Muitas pessoas que querem conhecer o mundo estão preocupadas quando viajando para países onde eles não falam a língua. Não ser capaz de comunicar pode ser frustrante e perigoso. Mas o planejamento certo, você pode fazer com que sua viagem para qualquer país onde você não fala a língua nativa seja mais do que prazerosa.

Noções básicas de comunicação em outra língua

Comece tentando aprender algumas palavras antes da sua viagem. Palavras como “por favor”, “obrigado”, “olá”, e “adeus”. Isto já é um ótimo começo para mostrar aos nativos que você está tentando se comunicar. Um livro de frases em outras línguas pode ajudar, mas lembre-se que você não vai necessariamente entender a resposta que a pessoa te der.

Anote tudo no smartphone ou em um bloco de notas

Anote os nomes de cidades, o hotel que você escolheu, e quaisquer atrações que você está planejando visitar. Isso ajuda a mostrar a um motorista de táxi ou alguém que você está pedindo instruções, já que é improvável que você vai pronunciar corretamente.

Aprenda inglês antes de viajar para qualquer país, pelo menos o básico

Lembre-se de que o Inglês é a língua universal de viagens. Na grande maioria das vezes, todas as sinalizações e informações são escritas na língua local e no Inglês. E por favor, quando você falar com algum nativo, lembre-se de falar devagar e claramente, NÃO falar mais alto, e use um vocabulário simples. Aprender inglês básico para viagens é rápido e muito fácil.

Comunicação corporal e visual em línguas desconhecidas

A linguagem corporal e auxílios visuais, como mapas e desenhos, são ótimos aliados ao se comunicar em uma língua que você não conhece. (Foto: www.flightnetwork.com)

Frases para usar em viagens ao exterior

Para você listar e pesquisar, as seguintes perguntas você deve sempre ter em mãos na língua oficial do país que você está visitando:

Quanto custa?

Onde fica o banheiro?

Onde posso comer/beber?

O que é isso?

O que é aquilo?

Qual seu nome?

Como chegar no/na…?

Quanto tempo demora?

Que horas são?

Use bastante a linguagem corporal

Gestos e mímica funcionam bem. Ao tentar pedir comida, se você não sabe falar o tipo de carne, por exemplo, basta mugir para sinalizar que quer carne de boi, bater seus braços como uma galinha, nadar como um peixe. Não se preocupe em parecer bobo, você será compreendido e a pessoa que vende a comida provavelmente será ainda mais amigável com você. Desenhar também pode ajudar.

Faça um tour cultural guiado pela cidade

Se não conhecer a língua, reserve um passeio com guia para te deixar mais confortável. Se você faz um passeio cultural, geralmente, terá sempre alguém te acompanhando falando na sua língua, inglês, e na língua local, e eles podem ajudá-lo com quaisquer preocupações. Esta é também uma boa maneira de se sentir em segurança durante uma viagem em um lugar de língua diferente da sua.

Você também pode reservar uma excursão de dia para começar a sua viagem, ou fazer um punhado de passeios de um dia durante sua viagem. Tome cuidado em viagens com cursos de imersão, principalmente se seu nível é básico na língua que você está querendo aprender: professores nativos NÃO são melhores do que professores brasileiros te ensinando uma segunda língua. Isso é comprovado em pesquisas, e o fator crucial é que o professor nativo simplesmente não conhece a língua materna do estudante para ensinar traduções e outros aspectos culturais.

As dicas abaixo são para se comunicar online com estrangeiros, mas funcionam também para os encontros pessoais.

Leia e ouça a experiência de outras pessoas ao viajar para o exterior

Leia fóruns, grupos em redes sociais, e converse com amigos. Provavelmente, existem várias pessoas que viajaram para o destino que você está pensando visitar. Se alguém viajou para lá e descobriu uma maneira de contornar as diferenças de idioma, você pode fazer isso também.

Pode parecer impossível viajar para um país com uma língua diferente e, por vezes, um alfabeto completamente diferente. Lembre-se que gestos simples, mímica, desenhos, e apontar o dedo para os lugares são ótimas soluções para romper a barreira da língua.

Já teve alguma experiência com uma língua desconhecida durante uma viagem? Já visitou um país do qual você não conhecia a língua? Compartilhe nos comentários como foi sua experiência e ajude outras pessoas a fazerem uma viagem mais tranquila!