Os seres humanos sempre foram obcecados com o sobrenatural, incluindo a magia e o ilusionismo. Certas pessoas foram capazes de usar isso para fazer uma carreira histórica, tornando-se mundialmente famosos. Reunimos os mais famosos da história e um nome famoso no Brasil para valorizar também nossa cultura.

Mágicos brasileiros: Issao Imamura

Muito conhecido por suas apresentações nos programas de domingo da TV brasileira, esse mágico e ilusionista brasileiro é um dos primeiros profissionais do ramo, mundialmente, a criar uma empresa especificamente para consultoria e assessoria em mágicas e ilusionismo. Issao já deu consultoria inclusive para filmes de Hollywood, o que pode colocá-lo facilmente em uma lista dos mágicos mais em sucedidos, com certeza absoluta!

Maiores mágicos de todos os tempos: Dante

Harry August Jansen, mais conhecido como “Dante, o Mágico”, era tão influente que a sua morte, em 1955, encerrou o que os historiadores chamam de “Era de Ouro da Mágica.” Dante percorreu o mundo realizando suas mágicas com uma trupe entre 25 e 40 artistas, tornando-se famoso ao proferir as palavras sem sentido “Sim Sala Bim”, tirado de uma canção infantil dinamarquesa. Ele foi bem-conhecido por ser o maior mágico do mundo em sua época.

Sucesso de David Copperfield

Copperfield é reconhecido como o ilusionista que trouxe novamente a “magia” de volta ao show businness, abrindo espaço para muitos outros mágicos fazerem sucesso. (Foto: en.wikipedia.org)

Grandes mágicos da história Harry Blackstone Sr.

Harry Blackstone Sr. se tornou famoso por suas performances durante a Segunda Guerra Mundial. Muitos dos truques famosos hoje se tornarem populares através de Blackstone Sr. P truque de serrar uma mulher ao meio era seu mais famoso truque. Seu filho, Harry Blackstone Jr., também se tornou um mágico de renome, como ele começou a partir de uma criança ao lado de seu pai. Quem sabe você também não pode aprender alguns truques?

Mágicos famosos: Jean Eugène Robert-Houdin

Este mágico francês do século 19 é conhecido como o pai do estilo moderno de mágica. Harry Houdini idolatrava Jean Eugène, e escolheu seu nome artístico em homenagem ele. O mais famoso truque de Robert-Houdin foi chamado de “à segunda vista”. Ele andava a pé pela platéia, tocando itens aleatórios. Um assistente de olhos vendados, então, descrevia cada item em detalhes. Outra variação do truque tinha seu assistente saboreando um copo de água, enquanto um membro da audiência pensava em um líquido. Robert-Houdin iria “ler” a mente do membro da audiência, através de seu assistente, e revelaria o líquido.

Houdini como inspiração para os mágicos

Houdini era e ainda é tido como o maior mágico de todos os tempos, uma inspiração para muitos jovens e velhos ilusionistas e mágicos. (Foto: forum.termometropolitico.it)

Grandes ilusionistas da atualidade: David Blaine

David Blaine ficou famoso no final dos anos 90 através de seu show, “mágica de rua”, mostrando vários truques bem de perto. Seu carisma conquistou o público, e abriu espaço para um outro lado de sua mágica: suas demonstrações de resistência.

Inspirado pelos truques de resistência que Houdini demonstrava, Blaine já foi enterrado vivo, já ficou congelado em um bloco de gelo, ficou em pé em um pila de pé por horas a fio, passou vários dias sem comida, passou horas rodando em um giroscópio (aparelho que gira em várias direções), já passou mais de um dia pendurado de cabeça para baixo, e mais de 72 horas com eletricidade direcionada para seu corpo.

Duplas de mágicos famosos: Siegfried e Roy

O ilusionista alemão Siegfried Fishbacher e o treinador de animais exóticos Roy Horn imigraram para os Estados Unidos e combinaram seus talentos para formar um ato mágico original que envolvia tigres brancos e leões. De 1990 a 2003, eles tinham um show no The Mirage, em Las Vegas, que foi considerado como o show de Vegas mais visitado. Em 2003, Roy foi mordido por um de seus tigres no pescoço durante a execução do ato (em relatos, Roy disse que sofreu um AVC durante a apresentação e o tigre ao tentar ajudá-lo, acabou mordendo uma artéria). Ele sofreu grande perda de sangue e um quarto de seu crânio foi removido enquanto os médicos tentaram salvar a sua vida. Ele eventualmente foi capaz de falar e andar novamente em 2006. No entanto, The Mirage cancelou o show, e a dupla anunciou oficialmente sua aposentadoria em 2010. Porém, foram pioneiros das duplas mágicas de sucesso na atualidade.

Ilusionistas de sucesso: Criss Angel

Cristopher Nicholas Sarantakos é conhecido pelo seu show Criss Angel: Mindfreak. Alguns de seus truques famosos envolvem andar entre dois edifícios diante de uma multidão em Las Vegas, cortar-se ao meio, e andar sobre as águas. Angel foi capaz de ganhar fama através de sua personalidade única e inúmeros truques de levitação. Ele também se apresentou em um show de ilusão em 2008 chamado Criss Angel: Believe, feito em parceria com o Cirque Soleil.

Duplas de mágicos famosos: Penn e Teller

Penn Jillete e Raymond Teller se tornaram famosos como a dupla “Penn e Teller” no final dos anos 80. Sua mágica, misturada a um ato de comédia, fascina o público há décadas. Os dois ganharam ainda mais fama ao se tornarem apresentadores de um programa de televisão onde eles desmascaram pseudociência e charlatães.

Um dos aspectos mais originais de seus shows é quando eles mostram um truque popular e mostram ao público como o truque é feito. Eles então executam uma forma mais complexa do truque, como a utilização de copos transparentes para mostrar como o truque é “realmente feito”. Teller quase nunca fala durante seus truques, sendo uma das coisas mais engraçadas durante o espetáculo.

O maior mágico de todos os tempos: Harry Houdini

Harry Houdini, ativo no final dos anos 1800 e início de 1900, é mais famoso por ser um artista de escape. Ele ganhou fama em uma turnê pela Europa, pedindo diferentes forças policiais para prendê-lo em todas as cidades onde parava. Um de seus escapes mais famosos envolvia sair de de uma camisa de força, enquanto pendurado fora de um arranha-céu. Outro envolvia uma camisa de força de dentro da água, ou fugir de ser enterrado vivo, do qual ele quase não sobreviveu. Houdini, assim como Penn e Teller, perseguia falsos magos e médiums ao longo de sua carreira, desvendando os truques dessas pessoas.

O maior ilusionista de todos os tempos: David Copperfield

A longa e ilustre carreira de David Copperfield lhe permitiu tornar-se o ilusionista e artista solo de maior sucesso na história. Aos 19 anos, ele era a atração principal de um show em um grande hotel em Honolulu, Havaí. Em 1977, uma rede de televisão o chamou para produzir um especial sobre magia. Entre suas mágicas, Copperfield já fez a Estátua da Liberdade desaparecer, flutuou sobre o Grand Canyon, e atravessou a Grande Muralha da China. Mesmo aos 56 anos, Copperfield ainda executa muitos shows por semana. Ele foi um dos primeiros mágicos a combinar com sucesso truques de mágica incríveis com grande narrativa.

Quem você acha que esquecemos nessa lista? Deixe nos comentários e vamos aumentar lista de maiores mágicos da história!