Uma ferramenta de desenho técnico denominada compasso de desenho é usada para desenhar círculos ou arcos. Também pode ser usado para medir distâncias ou distâncias mais precisas nos mapas. Além disso, os compassos de desenho são usadas na navegação, matemática, redação e muitas outras disciplinas.

O que é um compasso?

Materiais dos quais são feitos os compassos são geralmente de plástico ou metal. O compasso de desenho tem duas partes conectadas por uma dobradiça, de modo que o raio do círculo desenhado pode ser ajustado e alterado. Geralmente no final de uma parte é uma agulha e no final da outra é um lápis.

Primeiros compassos de desenho foram encontrados na escavação arqueológica da Roma antiga. Cada compasso de desenho antes do século XVIII não tinha uma caneta, mas sim uma agulha, por isso arranha a superfície. No século XX, os compassos de desenho foram amplamente difundidos em todo o mundo.

Hoje, por causa do desenvolvimento de software de desenho assistido por computador ou uso de CAD de compasso de desenho é reduzido, mas ainda encontra seu uso em escolas e faculdades no ensino de desenho técnico e geometria.

Como usar um compasso?

A alça de um compasso de desenho tem cerca de 1,25 centímetros de comprimento e os usuários podem segurá-la entre o polegar e o indicador.

Compasso de medição pode ter dois tipos diferentes de pernas. Um tipo é a perna ajustável que serve de suporte para uma agulha, e outra é uma perna imóvel imóvel que serve para ajustes nos círculos de desenho. Há também um parafuso em uma dobradiça que mantém as duas pernas em posição. Essa dobradiça também é ajustável e o compasso será mais precisa se o parafuso estiver apertado. Em uma perna firme de um compasso de desenho é um bordado. A função de uma agulha é o ponto central de um círculo desenhado. O objetivo do lápis é desenhar um círculo em um material. Há também uma porca que é usada para ajustar a ponta do lápis para estar no lugar.

O compasso de desenho pode desenhar círculos em um material específico (madeira, metal, plástico …) colocando uma agulha no centro de um círculo que deve ser desenhado e girando-o, mantendo o mesmo ângulo na dobradiça. Se a dobradiça é movida, o raio de um círculo pode ser ajustado.

Compassos também podem ser usadas para medir distâncias em mapas. Esses compassos são chamados de compassos divisores e têm duas agulhas em vez de uma. A medição pode ser feita medindo quantas vezes o compasso fixo pode se encaixar em alguma distância.

Tipos de compasso de desenho

Existem algumas variantes de compasso de desenho.

Compasso de feixe

Um compasso de feire é usado para desenhar círculos maiores do que os feitos por um compasso comum. Possui uma ponta para colocar a parte que inscreve no material, uma barra d emadeira ou ferro onde essa ponta pode deslizar, e uma ponta que serve de apoio.

Compasso de carpinteiro

Este tipo de compasso é o mais simples em forma. O compasso é usado pelos carpinteiros para riscar um círculo em vez de desenhá-lo.

Compasso divisor

Esses tipos de divisores são feitos de aço forjado e também são usados ​​para descrever círculos. Os divisores de pernas soltas também fornecem medidas repetitivas com precisão particular, pois podem ser ajustados com roscas.

Compasso proporcional

O compasso proporcional foi usado do século XVI ao século XIX pelos militares para fazer cálculos. É uma ferramenta que consiste em duas réguas que são de igual comprimento e unidas por uma dobradiça.

Usar um compasso

Aprenda a usar um compasso para desenhar curvas e círculos com precisão. (Foto: HowToGetCreative.com)

Como usar um compasso de desenho?

Os desenhistas, artistas e arquitetos usam compassos de desenho ao criar esquemas ou representações arquitetônicas. Compassos de desenho ajudam muito no desenho de círculos ou na criação de um arco. Antes dos computadores, os compassos de desenho eram ferramentas necessárias para classes iniciais em geometria plana. O compasso é feito de metal com dois braços, um que segura um pequeno lápis ou chumbo, e outro, terminando em uma agulha, que se fixa no centro do círculo a ser desenhado. Usar uma bússola de desenho não requer habilidades especiais, mas é preciso uma mão firme. Compre uma bússola de desenho onde a arte ou o material de desenho são vendidos.

Obtenha várias folhas de papel e coloque uma sobre a mesa à sua frente.

Pegue e examine a compassos para entender como ela funciona. Mova e ajuste os dois braços da bússola, o lado que segura o chumbo ou o lápis e o lado a partir do qual a agulha brota. Olhe para a dobradiça e observe qualquer marca lá. Algumas bússolas mostram uma escala de medição semelhante à encontrada em uma régua, embora as marcações sejam muito menores.

Defina o ponto da dobradiça para a marca de 2,5 cm.

Agarre a alça da compassos acima da dobradiça usando o polegar e o indicador da sua mão dominante.

Posicione a agulha do ombro no centro da página.

Deixe que o lápis passe ao longo da página, usando um movimento de varredura ao girar a alça da compassos, certificando-se de que a agulha permaneça em um ponto fixo. Conforme você gira a compassos em torno desse ponto, o dispositivo desenha um círculo completo. A medida acima de 2,5 cm é igual ao raio do círculo desenhado. Um círculo com um raio de 2,5 cm terá um diâmetro de 5 cm.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!