Um caderno de receitas é uma fonte ideal para organizar suas criações culinárias e preparar pratos cada vez mais deliciosos, com a sua cara. Mas se essas receitas estiverem desorganizadas, não tem como encontrar nada nesse caderno, e seu tempo na cozinha vai ser desperdiçado procurando as receitas que tanto quer preparar. Para te ajudar, vamos te mostrar como organizar um caderno de receitas das melhores formas possíveis.

Como organizar o caderno de receitas para encontrar os pratos?

Encontrar os pratos é um grande problema quando você tem muitas receitas. Para isso, duas soluções são possíveis.

Marcando as páginas

A próxima vez que você estiver navegando no seu caderno e ver uma receita que faz você ficar com água na boca, coloque um marcador na página do livro de receitas. Você pode usar opções de papel ou opções feitas de metal fino. Você pode codificar por cores para distinguir receitas que você já experimentou daquelas que você não tem, ou diferencias entradas de pratos principais. Ou coloque marcadores para favoritos no topo da página e marque os outros ao lado.

Criando um índice

Com uma página de índice, escreva o título da receita (ou um nome que você esteja mais propenso a lembrar) e o número da página em que a receita está. Para essa solução, é melhor ter um caderno de receitas do tipo fichário, pois o índice pode ser aumentado ou modificado como você bem entender. Arquive as receitas em ordem alfabética ou por números, dividindo o caderno em seções como sobremesas, entradas, aperitivos, etc..

Como organizar os livros de receitas?

Faça um recanto de livro de cozinha. Nada personaliza uma cozinha como uma fileira de livros de receitas dispostos em uma prateleira ou em uma gaiola. Mantenha uma cadeira ou um banco nas proximidades para que você tenha um lugar para sentar e ler. Evite colocar livros em prateleiras abertas onde eles estejam expostos à umidade e gordura, ou seja, ao lado ou próximo ao fogão ou sobre a geladeira. Recomendamos também o uso de suportes de livros para evitar que os livros caiam e que as encadernações não quebrem. Se a sua cozinha é apertada no espaço e curta em prateleiras livres, considere a adição de uma prateleira de aço com ganchos que balançam abaixo para que ele possa fazer o dever duplo como um rack de potes.

Caderno de receitas

Faça seu próprio caderno de receitas organizado para tirar maior proveito. (Foto: maggieoneills.com)

Como organizar o fichário e livros para catalogar receitas?

O fichário é uma melhor solução para encontrar receitas porque é mais fácil de organizar. Além disso, fica muito mais simples catalogar as receitas. Principalmente se você tem muitos livros de receitas também, o fichário pode ajudar a organizar onde está cada receita importante, se tornando uma fonte para consultas constantes.

Para catalogar os livros de receitas, os fichários, cadernos e mais, organize livros para combinar com seu estilo. Seu sistema deve refletir sua lógica e gostos. Pode fazer sentido alfabetizar uma seção por autor, criar outra seção para temas (churrasco, sobremesa) e solicitar uma terceira seção por área geográfica. Se você gosta de cozinhas do mundo todo, comece com as da sua região e, em seguida, siga pela prateleira em uma direção lógica para outros estados, países vizinhos, outros continentes, e assim por diante. Outra prateleira poderia seguir um rastro desde o começo do dia, começando pelo café da manhã e indo até o jantar.

Como organizar receitas recortadas?

Um dos tipos mais difíceis de receitas para organizar são as receitas recortadas.

Crie um sistema de arquivamento

Classifique as receitas em pastas rotuladas e mantenha-as em uma gaveta de arquivos ou em uma caixa de armazenamento de revista aberta na estante. Ou configure um fichário com divisórias e protetores de páginas de plástico para folhas cheias (para páginas de uma revista) e folhas divididas (para cartões de receitas). Comece de maneira simples, com apenas algumas seções (Ocasiões especiais, Favoritas e Receitas para experimentar). Como as receitas para experimentar podem facilmente se transformar em Recipes Recortados por Razões Esquecidas, mantenha essa seção organizada da seguinte maneira: toda vez que você adicionar uma receita, elimine uma que você ainda tenha que experimentar.

Qual é a hora certa de se desfazer dos livros de receitas?

Manter receitas demais vai deixar seu espaço muito desorganizado. Por isso, é importante se desfazer dos livros pra manter tudo organizado.

Mantenha as receitas e se desfaça dos livros

O computador é o melhor amigo de um colecionador de receitas. Não importa o quanto você ama um livro, você provavelmente usa apenas um punhado de receitas, então por que não escanear as que você ama e arquivá-los eletronicamente? Ou fotocopies e arquive em um fichário. Entregue os livros a um amigo amante de alimentos ou doe-os a um brechó ou à sua biblioteca local.

Faça um livro de receitas online

Use a Internet para encontrar e armazenar receitas. Você pode pesquisar receitas por ingrediente, curso ou ocasião e, vários sites especializados. Quando você encontrar uma receita que você gosta, imprima; Se o prato foi um sucesso, mantenha a receita em um fichário. Você também pode investigar softwares de receitas que oferecem recursos adicionais ou usar uma planilha de computador.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas, sugestões e participações!