Quando você vai ao cinema, uma pergunta que tem se tornado cada vez mais comum é: vamos assistir o filme em 3D ou 2D? Muitos querem a experiência do 3D por conta de todo o marketing em cima da tecnologia. Outros, acham que cansa a vista e não vale tanto a pena. Existe uma fórmula ou regra para saber quando é melhor assistir um filme em 2D ou 3D?

Alguns cinemas no Brasil tem a tecnologia IMAX. Quando você for assistir um filme em um cinema desses, tenha certeza absoluta que seja ele 3D ou 2D a experiência será diferente de tudo com o que você está acostumado. São 30 metros de tela, além de cadeiras confortáveis e que te deixam de frente para o filme, além de um sistema de som que te deixará com vontade de assistir filmes apenas neste formato. Mas se você é como a maioria dos brasileiros, essa tecnologia ainda está longe de sua casa e você tem que se perguntar se quer o filme em 2D ou 3D.

Antes de ir assistir a um filme que tenha as duas opções, pesquise na internet para saber se ele foi filmado em 3D ou foi convertido posteriormente para 3D. No primeiro caso, a filmagem em 3D possibilita que o diretor trabalhe melhor as cenas e torne a experiência mais imersiva. Podemos tomar como exemplos os filmes Avatar e Tron: O Legado. Já filmes convertidos para o 3D normalmente ficam com cenas confusas e um 3D com efeitos muito ruins, como foi o caso dos filmes Thor e Os Vingadores.

Filmes 3D ou 2D?

Além do seu gosto pessoal por filmes, leve em consideração também a tecnologia utilizada na filmagem dos filmes para saber quando é melhor um filme 3D ou um 2D. (Foto: boingboing.net)

Algumas pessoas também prefere o filme em 2D por conta do 3D cansar um pouco a visão. Aí entra a parte do gosto pessoal. Eu, por exemplo, só assisto filmes 3D que tenho certeza de que foram filmados utilizando câmeras 3D. Qualquer outro filme, eu assisto em 2D, porque acho um absurdo pagar a mais por um 3D de má qualidade, apenas para dar mais dinheiro para os estúdios cinematográficos.

Animações e desenhos animados fica a seu cargo assistir em 3D ou 2D, pois ambas opções terão uma boa qualidade e serão uma experiência imersiva.

Esperamos tê-lo ajudado em sua próxima visita aos cinemas ou na compra do seu próximo Blu-Ray.