Existem vários tipos de materiais usados ​​para escultura, todos variando em termos de manuseio e acabamento. A argila de modelagem à base de óleo pode parecer não refinada e ser complicada para trabalhos detalhados, mas permanece suave e viável, o que a torna boa para praticar com, além de barata. A argila de modelagem de base polimérica é igualmente macia e pode ser cozida em forno doméstico para fixar uma composição. Pode ser propenso a rachar, no entanto.

O outro tipo principal é a cerâmica ou argila “de fogo” – uma substância à base de água que pode ser moldada e queimada a temperaturas superiores a 250° C para permanecer firme. Este é o método usado para criar cerâmica doméstica. A argila à base de água é muitas vezes moldada em uma roda de oleiro, mas de longe a maneira mais fácil de criar as formas desejadas é usando técnicas de construção manual.

Como fazer uma escultura?

Trabalhar em três dimensões levará algum tempo para se acostumar. Se você estiver criando uma escultura 3D para sua casa, considere a direção em que ela será mais comumente vista e tente garantir que, se sua primeira tentativa não for perfeita de todos os ângulos, ela terá uma boa aparência. A outra alternativa é tentar uma escultura em relevo, construindo formas em uma laje plana de argila que não será vista de todos os lados.

Aqui estão cinco dicas úteis para ajudá-lo a começar a trabalhar com esculturas usando materiais baratos, como a argila.

Visualize a escultura final em 3D

Antes de começar, é sempre uma boa ideia ter uma ideia clara de como você deseja que a escultura final se torne. Faça esboços de vários pontos de vista e projeções imaginários. Considere as dimensões das formas principais e as proporções entre os comprimentos. Transforme visões de duas dimensões para 3 dimensões, adicionando o elemento de profundidade a todos os lados da escultura

Teste a maleabilidade do material

O material seco será difícil de trabalhar, mas é fácil testar se ele está maleável o suficiente antes de começar. Retire um pequeno pedaço do bloco que você pretende usar e enrole-o em sua mão até formar um cilindro, com cerca de 1 cm de diâmetro e cerca de 10 cm de comprimento. Dobre o cilindro duplo. Se dobrar suavemente, deve ser utilizável; se rachar, tente adicionar mais água ou aquecer o material, dependendo das instruções que foram dadas pelo fabricante para deixar a peça maleável.

Como esculpir

Esculturas são para todos, em todos os níveis de conhecimento. Para começar, é só dar o primeiro passo. (Foto: Getty Images)

Faça a blocagem do desenho 3D

Ao começar uma escultura, é preciso começar pela blocagem. A blocagem nada mais é que criar a escultura a partir de formas geométricas simples. por exemplo, um rosto pode ser dividido em círculos, triângulos e quadrados, além de outras formas geométricas simples. A partir dessas formas é que você fará seu trabalho mais detalhado e com cuidado para formar sua escultura final. Não se preocupe se suas primeiras esculturas saírem muito “brutas”. A tendência, com a prática e os estudos de formas e anatomia, é que seus desenhos vão ficando cada vez melhores.

Evite formas salientes nas suas primeiras esculturas

Você pode ter visto escultores mais avançados criarem figuras com pernas estendidas, mas as chances são de que eles terão usado esqueletos de longas estruturas metálicas que suportam o peso do material. Barras de latão, fios de alumínio e outros materiais mais resistentes podem ser usados, mas muitas vezes é mais fácil praticar com formas mais contidas. Comece pelo mais simples antes de se complicar.

Procure um estúdio local para fazer aulas

Enquanto algumas habilidades de arte podem ser aprendidas através da observação e prática, os aspectos mais avançados da escultura podem ser complicados e precisam de orientação especializada. Fique atento a cursos ou estúdios locais em fóruns, redes sociais ou classificados e inscreva-se para descobrir mais e para testar sua mão para terminar sua obra.

Completou uma obra-prima recentemente? Está enfrentando algum desafio na sua primeira escultura? Deixe nos comentários suas perguntas e dúvidas e te ajudaremos na escultura perfeita.