Emissor e receptor são elementos essenciais do processo de comunicação e que precisam ser compreendidos para que o processo tenha maior eficiência. Se você quer melhorar suas habilidades ou, pelo menos, aprender um pouco mais sobre esse processo importante, listamos abaixo os principais elementos da comunicação além do emissor e receptor, com exemplos e explicações.

Elementos da comunicação

Os sete principais elementos do processo de comunicação são o emissor, ideias ou mensagem, código ou codificação, meio ou canal de comunicação, receptor e feedback.

A comunicação pode ser definida como um processo relativo à troca de fatos ou idéias entre pessoas para alcançar a harmonia mútua. O processo de comunicação é dinâmico por natureza, e não um fenômeno estático. O processo de comunicação como tal deve ser considerado uma interação contínua e dinâmica, afetando e sendo afetada por muitas variáveis.

O que é emissor?

A pessoa que pretende transmitir a mensagem com a intenção de passar informações e idéias para os outros é conhecida como remetente ou comunicador. São exemplos de emissores sua mãe quando quer te dar um conselho, um professor que educa seus alunos, um locutor de rádio narrando um jogo, um repórter dando uma notícia, etc.

Ideias ou mensagem na comunicação

Este é o assunto da comunicação. Pode ser uma opinião, atitude, sentimentos, opiniões, ordens ou sugestões. É o que o emissor deseja passar para o receptor com o mínimo de ruído possível, isto é, com o mínimo de margem para interpretações divergentes. Porém, há mensagens e ideias que são passadas com o propósito de criar ruídos e várias interpretações. Textos, conversas, vídeos, imagens, e muitos outros são exemplos de ideias ou mensagens.

Receptor e emissor

O emissor é aquele que passa a mensagem, e o receptor é aquele que está recebendo a mensagem. (Foto: CareerAddict)

Código ou codificação na comunicação

Uma vez que o assunto da comunicação é teórico e intangível, sua passagem adicional requer o uso de certos símbolos, tais como palavras, ações ou imagens, etc. Conversão de assunto para esses símbolos é o processo de codificação. Esse código pode ser a língua que você usa na mensagem, imagens ou símbolos para passar suas ideias.

Canal de comunicação

A pessoa que está interessada em se comunicar tem que escolher o canal para enviar a informação requerida, idéias, etc. Esta informação é transmitida ao receptor através de certos canais que podem ser formais ou informais. Esses canais podem ser um telefonema, um app de mensagens, um email, um texto, um vídeo, um meme, etc.

Conceito de receptor

Receptor é a pessoa que recebe a mensagem ou para quem a mensagem é destinada. É o receptor que tenta entender a mensagem da melhor maneira possível para alcançar os objetivos desejados. São exemplos de receptores os leitores de um jornal, a audiência de um programa de TV, os amigos de um grupo de WhatsApp, entre outros.

A pessoa que recebe a mensagem ou o símbolo do comunicador tenta converter o mesmo de tal maneira que ele possa extrair seu significado para seu completo entendimento. Alguns autores encaram essa parte como um elemento extra da comunicação, a decodificação. São exemplos de decodificação a interpretação de textos, a tentativa de entender a subjetividade de vídeos e imagens, etc.

Feedback na comunicação

O feedback é o processo de assegurar que o receptor tenha recebido a mensagem e entendido no mesmo sentido que o remetente entendeu. Basicamente é uma verificação do conteúdo da mensagem, o que garante uma redução nos ruídos que podem prejudicar a intenção real da mensagem. Exemplos de feedback são os comentários em um site sobre o texto ou artigo postado, amigos falando suas opiniões sobre um texto de outra pessoa, etc.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!