a uma gangue aos 13 anos. Sua mudança de nome levou algumas pessoas a erroneamente acreditar que ele era irlandês. Ele trabalhou com Charlie Luciano em contrabando e jogos de azar. Ele também tinha muito poder político que lhe permitiu continuar seus negócios. Ele assumiu quando Luciano foi preso e expandiu as operações da gangue. Ele decidiu se afastar da vida de gangster e morreu em paz em 1973.

Carlo Gambino

Carlo Gambino foi um gangster influente na América do Norte. De 1961 até sua morte em 1976, ele era presidente da máfia ítalo-americana. Gambino nasceu em Palermo, na Sicília, mas mudou-se para os Estados Unidos com a idade de 21 anos. Através de seus parentes Castellanos, ele se juntou à Família Masseria. Enquanto Lucky Luciano era o subchefe da Família Masseria, Gambino trabalhou para ele. Depois que Luciano matou Masseria, Luciano se tornou o chefe e Gambino foi enviado para a Família Scalise. Mais tarde Scalise foi destituído de seu posto, e Vincenzo Mangano tornou-se chefe até 1951, quando Mangano desapareceu. O corpo dele nunca foi encontrado

Os gêmeos Kray

Os gêmeos Kray, Reginald e Ronald Kray, estavam liderando criminosos em Londres, Inglaterra, nos anos 1950 e 1960. Eles estavam envolvidos em assaltos à mão armada, incêndios criminosos, chantagens, agressões violentas, incluindo tortura e assassinatos. Como proprietários de casas noturnas do West End, eles se misturaram a artistas proeminentes e políticos. Os Krays eram altamente temidos dentro de seu ambiente social. Na década de 1960, tornaram-se celebridades por direito próprio, sendo fotografados por David Bailey e entrevistados na televisão. Eles foram presos em 1968 e condenados à prisão perpétua.

Lucky Luciano

Lucky Luciano (nascido Salvatore Lucania), um gangster siciliano, é considerado o pai do crime organizado moderno e o mentor da expansão massiva do comércio internacional de heroína no pós-guerra. Ele foi o primeiro chefe oficial da moderna família do crime genovês e é creditado com a organização do corpo governante da máfia americana.

Johnny Torrio

Nascido no sul da Itália em 1882, Torrio imigrou para os Estados Unidos com a mãe após a morte de seu pai, o que aconteceu quando ele tinha três anos de idade. Conhecido como “The Fox” (A Raposa) por sua astúcia, ele ajudou na formação do Chicago Outfit e é creditado por inspirar o nascimento do National Crime Syndicate. Ele foi uma grande influência em Al Capone, que o considerava um mentor. Após o assassinato de Big Jim Colosimo, Torrio tomou o seu lugar no Chicago Outfit. Ele foi gravemente ferido por membros da North Side Gang ao retornar de uma viagem de compras, forçando-o, juntamente com outros problemas, a abandonar a atividade criminosa. Ele morreu em 1957 e a mídia soube de sua morte três semanas após seu enterro. Algumas pessoas definiram Torrio como o maior gangster dos EUA.

Quais outros gangsteres vocês conhecem?