O ruim de viajar, principalmente para quem tem de pegar horas de estrada, é a viagem em si. Isso acontece porque a viagem pode ser cansativa, mas não precisa ser assim. É perfeitamente possível fazer uma viagem longa e confortável, além de bem prazerosa. Vale o lembrete de que as dicas abaixo funcionam para viagens de ônibus, viagens de trem, de carro, de moto, de barco e podem ser perfeitamente adaptadas para viagens de avião.

Use roupas confortáveis

Principalmente para as mulheres, evitem saltos, maquiagem pesada e roupas apertadas. Use algo confortável, que você usaria em casa em um dia normal. Homens não precisam parecer mendigos, mas evitem calças jeans ou de tecidos pesados. Calças de corrida e tênis macios são ótimas combinações para homens e mulheres.

Ajuste o seu assento

A maioria dos fabricantes de veículos os constroem baseados em uma média: se você for muito baixo, muito alto, ou se suas proporções de perna-tronco não se alinharem com o que os engenheiros consideravam a mediana, as probabilidades são que você vai estar um pouco desconfortável.

Você pode se sentir bem em curtas distâncias, mas distâncias mais longas podem causar dores nas costas e pernas consideráveis. Uma maneira de melhorar o desconforto de assuntos é optar por um forro de assento para seu veículo. Estes são muitas vezes ajustáveis e proporcionam tanto uma camada extra de enchimento quanto funções de calor e de massagem.

Mantenha o sol longe

Faça viagens sob o calor e você vai ver seus passageiros murcharem sob o brilho do sol da tarde. Mesmo se você tem uma boa resistência ao clima, é possível que você encontre uma poça de suor no assento onde uma vez que chegar ao seu destino.

Solução? Use cortinas no seu carro ou afaste o máximo o calor de perto de você. Enquanto você normalmente não quer ter nada obscurecendo a sua visão, um pouco de insulfilme, uma roupa térmica ou até uma bolsa de gelo podem manter sua vida muito mais confortável durante a viagem.

Use o ar condicionado

Antes de sair nas estradas quentes de verão, certifique-se o seu sistema ar condicionado está carregado e pronto para ir, pois ele com certeza será testado com ventos frios, calor e as mais diversas condições de tempo que você possa imaginar.

Como viajar confortável

A tecnologia será sua maior aliada para evitar o tédio das longas viagens. Use e abuse dela, principalmente se você tiver crianças e adolescentes juntos durante a viagem. (Foto: pixshark.com)

Faça estacionar algo mais fácil

Empilhar os bens na parte de trás de um SUV, minivan ou picape em breve apagam toda a visibilidade traseira. Condução não é um problema se você tem o seu conjunto de espelhos, mas o que dizer quando estamos fazendo uma vaga ou parando para descansar na beira da estrada? No caso de motocicletas, não ter bauletos suficientes para guardar suas coisas pode significar nunca poder deixar sua motocicleta sozinha por muito tempo.

Deixe sempre seu veículo configurado de uma forma que facilita o acesso à itens básicos, como kits de primeiros socorros, lanches, fraldas, agasalhos e o que você julgar necessário. Quanto mais fácil, menor o esforço e mais descanso você vai ter.

Refresque-se com uma bebida

Quando as temperaturas subirem, uma bebida fresca pode realmente aliviar a situação para condutores e passageiros. A bebida também pode ser ótima para aliviar a fome e manter o motorista atento na direção durante mais tempo. Esqueça bebidas ricas em açúcar, como sucos de caixa e refrigerantes. Faça uma vitamina ou suco natural, congele antes da viagem e coloque em um cooler no seu veículo. A bebida vai se manter gelada por mais tempo e não fará mal para sua saúde.

Tire uma soneca

Viagens rodoviárias de longa distância são um pouco mais agradáveis quando você pode tirar um cochilo. Isso pode ser obtido trocando os motoristas durante a viagem ou dando uma pausa de mais de meia hora em algum ponto na estrada, seja um posto de combustível ou ponto turístico. Aproveite e faça alguns exercícios de alongamento, de forma a aliviar possíveis dores da viagem. Se vocês forem acampar durante a viagem, não se esqueçam de levar tudo que precisam para um acampamento relaxante!

Proteja seu veículo dos raios solares

Até mesmo o melhor sistema de ar condicionado do mundo vai levar mais de 10 minutos para aliviar a temperatura de uma cabine aquecida após o seu carro ficar estacionado ao sol com as janelas fechadas durante o almoço na viagem, para não mencionar que você vai voltar para assentos de couro fervilhando. Protetores antigos, daqueles com papel alumínio, podem não manter o seu carro frio, mas vai mantê-lo bem mais fresco. Certifique-se de ter um com você e colocar ele na frente do carro assim que sair para o almoço.

Carregue seus dispositivos

Laptops, tablets, e-readers, smartphones, MP3 players. Uma coisa é certa: se você está fazendo uma viagem, uma dessas distrações eletrônicas vai acabar a bateria antes de acabar a viagem. Use uma bateria portátil e certifique-se de carregar todos os eletrônicos antes de sair de viagem

Para os Pais: vigiem sempre as crianças

Principalmente para pais de primeira viagem, em vez de parar a cada poucas milhas em pânico sobre o que está acontecendo com os pequenos, instale um espelho em um encosto de cabeça traseiro para manter um olho em uma cadeira de criança virada para trás. E se seu filhote tem um histórico de passar mal durante viagens, converse com o pediatra para uma recomendação de medicamento que evite o assento e assoalho ficarem cheios de líquidos dos seus filhos.

Para os Pais: entretenimento é a palavra chave

Desfrute de tranquilidade e paz ao usar o entretenimento com as crianças no seu veículo. Vale qualquer coisa: smartphones, tablets, DVD players e muitos outros. Se os hotéis no caminho para o destino tiverem kits de amenidades com opções de entretenimento e relaxamento, vale investir para manter a calma.

Evite alimentos fedorentos ou até comer no veículo

Você pode até gostar de mortadela ou daqueles salgadinhos com cheiro forte, mas passar horas de viagem com esse cheiro perto do nariz? Não recomendo. Preferencialmente, coma fora do veículo e procure alimentos saudáveis e sem cheiro forte, tais como frutas, verduras e sanduíches naturais.

Aproveite a viagem!

Uma das coisas mais importantes para uma viagem não ser cansativa é você aproveitar o trajeto ao máximo. Quem sabe você não pode desviar o caminho e visitar uma cidade histórica no meio da estrada? Ou melhor ainda, não seria uma boa opção parar em alguns pontos para curtir os cenários naturais? Uma viagem longa geralmente é cansativa porque as pessoas querem chegar logo ao destino. Ao invés de fazer isso, tente reserva rum tempo a mais para curtir o trajeto e fazer ele uma parte da viagem. Na volta, use outro caminho e faça a mesma coisa. Garanto que você não vai se decepcionar.

Quais dicas você daria para quem quer viajar? O que funciona para deixar suas viagens menos cansativas?