Difícil acreditar que Grand Theft Auto: San Andreas foi lançado há quase dez anos para o PlayStation 2. Essa jogabilidade, conteúdo e mais era inédito e até hoje, não entendemos bem como a Rockstar conseguiu espremer tanto de um só jogo em hardware tecnicamente limitado.

Grand Theft Auto V retorna os jogadores para Los Santos, a primeira cidade que os jogadores experimentam em GTA: San Andreas. Obviamente, a melhoria de importantes recursos visuais e o intervalo de tempo entre os jogos tanto dentro da história quanto na vida real, fazem a diferença. Vale lembrar que tanto San Andreas quanto GTA V, Los Angeles é usada como modelo para a cidade no jogo.

Entendendo as diferenças entre San Andreas e GTA V

Tenho que admitir que há algumas coisas a partir da iteração PS2 de San Andreas que eu teria gostado de ver voltar em GTA V. Uma coisa que realmente se destaca para mim é a ausência de um nível de procurado 6 estrelas que trazia consigo soldados, Humvees, caminhões e tanques militares.

Quanto à história, Michael, Franklin e Trevor em GTA V se tornar muito mais rica que a arrastada história de CJ. No entanto, GTA: San Andreas não inclui também personagens de fundo mais ricos e carismáticos, como Mike Toreno. Aliens e UFOs também são destaque no jogo como um dos segredos de GTA V, enquanto GTA: San Andreas temos apenas insinuada sua existência. Mas há mais nessas diferenças do que apenas a comparação de histórias e extras.

Escolhendo um favorito

Se é seu GTA favorito ou não, não há nenhuma dúvida de que Grand Theft Auto: San Andreas é a obra de arte da série e foi de longe o título mais ambicioso que criou um padrão de excelência para este estilo de jogo.

San Andreas não só incluiu três cidades de tamanho completo com mais de liberdade, mas também conta com um campo inteiro entre elas. Há inúmeros bons momentos para ficar em MT. Chiliad sozinho. A ambientação do jogo em 1992 também foi um comentário sobre a vida em South Central Los Angeles, introduzindo guerras territoriais entre gangues rivais para aumentar suas influências. Ele também contou com o que foi sem dúvida a melhor trilha sonora licenciada em qualquer jogo, mas isso pode ser apenas meu gosto pessoal pelo jogo falando.

GTA V tem melhores personagens e história. Não falo isso por gosto pessoal. São 10 anos em que vários jogos diferentes foram lançados e os jogadores passaram a ficar mais exigentes com como uma história é contada. Se em 2000 nós podíamos aceitar um jogo como Quake onde o objetivo era só atirar e matar, hoje queremos saber um pouco mais dos motivos desses tiros. E isso faz com que os jogos tenham uma complexidade de dar inveja aos melhores roteiristas de filmes e séries de TV.

Porém, na hora de comparar, precisamos levar em consideração a época em que cada jogo foi lançado e a rejogabilidade de cada um deles.

Algumas coisas que ficaram de foram de GTA V

Em comparação com San Andreas, podemos lembrar de algumas coisas que eram importantes e foram deixadas de lado em GTA V.

  • Comida. Você não pode repor a saúde a menos que você vá para o seu esconderijo ou encontre uma máquina de Sprunk rara;
  • Cassinos. E deles você poderia ainda incluir uma história com mafiosos lavando dinheiro;
  • Sinuca. Onde está esse jogo genial?
  • Encontros. Depois da polêmica de cenas de sexo no jogo, acho que eles quiseram evitar que poder marcar encontros com pessoas no jogo pudesse ter o mesmo efeito negativo;
  • Agachar. Não acredito que ainda existem jogos que não deixam você agachar, como se fosse um movimento extremamente impossível.

GTA: San Andreas e suas características

É mais difícil. Enquanto a jogabilidade foi melhorada, GTA 5 trouxe de volta as características de GTA : SA, que não trouxe todas elas.

Em GTA 5, as missões são mais divertidas do que GTA: SA e alguns dos mini-jogos como o golfe são melhores. Também é mais divertido explorar o mundo de GTA 5 devido aos eventos aleatórios e atenção aos detalhes.

Enquanto o mundo GTA 5 é maior, ele não parece maior do que GTA: SA . Ele tinha tanta variedade com as diferentes cidades. Mas uma grande característica que eu sinto falta em GTA: SA é a Guerra de Gangues.

Também é perceptível que GTA 5 sofreu pelo GTA Online. Você pode ter apartamentos, bater uma queda de braços, marcar o seu carro, vender carros, a polícia irá perseguir carros roubados, elementos de RPG são mais perceptíveis e mais difíceis de atualiza , mais roupas para comprar, mais penteados e etc. Nenhum desses recursos foram disponibilizados no modo single player e isso é decepcionante.

GTA: SA tinha mais missões (cerca de 100), mas GTA 5 tem um caminho de mais missões secundárias que vai até mais de 120 missões.

10 anos de diferenças no gráfico

Na foto, diferenças gráficas entre GTA: San Andreas e GTA V. (Foto: www.elotrolado.net)

Uma opinião pessoal

E para que conste , eu acho que GTA 5 é praticamente igual ou melhor do que GTA: SA como o melhor jogo GTA. Eu ainda preciso de algum tempo para GTA 5. Eu amo as missões, a trilha sonora, a história é sólida e Trevor é o meu personagem favorito de GTA de todos os tempos e é um dos melhores e únicos personagens de videogame da história.

Diferenças mais específicas entre GTA: San Andreas e GTA V

Malhar

GTA San Andreas, sem dúvida, dava mais atenção ao seu personagem central do que qualquer outro título da série de longa duração. Os jogadores podiamm permitir Carl Johnson se tornar gordo por constantemente comer fora em Burger Shot e até mesmo cortar fora a banha por bater várias academias por todo o mapa do jogo. Muitos argumentaram na época que ter que manter a saúde de um protagonista e bem-estar, certificando-se que ele foi alimentado ou manter a massa muscular malhando regularmente era uma tarefa árdua, e me sentia muito como brincando de Tamagotchi.

No entanto, senti que era um toque de realismo de jogabilidade melhorada e permitia mais valor de rejogabilidade em que quase sempre tinha alguma coisa para fazer.

É por isso que não acreditei quando eu fui até à praia Vespucci em GTA V só para ver que a grande academia ao ar livre era inacessível ao jogador e apenas uma parte dos gráficos do jogo.

Burglar

Outro aspecto de 2004 de San Andreas que nos lembramos com carinho são as missões do “assaltante”.  Esta missão foi disponibilizada para o jogador em um momento específico, no horário entre as 20:00 e as 06:00, e gostaria de ver os jogadores secretamente esgueirar-se em casas, em uma tentativa de roubar vários itens, como televisores

A “barra de ruído”, que enche se você está andando muito rapidamente, ameaçando acordar os ocupantes da casa e provocando um nível de procurado, são os inimigos aqui, enquanto o dinheiro é a recompensa de um saque bem sucedido.

Considerando discrição e furtividade como características importantes em GTA V, que vê os jogadores realizar assaltos ousados ​​e roubos, podemos ver muito espaço para o retorno da missão Burglar, além de uma boa fonte de recursos extras.

O Jetpack

Nada mais legal do que sair voando por uma cidade em sua mochila a jato. Só que os desenvolvedores de GTA V não concordam.

Guerra de Gangues

Já falei mais acima sobre isso, mas vale reforçar. Com Grand Theft Auto V nos levando de volta para os guetos de Los Santos e até mesmo a Grove St., estávamos um pouco desanimados que guerra de gangues foi omitida do jogo.

Guerra de gangues era uma característica que permitia ao protagonista Carl Johnson para atacar e “assumir” certas partes do mapa em San Andreas, livrando as ruas dos Ballas e dos Los Santos Vagos no processo.

Ao fazê-lo, San Andreas se tornava um lugar mais seguro para CJ, porque ao assumir uma área, a família Grove St. iria ocupá-lo, o que significa que ele não seria mais atacado em vista por um inimigo.

Como parte integrante da guerra de gangues, o jogador pode recrutar pessoas que seguiriam CJ, entrar em seus veículos e atacar os inimigos em seu nome. Os jogadores também poderiam marcar o território com pichações.

E vocês? O que mais sentem falta em GTA V que era presente em GTA: San Andreas? Qual jogo considera melhor?