Os projetos da feira de ciências oferecem a oportunidade de experimentar ciências e biologia por meio de atividades práticas. Para garantir que você tenha um ótimo projeto de biologia, é importante que você entenda primeiro a biologia e o método científico. Simplificando, a biologia é o estudo da vida.

A vida está à nossa volta, o que significa que existem enormes possibilidades quando se considera um projeto de ciências biológicas. Utilizamos o método científico como meio de estudar ciências e biologia. A investigação científica começa com uma observação seguida pela formulação de uma pergunta sobre o que foi observado. Em seguida, vem a criação de um experimento científico para responder à pergunta colocada.

Como encontrar experimentos de biologia?

Então, de onde você tira idéias para projetos da feira de ciências em biologia? A resposta é de quase qualquer lugar. A chave é começar com uma pergunta para a qual você gostaria de encontrar uma resposta e usar o método científico para ajudá-lo. Ao escolher um tópico do projeto da feira de ciências, certifique-se de selecionar um tópico do seu interesse. Em seguida, restrinja esse tópico a uma pergunta específica.

Abaixo, você encontrará idéias de projetos para feiras de ciências relacionadas principalmente à biologia. Lembre-se de que essas amostras são destinadas a dar orientação e idéias. É importante que você faça o trabalho sozinho e não apenas copie o material. Além disso, certifique-se de conhecer todas as regras e regulamentos para sua feira de ciências em particular antes de iniciar seu projeto.

Experimentos de ciências com plantas

As plantas são importantes para a vida como a conhecemos. Eles fornecem tudo, desde comida, roupas e abrigo a remédios e combustível. Os projetos de plantas são populares porque as plantas são abundantes, baratas e relativamente fáceis de estudar durante a experimentação. Essas experiências permitem que você aprenda sobre os processos das plantas e os fatores ambientais que afetam a vida da planta.

Aprenda sobre química do solo com exemplos de projetos sobre ciência de plantas e composição química do solo. Há também diversas experiências divertidas, fáceis e interessantes com pipoca, para quem quiser um experimento mais fácil.

Feiras de ciências

Escolhe um bom projeto de biologia e aproveite melhor sua feira de ciências. (Foto: The Journal)

Projetos de experimentos com o corpo humano

Se você já se perguntou como o corpo funciona ou sobre todos os processos biológicos que mantêm o corpo funcionando, considere um projeto científico sobre o corpo humano. Esses projetos permitem que você obtenha um melhor conhecimento de como o corpo funciona e também fornece informações sobre o comportamento humano.

Se seu interesse é por processos biológicos e comportamento humano, há recursos com várias idéias para projetos no corpo humano, incluindo o estudo dos efeitos da música, temperatura e videogames no humor. Há experimentos também como os do pulmão artificial, simples e fácil de fazer.

Experimentos de neurociência para crianças tem também uma bela coleção de experimentos relacionados à neurociência. Inclui projetos que lidam com reflexos, sistema nervoso, ritmos biológicos e muito mais.

Encontre várias idéias para realizar projetos sobre cabelo. Os tópicos incluem taxas de crescimento de cabelo e gerenciamento de perda de cabelo.

Idéias de projetos de ciências com animais

Os projetos de ciências animais nos permitem entender vários aspectos da vida animal. Eles fornecem informações sobre anatomia, comportamento e até informações sobre os processos biológicos humanos. Antes de decidir fazer um projeto animal, certifique-se de obter permissão e evitar a crueldade animal. Algumas feiras de ciências não permitem experimentos com animais, enquanto outras possuem regulamentos estritos para o uso de animais.

Encontre ótimas idéias para projetos que envolvem insetos, pássaros, anfíbios, peixes e mamíferos. Descubra como a luz, a poluição e os campos magnéticos afetam os animais.

Pesquisando suas idéias de projetos científicos

Depois de ter uma ideia e um tópico para o seu projeto de ciências, você deve pesquisar o seu tópico. A pesquisa envolve descobrir tudo o que puder sobre os princípios científicos envolvidos com a ideia do seu projeto. Existem vários recursos disponíveis para pesquisar seu projeto da feira de ciências. Algumas delas incluem a biblioteca local, livros e revistas científicas, fontes de notícias científicas da Internet e professores ou educadores. A coisa mais útil que você pode fazer ao pesquisar seu projeto é fazer anotações excelentes.

Registre referências para os livros e outros materiais que você usou em sua pesquisa.

Faça anotações sobre experiências simples nas quais basear sua experiência.

Faça anotações nos diagramas usados ​​em experimentos semelhantes.

Registre as observações de outros experimentos.

Faça anotações em amostras de diários e outros meios para coletar dados.

Faça listas de materiais que você pode querer solicitar e seus fornecedores.

É importante acompanhar todos os recursos utilizados em sua pesquisa, pois esses materiais de origem serão necessários para listar na bibliografia o relatório do projeto da feira de ciências.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!