Grandes arquivos de vídeo são lentos para fazer upload e download. Compactar o vídeo pode te ajudar a guardar mais arquivos ou até fazer o upload mais rápido, mas como fazer isso? Há várias opções de aplicativos e programas, mas vamos dar nossas dicas baseadas no Handbrake.

Handbrake: aplicativo para compactar videos

O Handbrake é uma das ferramentas mais populares que pode reduzir significativamente o tamanho do arquivo sem perder a qualidade. Escolhemos esse programa devido a três razões:

Pode converter vídeo de praticamente qualquer formato para qualquer formato

É grátis e de código aberto

Funciona no Windows, Mac e Linux

Como compactar um vídeo com o Handbrake?

Este tutorial ilustra como compactar um arquivo de vídeo para a Web em uma máquina Windows. Dependendo do seu arquivo de vídeo original, seguindo as instruções do tutorial, o tamanho do arquivo pode ser bem reduzido. Mas lembre-se de não compactar o vídeo demais para não perder muito do vídeo original.

Como comprimir um vídeo: passo a passo

Baixe e instale o Handbrake se você não o tiver. Dê um duplo clique no arquivo baixado para instalar o Handbrake, seguindo as instruções na tela.

Inicie o Handbrake. Não desanime com todos os botões e opções disponíveis, pois você normalmente só precisa usar alguns deles.

Compactação de vídeos

Compactar vídeos é bem fácil, só depende de um pouco de trabalho e o uso do programa certo. (Foto: MakeUseOf)

Clique em Source/Fonte -> Open File/Abrir Arquivo para selecionar o vídeo que você deseja compactar. Selecione o arquivo e, em seguida, clique em Abrir. Você pode ver o tamanho original do arquivo para comparação após a compressão feita pelo programa.

No Handbrake, em Destination/Destino, você pode decidir onde o arquivo compactado será salvo clicando em Browse/Pesquisar. Por padrão, ele é salvo na mesma pasta onde está o arquivo original. Você pode mudar para outro local, se necessário. Você é obrigado a fornecer um nome para o arquivo compactado. Para Configurações de saída, escolha MP$ ou outro formato de sua preferência, se não estiver selecionado, e selecione Otimizado para a Web ou outro tipo de otimização de sua escolha. Esse tipo de compressão é o melhor para compartilhamento em redes sociais e apps de mensagens de texto.

Clique em Vídeo e verifique se H.264 (X264) está selecionado.

Clique em Start/Iniciar para comprimir o vídeo. O botão Iniciar verde se tornará o botão vermelho Stop/Parar até que a compactação seja concluída. Quando está de volta ao verde. Você está pronto para ver o vídeo compactado. O arquivo de vídeo original será reduzido para um tamanho muito mais gerenciável. O processo de compactação para esse pequeno arquivo pode demorar um pouco, principalmente para arquivos maiores. Arquivos menores são compactados em muito menos tempo.

Este tutorial tem como objetivo apresentar os recursos básicos do Handbrake para quem quer compactar ou comprimir arquivos otimizados para a internet.

Handbrake tem muitos mais recursos que permitem que você altere o nível de compressão como por exemplo, definir a taxa de bits média (kbps). Além disso, você pode otimizar facilmente um vídeo para diferentes dispositivos, incluindo iPod, TV ou tablets Android. Recomendamos muito o uso o Handbrake principalmente para quem quer economizar espaço de armazenamento e continuar com vídeos com boa qualidade, ou que precisa compartilhar muitos vídeos com amigos e familiares.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!