Um “meme” é um símbolo de uma idéia cultural ou social viralmente transmitida. Um meme se comporta como uma gripe ou um vírus de resfriado, viajando de pessoa para pessoa rapidamente, mas transmitindo uma idéia em vez de uma forma de vida.

Historicamente, um meme é um “pacote de cultura” discreto, que iria viajar através do boca a boca, geralmente como uma história fascinante, uma fábula/parábola, uma piada, ou uma expressão da fala. Hoje, memes viajam muito mais rápido do que a fala simples. Com a internet, os e-mails, mensagens instantâneas, redes sociais e links de páginas web, memes agora viajam instantaneamente ao redor do mundo.

Memes de internet mais modernos são centrados mais comumente em formatos de humor/comédia. O  humor normalmente atinge a maioria das pessoas, e é mais atraente para transmitir aos outros. Mas memes da internet podem também ser sobre choque de valores e drama. Outros memes são mitos urbanos que trazem algum tipo de lição de vida. Alguns memes da internet são sobre conteúdos profundos, envolvendo comentários sociais e absurdos intelectuais. Em alguns casos, um meme pode se tornar uma expressão coloquial, bem como uma curiosidade viral”. Em todos os casos, um pacote cultural ou experiência pessoal se espalha entre as pessoas como se fosse um vírus.

Ilustrações de memes famosos

Estes desenhos estão entre os mais famosos memes. Da esquerda para a direita, no sentido horário: me gusta, lol, fuuu, forever alone, ok e troll face. (Foto: kaplaninternational.com)

A maioria dos memes da internet são transmitidos por adolescentes e pós-adolescentes. Isto é em grande parte porque estas duas faixas demográficas gostam de trocar mensagens e têm uma curiosidade sobre memes lúdicos. Mas hoje, a idade média dos transmissores de meme aumentou, com usuários de mais de 30 anos de idade descobrindo as risadas e o humor com o encaminhamento de memes para seus amigos.

A palavra “meme” foi introduzida pela primeira vez pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins, em 1976. “Meme” vem da palavra grega “mimema” (“algo imitado”, segundo o dicionário). Dawkins descreve os memes como sendo uma forma de propagação cultural, uma forma das pessoas transmitirem memórias sociais e idéias culturais entre si, não muito diferente da maneira que o DNA e a vida se espalham de local para local, uma idéia meme também vai viajar de mente para mente.

A Internet, em virtude de sua comunicação instantânea, é o meio que possibilitou os memes modernos serem espalhados pelos vários computadores e mentes ao redor do mundo. Seja um link para um vídeo do YouTube de Rick Astley, um arquivo anexo com um filme Stars Wars Kid, uma assinatura de e-mail com uma citação sobre Chuck Norris, são alguns exemplos de símbolos memes modernos e a cultura se espalhando através da mídia online.

A maior parte dos memes da internet vai continuar a ser humor e curiosidades, já que a atenção das pessoas se agarram mais rapidamente ao conteúdo comédia mais do que memes mais profundos. Mas como os usuários se tornam mais sofisticados em seus pensamentos, é de se esperar que os memes se tornem progressivamente mais intelectuais e filosóficos com o tempo, ou demandando um conhecimento maior de cultura geral e cultura pop.