Há mais para prensar um cabo do que simplesmente prender um terminal ao condutor. Os manuais de normas e técnicas destacam as melhores práticas para instalação e inspeção de compressão não isolada e conectores mecânicos para cabos de potência com condutores de cobre ou alumínio.

O objetivo de crimpar cabos corretamente é orientar os fabricantes e eletricistas que usam conectores e terminais de compressão para permitir que os cabos sejam terminados de maneira segura, consistente e eficiente, seguindo as boas práticas de engenharia.

As etapas a seguir fornecem instruções simples sobre como crimpar um cabo corretamente nos padrões internacionais..

Como crimpar cabo e fio: ferramentas para crimpagem

Escolha um fornecedor que forneça ferramentas de crimpagem, conjuntos de crimpagem e terminais de cabos compatíveis e projetados para trabalhar juntos para proporcionar o melhor desempenho de crimpagem.

Cada terminal deve ter uma referência marcada claramente na palma ou no tubo, o que permite ao usuário verificar facilmente se o tamanho e o tipo corretos para o condutor devem ser usados. nome ou logotipo do fabricante para permitir o uso do ferramental e conjunto de matrizes corretos, que podem ser selecionados pela tabela do fabricante do kit.

Crimpagem de cabos e fios: preparo

Prepare o condutor de alumínio ou cobre para prensar retirando o isolamento com um comprimento igual ao do tubo da alça do conector. Isso garante que nenhum isolamento possa ficar preso no cano do terminal quando montado.

Insira o condutor no tubo do terminal. Se aplicável, use o orifício de inspeção para verificar se o condutor está totalmente inserido.

Crimpagem de cabos

Faça a crimpagem de cabos corretamente para ter uma transmissão de energia de maneira apropriada. (Foto; aliexpress.com)

Crimpagem dos cabos e fios

Realize a crimpagem prestando muita atenção ao posicionamento do condutor no tubo e, se múltiplas ações de compressão forem necessárias, em qual seqüência elas devem ser realizadas.

Se estiver usando uma ferramenta hidráulica de crimpagem, assegure-se de que a ferramenta correta seja usada com um o conjunto de moldes compatível é vital.

Cuidados também devem ser tomados para manter a ferramenta bem mantida, funcionando adequadamente e com um certificado de calibração atualizado.

Verificação da crimpagem de cabos e fios

Uma vez que a crimpagem ou as crimpagens foram executadas, verifique a terminação completa para garantir que

a) Nenhum isolamento está preso no tubo

b) Verifique o orifício de inspeção para confirmar se o condutor foi totalmente inserido

c) Excesso de crimpagem: certifique-se de que o cano não esteja dobrado, causando tensão excessiva no condutor, uma parte exposta ou rebarbas no terminal.

d) Falta de crimpagem: não deve haver vazios de ar entre os fios do condutor. Eles devem ser compactados para garantir o máximo desempenho de fios e cabos.

Sobre erros de crimpagem

Se você pesquisar, verá vários erros simples que resultaram em problemas após a crimpagem. Tanto o excesso de crimpagem quanto a falta dela podem causar problemas. Ambos os terminais incorretamente crimpados podem causar superaquecimento e, por fim, levar a falha de conexão ou até incêndios.

O excesso de crimpagem é facilmente identificável pelas “orelhas” ou “asas” criadas no tubo do terminal.

O terminal com falta de crimpagem é identificável pela inspeção do terminal e dos condutores, mostrando que há alguma folga entre eles.

Ficou alguma dúvida sobre a crimpagem de cabos e fios? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos esclarecer suas dúvidas!