Roda de carro é um produto que tem que ser resistente. E põe resistente nisso! Imagine os impactos e a variação de temperatura a que estão constantemente sujeitas!

Roda já virou um acessório automotivo! As vezes há quem abra mão da segurança para colocar uma roda chamativa no carro. Tem gente que não gosta nem de ver as feiosas rodas de ferro, mesmo disfarçadas com suas calotas cada mais sofisticadas.

Hoje em dia temos todo de rodas: roda de magnésio, roda de alumínio, roda de liga leve, roda de plástico… Quê??? Roda de plástico? É isso mesmo.

Rodas de plástico para carros

Agora, uma equipe de engenheiros alemães está tentando colocar no mercado rodas de plástico, especialmente para carros tunados, pois podem ser fabricadas em formatos e cores diversas, devido à sua diferente tecnologia de fabricação.

Jogo de rodas de plástico para carros

Rodas de plástico para carros podem ser tão resistente quanto rodas normais. Basta escolher uma boa marca feita com um plástico resistente de qualidade. (Foto: lifestylesdefined.com)

Estas rodas ainda não podem ser usadas na linha de produção de novos carros, pois ainda é necessário fazer muitos testes. Porém, os protótipos fabricados já rodaram en torno de 250.000 quilômetros e estão indo bem. Tá certo que isso foi feito nas ruas européias, mas já é um bom sinal.

A grande vantagem das rodas de plástico é a sua leveza, custo e facilidade de produção. Devem ser até mais leves do que as rodas de liga leve.

Mas antes que as rodas cheguem ao mercado, devem ser criadas normas de segurança específicas para este novo produto, o que pode demorar um pouco.

Os engenheiros que fizeram esta arte são do Fraunhofer Institute.