GTA V está quase chegando. Será um dos últimos grandes games a ser lançado para as plataformas atuais apenas, fechando com chave de ouro esta geração de videogames. Mas GTA marcou história e tem seu lugar para sempre no coração dos jogadores. E nada melhor do que prestar uma homenagem e, ao mesmo tempo, preparar terreno para o novo GTA que está chegando com alguns fatos sobre a série que você nem imaginava que existissem.

GTA existe por causa de uma falha em um jogo diferente

Quando jogando como um ladrão no jogo Race ‘N Chase, algo como um polícia e ladrão mais moderno, houve uma falha que fazia com que os carros da polícia te fizessem sair da estrada ao invés de simplesmente te prender. A falha da inteligência artificial do jogo foi tão popular entre os jogadores teste que o jogo foi refeito para atender a esta demanda, dando origem aos primeiros GTA (sim, aquele com visão de cima).

O mapa de GTA V tem o dobro do tamanho da ilha da Manhattan da vida real

Se você já jogou Red Dead Redemption, outro sucesso da Rockstar, sabe que o mapa do jogo é gigantesco. GTA V vai ter um mapa maior do que o de Red Dead Redemption, GTA IV e GTA: San Andreas somados! Isso é muito coisa e dá mais do que o dobro da ilha de Manhattan. Só para você ter uma idéia, são aproximadamente 129 km² no jogo contra 64 km² para a ilha de Manhattan. Você com certeza vai ter muito a explorar com este jogo.

Ações judiciais contra a franquia somam um total de mais de US $ 1 bilhão

GTA é um jogo muito polêmico e um dos títulos que incita os movimentos anti-jogos a relatarem que jogos como este são os motivos de maior violência no mundo, ao invés de culpar todo o sistema, a educação. Mas não estamos aqui para falar disso. Basta um adolescente ou criança se envolver em um crime e lá está GTA como um dos exemplos de jogos que motivaram o adolescente a se tornar um criminoso. Ativistas chegam a entrar com vários processos contra a empresa. E estes já somam mais de US$1 bilhão de dólares. Lógico, a Rockstar deve ter perdido um ou outro processo. Mas vamos ver se GTA V vai aumentar essa quantidade de processos rumo a um novo recorde.

Rockstar pagou para GTA ser “mal recebido” pela mídia

Marketing é tudo nesse mundo. Falem mal, falem bem, mas falem de mim. Pensando nisso, a Rockstar investiu muito em propaganda negativa sobre seu jogo em jornais bem relevantes nos EUA. Isso fez com que muitos políticos conservadores e ativistas ficassem um tanto revoltados. O resultado, já sabemos bem. E o mais curioso, é que os criadores do jogo não tinham a intenção de só fazer coisas “ilegais”. O que os levou a tanta coisa legal no jogo é que as coisas controversas é que eram as mais divertidas, o que eles descobriram enquanto faziam o jogo.

GTA V e muita diversão

Podem esperar horas de diversão e passeios sem rumo no novo GTA: sua diversão está garantida! (Foto: jovemnerd.ig.com.br)

GTA IV tem 80 mil linhas de diálogo

GTA tem alta qualidade em seus diálogos, rivalizando com grandes filmes de Hollywood. Há muitos elogios para o trabalho de voz do jogo. São mais de 80 mil linhas de diálogo falado para fazer jus à qualidade da série. A efeito de comparação, o aclamado título Mass Effect 3 tem 40 mil linhas de diálogo e Fallout: New Vegas 65 mil (isso para dois RPGs, que teoricamente tem muito mais diálogos). São estações de rádio, conversas telefônicas e muito mais para te fazer passar horas se divertindo.

GTA V custou mais para fazer do que os filmes Watchmen e Prometheus

As séries de televisão e o mundo dos videogames tem atraído muitos investidores. Eles sabem que estas mídias são muito rentáveis. Em um mundo onde Halo, Call of Duty e GTA arrecadam milhões de dólares nos primeiros dias de lançamento, não é de surpreender saber que o custo para fazer GTA V foi de aproximadamente 137 milhões de dólares. Para comparação, dois sucessos de bilheteria e ricos em efeitos especiais, Prometheus e Watchmen, custaram 130 milhões de dólares cada.

O recorde mundial de alguém para fechar GTA II foi de 1 hora e 12 minutos

Quando alguém tenta fechar um jogo no tempo mais rápido possível, chamamos isso de Speed Run. Há muitos exemplos na internet. Agora, temos um colega do YouTube sobre o nome de MSuraev que fechou GTA III em apenas 1 hora, 12 minutos e 10 segundos. O cara simplesmente decorou a ordem das coisas no jogo. Ele simplesmente nos dá um tapa na cara, mostrando que na verdade ainda somos amadores na arte gamer.

Afinal, aposto que 1 hora de jogo você passou só passeando pelo cenário.

O tamanho total das conversas das estações de rádio de GTA é de mais de 9 horas

Uma das coisas mais divertidas de GTA são, com certeza, as estações de rádio do jogo. Elas quebram o silêncio e te fazem rir um bom bocado. E são mais de 9 horas e meia de falação nas rádios, sem contar as músicas da trilha sonora! Isso é excelente enquanto você está passando o tempo atropelando alguns policiais e pedestres em seu passeio tranquilo pela cidade…

São mais de 125 milhões de cópias vendidas

Que GTA é um sucesso de vendas, todos sabemos. Mas ao longo de 15 anos, já goram mais de 125 milhões de unidades vendidas. A cada novo lançamento da série, os números só crescem. Para comparação, GTA fica à frente de franquias como Final Fantasy, Call of Duty e até o famoso FIFA. Só clássicos como Mario, Pokemon e The Sims ficam na frente do infame clássico GTA.

Sabemos que está ansioso para o novo GTA. E nós também. O que você espera do novo jogo? Quais novidades você conhece que nós deixamos passar? Deixe algumas delas nos comentários!