Este artigo presta uma homenagem a várias árvores que conseguiram sobreviver e prosperar ao longo de milhares de anos. Inclui as maiores árvores que nosso planeta já viu. Seja a mais velha, a mais alta, ou a de maior volume, vamos falar sobre as maiores árvores que nosso planeta já viu.

A árvore mais antiga do mundo: Old Tjikko (9.550 anos)

Acredita-se que a árvore clonal individual mais antiga do mundo tenha 9.550 anos. Este árvore da Noruega está localizado na montanha Fulufjället Mountain na província Dalarna, na Suécia, Noruega. A árvore foi descoberta por um professor de Geografia Física, Leif Kullman. Ela o apelidou de “Old Tjikko” em homenagem a seu cachorro.

À primeira vista, essa árvore de 5 metros de altura pode não parecer o mais antigo organismo vivo conhecido, mas não deixe seu tamanho enganar você! Ao longo de milhares de anos, esse sujeito se adaptou com sucesso a todas as mudanças climáticas que afetaram a área em que reside.

Acredita-se que a Velha Tjikko tenha sobrevivido por tanto tempo principalmente por causa de dois processos: clonagem vegetativa e estratificação. Durante a clonagem vegetativa, o tronco da árvore pode morrer a cada poucas centenas de anos (mais ou menos, 600 neste caso), mas o sistema radicular pode sobreviver por milhares de anos. A estratificação ocorre quando um dos galhos toca o chão e, eventualmente, “se transforma em raiz”.

Os cientistas também localizaram várias outras árvores na área, todas com mais de 8.000 anos de idade – verdadeiramente impressionantes!

A árvore não clonal mais antiga do mundo: Matusalém (4.845 anos)

Matusalém é um tipo de pinheiro que cresce alto nas Montanhas Brancas do Condado de Inyo, no leste da Califórnia. Foi nomeado após um dos personagens mais longínquos da Bíblia, que viveu quase mil anos.

Ao contrário do Tjikko que sobreviveu pela “clonagem”, acredita-se que o Methuselah seja a árvore / organismo não-clonal vivo mais antigo. Foi testado dendrocronologicamente (contando anéis de árvores) e, a partir de 2012, e a árvore tinha 4.845 anos!

Maiores árvores do mundo

As sequoias são as maiores árvores do mundo, e a General Sherman é a maior árvore, em volume, no planeta. (Foto: NH99)

A árvore mais alta do mundo: Hyperion (115,6 metros)

A Hyperion foi descoberto em 25 de agosto de 2006 pelos naturalistas Chris Atkins e Michael Taylor em uma região remota dos Parques Nacionais e Estaduais de Redwood (Califórnia, EUA) e acredita-se que tenha entre 700 e 800 anos de idade. A árvore está medindo atualmente em 115,6 metros.

Embora várias outras árvores tenham sido registradas como sendo mais altas que o Hyperion, a maioria delas caiu para o desmatamento pesado de meados / início dos anos 60 da região de Redwood. De fato, mais de 90% das florestas antigas do estado foram derrubadas até 1978, quando a área foi comprada e ampliada para um parque nacional. As pessoas especulam que milhares de árvores – algumas ainda maiores e mais altas que o Hyperion – foram derrubadas durante os turnos de extração de madeira das décadas de 60 e 70.

A localização exata desta árvore, como todas as outras árvores raras, é mantida em segredo e apenas 3 grupos de pessoas foram capazes de encontrá-la e documentá-la.

Infelizmente, a maioria das fotos do Hyperion parece ter sido tirada com uma câmera de celular. Mas, para você ter uma ideia do tamanho real dessa árvore, confira a titular do título “árvore mais alta do mundo” anterior, que é a Gigante Stratosphere e é mais baixa que a hyperion. Você encontrará uma foto com os alpinistas subindo nela, para comparação.

A maior árvore do mundo em termos de volume: General Sherman

Embora existam muitas outras árvores mais altas e mais largas em sua base, elas não são compatíveis com a infame árvore General Sherman. Essa árvore supera qualquer coisa que viva neste planeta por seu grande volume (excluindo galhos) e é considerada o maior organismo vivo do planeta.

Estima-se que a árvore tenha cerca de 2.300-2.700 anos. Ela sobreviveu a vários incêndios, às mudanças climáticas e – felizmente – ao homem moderno.

Com um peso estimado de cerca de 1.385 toneladas, 83,8 m de altura e 11,1 m de diâmetro (na base), este é o ser vivo que mais cresceu na Terra.

O tronco de árvore mais largo do mundo: Arbol del Tule Tree

El Árbol del Tule (espanhol para A Árvore de Tule) é um cipreste localizado no centro da cidade de Santa María del Tule, no estado mexicano de Oaxaca. A cidade recebeu o nome dessa árvore!

Com aproximadamente 1.400 anos (algumas fontes dizem mais de 2.000), acredita-se que esta árvore tenha o tronco de árvore mais largo do mundo, com um diâmetro de 11,62 m . Havia especulações sobre se o tronco era composto por várias árvores, mas após cuidadoso exame de DNA, foi determinado que se tratava de uma única árvore.

Infelizmente, no início dos anos 90, descobriu-se que a árvore está morrendo lentamente devido à poluição pesada (mais de 8.000 carros passam por uma rodovia próxima) e à escassez de água. Esta árvore pode ser salva? Considerando que ela conseguiu permanecer vivo por 1.400 anos, a resposta é sim.

Quais outras árvores grandes você conhece? Quais árvores famosas já visitou?