Quer sair para morar com seus amigos, colegas, ou desconhecidos em uma república? Bem, desde 2009 eu vivo em repúblicas. Nesse tempo, aprendi coisas boas e ruins, mas tive a sorte de sempre morar com amigos e conhecidos. Minha experiência, que compartilho abaixo, vai ajudar quem está planejando se mudar para uma república, ou está no começo da vida em república.

Morar em república ou sozinho: a diferença principal está no diálogo!

Pode parecer difícil levantar questionamentos que te incomodam sobre os seus amigos ou colegas de república, mas a certeza é que é melhor lidar com situações desconfortáveis ​​agora, em vez de deixá-las piorar até um ponto em que não dá mais para aguentar. Mas converse de cabeça fria, e se o clima esquentar, saia para esfriar a cabeça antes de retomar o assunto.

Morar em república é uma experiência enriquecedora? Cuidado com o lado financeiro!

Pode ser sensível discutir finanças com um amigo próximo ou um desconhecido da república, mas você precisa tomar decisões em conjunto sobre a forma como vão dividir o aluguel e contas de luz, água, e internet, pelo menos. Também é importante que você entenda seu próprio orçamento antes mesmo de olhar para um lugar para viver com alguém, para você ter certeza de escolher uma residência que seja capaz de pagar.

Esse lado financeiro é importante pra outra coisa também: danos a suas propriedades. Por mais que haja respeito entre as partes, o outro pode (e vai) quebrar uma ou outra caneca favorita sua, ou pode arranhar sua televisão sem querer. Eles tem que ter o dinheiro para pagar os reparos. É lindo e maravilhoso achar que dinheiro não importa, mas quando você tiver que pagar a primeira conta de luz sozinho, sem ajuda dos seus colegas e amigos…sem esquecer que eles vão continuar saindo e bebendo e se divertindo, enquanto você vai ralar pra pagar contas.

Como é morar com amigos

Morar com amigos é uma ótima experiência. E como toda boa relação, há momentos de turbulência, onde o diálogo é a melhor solução para os problemas. (Foto: www.flickr.com)

Morar em republica: o que levar? Mais importante: o que você vai compartilhar e o que vai ser só seu?

Em uma república, você pode decidir que deseja compartilhar alimentos e outros artigos de uso doméstico, mas certifique-se de compartilhar a compra desses bens também. Se alguém faz as compras sozinho, vai dar problemas mais tarde. Além disso, não se esqueça do seguro de aluguel, do cheque caução, e demais custos para alugar um apartamento ou casa juntos.

Ah, e se um dos moradores é muito fominha com algum item, como um amigo meu em república é com feijão (acaba com quase dois sacos por semana), deixe esses itens para ele comprar separado, só pra ele.

Morar em republica é bom, mas o respeito é melhor ainda

Mesmo que você seja o melhor dos amigos, você não tem que revelar absolutamente tudo um ao outro. Embora a honestidade seja extremamente importante, especialmente entre amigos e companheiros, é bom manter certas coisas para si mesmo. E quando você precisar de privacidade, por exemplo, para ficar com o namorado ou namorada na casa, basta conversar para conseguir uma ajuda.

Dê um tempo na relação entre os membros da república

Por mais que você ama passar o tempo junto aos amigos de república, é importante passar algum tempo separado também. Se você tem amigos na república de antes da mudança, ou fez amigos na república, é absolutamente certo e até mesmo fundamental que você mantenha essas amizades. Por outro lado, você pode querer reservar um tempo a cada semana para passar juntos fazendo algo divertido, mesmo que seja apenas para ficar em casa e assistir televisão.

Pegando coisas emprestadas em uma república

Uma das muitas vantagens de viver com um amigo próximo é que você começa a compartilhar coisas divertidas, como roupas, acessórios, jogos, shampoos, etc. Apenas certifique-se de não usar qualquer coisa sem pedir a permissão de seu companheiro de república antes.

Uma coisa importantíssima: deixe claro que se o item for danificado, quem está pegando emprestado vai pagar pelo conserto. Já tive discussões com colegas de república por causa disso, porque estragaram itens que eu tinha emprestado.

Regras para a limpeza

Eu quero enfatizar uma coisa, com muito destaque: contratem uma diarista para limpar a casa, pelo menos, uma vez por mês. A maior causa de discussões e estresse em uma república é a limpeza. É um jogando a culpa pro outro, e isso é complicado. Com uma diarista, vocês só terão que manter a casa organizada e limpa, respeitando um calendário semanal de quem tem que limpar o que. Lembrando: cada um limpa e organiza seu próprio quarto.

Essas dicas ajudaram vocês? Quais outras dicas vocês dariam para quem vai morar em uma república? Como foi sua experiência com uma república?