Em média, um adulto geralmente lê pouco mais de 200 palavras por minuto, em comparação com um estudante universitário que, em média, lê cerca de 325 palavras por minuto. Ler é algo que você pode trabalhar e melhorar, o que pode ser a chave para o sucesso para estudantes que estão sob a pressão de exames e precisam aproveitar ao máximo seu tempo ou trabalhadores que precisam otimizar seu tempo de estudos para atividades profissionais

Todavia, ler mais rápido não é apenas sobre conseguir fazer mais em menos tempo. É também sobre a compreensão de informações mais rápido e melhor do que antes. Se quiser aprender mais eficientemente através da leitura rápida e absorver informações dentro do contexto, as quatro áreas descritas abaixo o ajudarão você a chegar no seu objetivo.

Como ler mais rápido e absorver o conteúdo: concentração

As pessoas pensam que o foco significa apenas querer se concentrar, realizando uma atividade qualquer de leitura. Mas não é o que isso significa concentração. Se concentrar significa dizer não às várias outras coisas que você poderia estar fazendo. Você precisa escolher com cuidado. Seja realmente tão orgulhoso das coisas que não faz do que as coisas que você fez, porque a concentração é a chave para acelerar a leitura, o que significa dizer não ao seu telefone, Redes Sociais, ou qualquer tipos de multitarefa. A leitura tem que ser o seu único foco.

Como memorizar e ler mais rápido

Ler mais rápido não significa absorver mais conhecimento. Por isso, é importante usar técnicas conjuntas de memorização ao aprender a leitura dinâmica. (Foto: Steemit)

Como ler rápido e entender: os truques para a velocidade

Alguns truques para ajudá-lo a ler mais rápido:

Concentre-se em velocidade primeiro, seu nível de compreensão irá melhorar com a prática

Use um guia (um dedo, uma caneta, etc.) para evitar perder seu lugar no texto

Aumente seu campo de visão tirando quaisquer bloqueios no caminho da leitura (objetos próximos, por exemplo)

Reduza o movimento dos olhos

Não leia em voz alta para si mesmo, e lembre-se de que seu cérebro é mais rápido do que sua língua

Quando lemos, 80% do tempo é gasto movendo nossos olhos de palavra para palavra. Portanto, use isso com eficiência para poder ler mais rápido.

Como ler mais e melhor: melhorando a compreensão

Diferentes tipos de material de leitura requerem diferentes níveis de compreensão. Por exemplo, não é o mesmo ler um livro de literatura e um livro de química. Portanto, antes de começar a ler, você deve avaliar o tipo de texto que você está lendo e qual é seu objetivo final. Ajuda também pesquisar um pouco sobre o assunto que você vai ler, pois facilita a compreensão da leitura como um todo.

Memorização do que foi lido

Nós esquecemos 50% do que aprendemos em cerca de uma hora, a menos que a possamos praticar ou relembrar regularmente. Então lembre-se, a repetição é o fundamento da aprendizagem, mas a questão é como realizar essa repetição. Para isso, existem vários métodos:

Tomar notas é uma das formas de repetição mais comuns e efetivas

Ensinar alguém sobre o assunto mostrará se você entende o que você leu

Mapas mentais ajudam você a colocar tudo em perspectiva para que seja possível criar novas conexões e idéias

Usar mnemônicos (truques mentais de memorização) é uma grande estratégia para melhor retenção de informações

Se você se concentrar em dominar essas 4 áreas, sua velocidade de leitura certamente verá uma melhoria significativa na sua capacidade de retenção de informações. Isso significa que você salvará centenas de horas estudando e você até mesmo verá que os resultados dos testes melhorarão.

Como você pratica sua leitura? Qual sua velocidade atual de leitura?