Akira Yoshizawa – O mestre do Origami!
Quem gosta de origami certamente já ouviu falar do mestre Akira Yoshizawa, nascido em Kaminokawa, cidade ao norte de Tóquio, em 14 de março de 1911. Akira Yoshizawa faleceu aos 94 anos de idade exatamente em 14 de março de 2005, dia de seu aniversário. Hoje, 14/03/2012, ele completaria 101 anos de idade.
Durante sua infância ele aprendeu origami por conta própria até que se mudou para aos 13 anos trabalhar em uma fábrica em Tóquio. Ao ser promovido na fábrica já aos 20 anos de idade, passou a utilizar o origami com fins didáticos para ensinar geometria a novos funcionários.
Leia também
O tempo passou e Akira Yoshizawa se envolveu cada vez mais com o mundo dos origamis, maneira pela qual ganhou a vida. De acordo com uma estimativa feita por ele mesmo, Akira Yoshizawa já havia criado mais de 50.000 modelos de origami sendo que algumas centenas foram diagramados e publicados em seus 18 livros.
Akira Yoshizawa trabalhou também como embaixador de cultura internacional no Japão e recebeu em 1983 o título Order of the Rising Sun, uma das principais condecorações dadas a cidadãos japoneses que se destacam com algum tipo de mérito.
A foto abaixo é de Akira Yoshizawa.
Imaginação é algo essencial na criação de origamis e quase tudo pode ser criado com esta técnica milenar de dobrar o papel.
Nesta outra imagem você pode ver Akira Yoshizawa cercado de vários origamis de diversos animais.
Agora que já sabe um pouco mais sobre a vida a história de um dos mestres do origami, que tal tentar fazer alguns? Há vários livros e materiais que ensinam a fazer origami! Dê uma olhada como são legais!
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, jogos, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!