Quando você fica no meio de um playground ou sentado na sala de aula, há um imenso peso sobre sua cabeça, mas você não o sente! Esse é o peso da atmosfera, ou do ar, como o conhecemos. Então mesmo que você não possa vê-lo, ele continua tendo aspectos físicos como cheiro e também, peso. Mas qual é o peso do ar?

Composição do ar

Composto de nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono e outros gases, envolve a terra como um envelope. E se estende quase mil quilômetros acima da superfície da Terra.

Como todas as outras substâncias, o ar também tem peso. Imagine, na verdade, estamos falando de uma coluna de ar de mil quilômetros de altura acima de nossas cabeças. Isso é conhecido como pressão atmosférica. Essas substâncias, assim como diversas outras partículas, se espalham pela atmosfera e seu lar.

Peso do ar

O ar pode ser pesado com experimentos ou com o equipamento apropriado. (Foto: Amazon.in)

Por que nossos ossos não são esmagados com o peso do ar?

Nossos corpos têm uma pressão interna, que contraria a pressão atmosférica e, no processo, a equilibra. Essa pressão interna é essencial para a nossa sobrevivência.

Uma pequena mudança na pressão atmosférica pode nos fazer sentir doentes. Esta é a razão pela qual os alpinistas adoecem em grandes altitudes. À medida que subimos, o ar se torna fino e, portanto, a pressão atmosférica também diminui.

É um dos motivos para muitos esportistas precisam de alguns dias de adaptação quando vão competir em lugares de altitude maior. Isso permite que o corpo dos esportistas se adapte.

Quanto pesa o ar?

Primeiro, precisamos entender como o ar é pesado. Ele é medido como peso da atmosfera para uma determinada área. Ou, a quantidade de peso em uma área pequena, como um centímetro. Em 1643, Evangelista Torricelli, um matemático italiano, inventou um instrumento para medir a pressão atmosférica. É chamado de barômetro. E é, basicamente, uma balança para que possamos pesar o ar atmosférico.

Um barômetro consiste em um tubo vazio do qual o ar foi retirado. Este tubo é invertido em um prato de mercúrio. Como o prato de mercúrio é submetido à pressão do ar acima dele, parte do mercúrio é empurrada para dentro do tubo.

O nível em que o mercúrio sobe é medido em polegadas e isso indica a pressão atmosférica. Em um dia claro (nuvens e ventos fortes podem alterar a pressão atmosférica), ao nível do mar, o mercúrio sobe a uma altura de 29,792 polegadas (76 centímetros) em um barômetro. Isso é igual a 14,70 libras (6,6 kg) por polegada quadrada de área. Portanto, ao nível do mar, carregamos cerca de 6,6 kg de peso em cada centímetro do corpo.

Experimentos de física para pesar o ar

Você pode pesar o ar com experimentos simples de física. Usando 3 cordas, uma vareta e dois balões, você pode pesar os balões. Meça a distância entre as pontas da vareta e marque o meio dela. Amarre uma cordinha no meio da vareta. e duas outras cordas nas pontas. Verifique se a vareta fica reta ao puxar pela cordinha no meio, garantindo que está tudo equilibrado.

Encha então um dos balões com mais ar, e outro com menos ar. Coloque nas pontas das varetas. Você estará então medindo o peso do ar em cada um dos balões.

Simples, e prático. E que outros experimentos vocês acham legais?