Se você está trazendo imagens verticais do seu celular, procurando criar uma perspectiva única ou apenas quer corrigir um clipe torto, é bom saber como girar um vídeo. É fácil e existem até apps e programas específicos para essa finalidade. Abaixo, descrevemos o jeito mais simples de fazer essa mudança, e que funciona basicamente para qualquer aplicativo ou programa.

Abra um programa de edição para rotacionar o vídeo

Escolha um que seja simples de usar. A rotação é uma tarefa simples, mesmo que você nunca tenha editado um vídeo antes. Você pode usar editores de vídeo online, aplicativos para celulares e tablets ou programas de computador mesmo. Seja qual for sua escolha, o processo será bem semelhante. Seja para um vídeo horizontal que você quer colocar na vertical ou o inverso, um bom programa ou app sempre vai conseguir resolver o seu problema.

Encontre o o arquivo para poder virar o vídeo

Clique em “Importar Mídia”, “Abrir arquivo” ou algo parecido e procure o vídeo desejado. Você pode pegar um clipe do seu computador, smartphone, tablet, câmera ou rede. Clique em “Abrir” para adicioná-lo à sua bandeja de mídia.

Prepare-se para editar e girar um vídeo

Arraste seu vídeo da caixa de mídia para sua linha do tempo do programa ou já procure diretamente para a opção de rotacionar.

Clique o toque no vídeo no grande painel de visualização. No centro do vídeo, você verá dois círculos vazios. Passe o mouse sobre o círculo à direita até o cursor se transformar em um símbolo de rotação. Clique neste símbolo e mova o mouse para inclinar seu vídeo.

Outros programas podem ter a opção de rotacionar em um menu de “Edição” ou em opções disponíveis na tela principal do programa ou app.

Girar vídeos

Veja como girar um vídeo na edição e deixar no melhor formato para assistir. (Foto: MacUpdate)

Para uma rotação mais precisa, clique e segure o símbolo de rotação e mova o mouse para perto da borda externa do vídeo. Agora você tem um raio mais amplo para maior precisão nos movimentos de rotação. Isso é especialmente útil quando você está girando o vídeo de um smartphone ou tablet que foi tirado ligeiramente da horizontal.

Tem um ângulo específico em mente? Digite os graus (não há necessidade de girar à mão!). Selecione o vídeo no painel de visualização e clique no botão “Propriedades”. Sob o título “Rotação”, o eixo “Z” é onde você insere o número de graus. Dica: Coloque 90 ou 270 se quiser girar a imagem vertical para horizontal, ou 180 se quiser girar de cabeça para baixo.

Especialmente se você estiver transformando um vídeo horizontal em um vertical, talvez seja melhor cortar o clipe depois de girá-lo.

Pronto para começar a girar seu vídeo? Vários apps e programas permitem que você gire vídeos horizontalmente, verticalmente e tudo o que estiver no meio, para não mencionar colocar o vídeo de cabeça para baixo e invertido. Você ainda pode usar esses programas e apps para fazer as mais diversas edições e tornar seus vídeos muito mais criativos.

Ficou alguma dúvida sobre a edição do vídeo? Deixem nos comentários suas perguntas. Sua participação é muito importante para aprendermos com seus elogios, críticas, sugestões e perguntas. Não se esqueça de compartilhar esse artigo também com os amigos que precisam aprender um pouco mais sobre edição de vídeos.