O gelo seco é a forma sólida do dióxido de carbono. É extremamente frio e sublima em gás carbônico, por isso é útil para uma ampla variedade de projetos. Embora seja quase certamente mais barato obter gelo seco de uma loja, é possível fazê-lo usando um extintor de CO2 ou dióxido de carbono pressurizado em um tanque ou cartucho.

Você pode obter dióxido de carbono em vários tipos de lojas, como lojas de materiais de construção, materiais químicos e lojas de materiais para cozinhas industriais, ou você pode encomendá-lo online. Mas é completamente possível fazer gelo seco em casa.

Como fazer gelo seco em casa: materiais

Para fazer gelo seco em casa, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Extintor de CO2 ou tanque de dióxido de carbono.
  • Bolsa de pano
  • Luvas pesadas.
  • Fita adesiva (opcional)

Extintores de dióxido de carbono são rotulados como tal. Se um extintor de incêndio não especificar “dióxido de carbono”, suponha que contenha outra coisa e não funcione para este projeto.

Não use extintores de prédios, pois isto pode ser um crime. Compre ou obtenha um. Um extintor vencido pode ser esvaziado para ser enviado para a recarga sem problemas.

Gelo seco caseiro

Crie gelo seco em casa para usar e se divertir de diversas maneiras. (Foto: Long Beach Ice)

Como fabricar gelo seco: passos

Tudo o que você precisa fazer é liberar a pressão do gás e coletar o gelo seco. O motivo pelo qual você usa um saco de pano é que ele permite que o gás de dióxido de carbono escape, deixando apenas o gelo seco.

Coloque as luvas resistentes. O gelo seco pode, com o frio extremo, queimar suas mãos. Portanto você quer proteger suas mãos de queimaduras de frios graves.

Coloque o bocal para o extintor de incêndio ou o tanque de CO2 dentro do saco de pano.

Prenda a mão enluvada na boca da bolsa ou prenda a fita no bocal. Mantenha sua mão enluvada longe do bocal.

Descarregue o extintor de incêndio ou, se estiver usando um recipiente de CO2, abra parcialmente a válvula. O gelo seco começará imediatamente a se formar no saco.

Desligue o extintor de incêndio ou feche a válvula.

Agite suavemente a bolsa para retirar o gelo seco do bocal. Você pode remover a bolsa e usar o gelo seco.

Gelo seco sublima rapidamente, mas você pode estender o tempo que dura armazenando o saco no freezer.

Precauções de segurança com a receita de gelo seco

O gelo seco congela a pele em contato. Seja especialmente cuidadoso ao manter a mão longe da boca do extintor de incêndio ou da saída do tanque de CO2.

Não coma gelo seco. Se você usar o gelo seco para refrigerar bebidas, tome cuidado para não deixá-lo na boca. Gelo seco não é comestível.

O gelo seco gera pressão à medida que sublima. Não guarde gelo seco em um recipiente vedado ou pode estourar.

Recomendamos, sendo muito mais prático e barato, que você compre o gelo seco pronto. Pesquisando um pouco, você pode encontrar sacos de gelo seco baratos para usar para diversas finalidades e experimentos.

Você já fez gelo seco em casa? Como fez o gelo seco? Quais experimentos fez com o gelo seco? Deixem nos comentários suas sugestões de usos e experimentos com gelo seco, além de suas próprias receitas para fazer.