Como outros itens eletrônicos, os televisores podem atrair poeira e ficarem marcados por defeitos, como impressões digitais de crianças. Felizmente, limpar sua TV de tela plana é um processo simples que não requer produtos químicos caros e especiais.

Embora o atual mercado de TV seja dominado por TVs LCD (LED) e OLED super-brilhantes, muitos de nós ainda temos aparelhos mais antigos, incluindo TVs de plasma, e até CRTVs – também chamadas de TVs de tubo, que começaram a desaparecer das casas modernos

Como limpar tela da TV de tubo?

Se você está limpando uma TV de tubo mais antiga, então você terá um pouco mais de flexibilidade, porque suas telas são feitas de vidro e podem ser limpas como outros itens de vidro em sua casa. Nessa instância, e somente nessa, não há problema em usar um limpador de janelas normal, sem muita preocupação.

Como limpar a tela da TV de LED: os cuidados

As TVs de LCD e LED, no entanto, são muito mais sensíveis e precisam ser cuidadosamente limpas para que as telas não fiquem riscadas ou danificadas. E, embora as TVs de plasma também tenham telas de vidro, os fabricantes muitas vezes aplicam um revestimento anti-reflexo sensível, de modo que devem ser tratados como uma TV LCD em vez de um aparelho de CRTV.

Para TVs OLED, o conselho é semelhante ao dos aparelhos LCD: Limpe com um pano macio e seco para evitar riscar a tela.

Em todos os casos, desligue a TV – ou até mesmo desconecte – antes da limpeza. Além de ser mais seguro para o conjunto, geralmente é mais fácil ver sujeira ou manchas nos dedos quando a tela está escura. Também dá à TV a chance de esfriar.

Se você tiver alguma dúvida sobre o tipo de TV que você tem, você pode sempre consultar o manual do proprietário. Quase todos eles, ou o site do fabricante, tem instruções para a melhor maneira de limpar seus aparelhos. Fazer algo que o manual do proprietário proíbe é uma boa maneira de anular sua garantia.

Passo a passo da limpeza sem produto para limpar tela de TV

As dicas abaixo funcionam para limpar a tela de TV sem a necessidade de usar produtos:

Comece com um pano seco e macio na tela

As telas podem arranhar facilmente, e até toalhas de papel ou papel higiênico contêm fibras que podem causar danos. Sua melhor aposta é usar um pano de microfibra macio e antiestático – o tipo usado para limpar óculos e lentes de câmera – e limpar em movimentos circulares. Às vezes, os fabricantes de televisores incluem um pano para essa finalidade. Limpe a tela com um pano seco para remover a poeira e outros detritos, mas não pressione com muita força.

Passe o pano ao redor do televisor

Você também pode limpar o gabinete da TV e certificar-se de que a poeira não esteja entupindo as aberturas que ajudam a dissipar o calor. Se a TV estiver em um suporte e não estiver presa à parede, faça a limpeza com uma mão enquanto segura a TV com a outra para evitar que o aparelho tombe. No entanto, recomendamos fortemente que todos os televisores montados sejam ancorados usando tiras anti-tombamento projetadas para esse fim.

Umedecendo o pano

Se houver manchas mais difíceis, você pode umedecer o pano levemente com água destilada e limpar suavemente a tela. Não borrife água diretamente na tela, o que poderia causar um choque ou falha do componente se pingar ou vazar no interior do aparelho. Para manchas realmente difíceis, você pode tentar usar uma solução de sabão muito suave, altamente diluída com água, mais uma vez aplicada ao pano e não à própria TV. (é recomendável uma proporção de 100:1 de água e sabão.) As telas de LCD, em particular, são muito sensíveis à pressão e podem arranhar facilmente, então não pressione muito. Se você usar um pano umedecido, passe por cima da tela mais uma vez com um pano seco para remover quaisquer redemoinhos ou riscos.

Limpeza de tela LCD e OLED

Limpar telas de LCD ou OLED é bem fácil, e não demanda o uso de produtos químicos caros. (Foto: HowStuffWorks)

Evite produtos químicos nocivos

Álcool e amônia, encontrados em limpadores de janelas, podem causar estragos em sua cara TV de tela plana, por isso não use produtos de limpeza que os tenham. Se você decidir usar um “limpador de tela”, algo que você realmente não precisa, escolha um que afirme claramente que não contém álcool ou amônia. Além disso, não use limpadores que contenham abrasivos que possam arranhar a tela.

Fuja dos kits de limpeza

Algumas lojas cobram caro  por um kit que inclui apenas um pano de microfibra e um pequeno frasco de solução de limpeza, uma solução que provavelmente é principalmente água. Em vez disso, compre o pano em uma loja de material de escritório ou online e use água destilada ou uma solução de sua própria autoria, conforme o nosso conselho acima. Se você optar por um kit, certifique-se de que ele diz que a solução não contém álcool, amônia ou acetona.

Não esqueça de limpar o controle remoto

Controles remotos não só podem ficar empoeirados, mas também abrigar um bom número de germes. (Pense em quantos dedos pressionaram os botões do controle remoto recentemente e se todos eles estão completamente limpos. Não vamos nem entrar na questão de tosses e espirros.)

Por segurança, é melhor remover as baterias do controle remoto antes de começar a limpeza. Em seguida, comece girando o controle remoto de cabeça para baixo, de modo que os botões fiquem voltados para o chão, e bata no controle remoto contra a palma da sua mão para remover quaisquer detritos que possam ter caído entre as teclas ou botões. Em seguida, limpe o controle remoto inteiro com um pano macio que tenha sido borrifado com um pouquinho de álcool diluído em água. Mais uma vez, o pano deve estar úmido, não molhado.

Para limpar em volta dos botões, você pode usar um cotonete embebido com a mistura álcool / água. Resíduos mais teimosos alojados mais profundamente nas chaves podem ser desalojados com uma escova de dentes seca ou um palito de madeira.

Por último, limpe novamente todo o controle remoto com um pano seco e macio e reinstale as baterias.

Ficou alguma dúvida sobre a limpeza de televisores? Deixem nos comentários suas perguntas!