Voar pela primeira vez pode ser uma experiência bem tensa. É difícil saber o que esperar, e mesmo as menores ocorrências podem ser confusas ou estressantes. A chave para um primeiro voo bem sucedido é relaxar e estar preparado. Se você puder, converse com outros que estiveram em um avião para que você possa ouvir sobre suas experiências e entender melhor a sensação de voar. E claro, leia o que nós temos a falar sobre a primeira viagem de avião e os preparativos para essa experiência.

Primeira viagem de avião: medo e sua saúde

Se você tem medo de voar ou simplesmente está um pouco apreensivo, converse com seu médico sobre suas opções. Existem remédios que podem ajudá-lo a relaxar. Alguns medicamentos para ajudar a te acalmar durante o voo causam sonolência e ajudam a tirar aquele cochilo esperto durante viagens mais longas. Só tome o medicamento se for recomendado por seu médico. Se você sentir náuseas ou tonturas durante a decolagem ou no ar, informe ao comissário de voo. Há geralmente uma sacola dentro do bolso do assento da frente que você pode usar se você se sentir mal e não tiver tempo de ir ao banheiro para vomitar.

Preferencialmente, faça a primeira viagem com um acompanhante. Isso te dará mais confiança e você ficará mais calmo durante a viagem.

Viajando de avião pela primeira vez

A primeira viagem de avião amedronta até os mais corajosos. Mantenha a calma, se organize, e tudo estará pronto dar certo com sua viagem. (Foto: YouTube)

Primeira viagem de avião: pode levar travesseiro? Quais são os confortos proporcionados?

Grandes aviões de passageiros são muito estáveis após a decolagem. Você será capaz de se levantar do seu assento e caminhar no corredor sem balançar. Você não deve sentir como se o avião estivesse se movendo e, por isso, nesse sentido, é ainda mais confortável do que andar de ônibus ou de trem. Se o aviso do cinto de segurança acender durante um voo, é geralmente porque o piloto antecipa uma turbulência. Embora a turbulência seja assustadora, raramente é perigosa. Olhe para fora da janela e em direção as asas do avião durante a turbulência, uma vez que as vibrações parecem muito mais fortes dentro da cabine do que realmente são. Travesseiros, cobertores e travesseiros de pescoço gratuitos eram comodidades comuns há uma década, mas muitas companhias aéreas acabaram com elas a menos que você esteja voando na primeira classe ou classe executiva. Traga o seu próprio travesseiro se tiver um longo voo à frente.

Primeira viagem de avião: o que fazer para a preparação?

O quão confortável será a sua experiência do primeiro voo depende em parte de quão bem você se prepara com antecedência. Duas coisas que você pode esperar para experimentar quando você está em um avião são pele seca e pés inchados. A pressão baixa da cabine pode conduzir à retenção da água, o que, por sua vez, pode fazer com que seus pés inchem. Para evitar isso, use calçados confortáveis e não apertados, e meias elásticas que não apertem seus pés. Além disso, levante-se e caminhe sempre que possível. O ar na cabine é muito seco, então você pode experimentar sede excessiva e pele ressecada. Traga uma garrafa de água com você e se possível, tire sua maquiagem e coloque creme em seu rosto para evitar que sua pele se torne muito seca.

Vou viajar pela primeira vez. E a comida?

A comida de avião tem uma reputação de não ter nada demais, salvo para quem viaja de primeira classe. Por isso, é bom levar um sanduíche, uma barra da proteína ou outros lanchinhos com você. Se você tem necessidades dietéticas especiais, como ser um vegetariano, ligue para a companhia aérea com antecedência para ver se eles podem acomodar suas exigências. A maioria das companhias aéreas vai fornecer um prato vegetariano mediante solicitação.

E as questões burocráticas de um voo?

Chegue com pelo menos 4 horas de antecedência ao aeroporto para viagens internacionais e com pelo menos 2 horas de antecedência para viagens nacionais. Aumente esse tempo em épocas de alta temporada, como final de ano e carnaval.

Faça o Check-In no momento em que ele for liberado. Se você está pegando um voo que tem conexão, não é necessário fazer um segundo Check-In, e as bagagens são levadas diretamente para o voo da conexão.

Leve pelo menos uma blusa, camisa, calça/bermuda, e roupas de baixo na bagagem de mão, para o caso de extravio da bagagem. Mantenha um papel ou no smartphone os telefones de contato da companhia aérea, para o caso de ter algum problema. Vale também levar os contatos da ANAC.

Por fim, verifique no site da companhia aérea quais itens são permitidos ou proibidos na bagagem. Vai te ajudar a evitar sérios problemas.

Como foi sua primeira viagem de avião? Quais itens levou com você?